Jump to content

Pergunta

Postado

Estou passando pelas aulas de estudo de setores e ações.

Já vi em alguns vídeos, e até nas aulas ele falar sobre se posicionar a favor da Grendene (GRND3).

Nesse primeiro momento comparei os indicadores com a Vulcabras Azaleia (VULC3) do mesmo segmento, uma ganha da outro dependendo do indicador, mas em geral ... estão no empate, no meu entendimento.

O que mais me chamou atenção foi a VULC3 ter um payout médio de +- 30% entre 2021 e 2023, já a GRND3 chegou a +- 100% no mesmo período.

Só em 2023 a GRND3 entregou 224,4% de payout.

Sei que tem muito mais a se considerar, mas não seria um grande alerta para os próximos anos a empresa entregar tanto aos acionistas e não visar o CAPEX.

Se mais alguém já estudou o setor, ou as empresas.

Poderia me dar uma luz sobre a avaliação das duas ações.

Sei que é um setor considerável instável, mas gostaria de praticar os estudos em cenários mais "arriscados"

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 12/02/2025 at 23:27, Giovanni Cunha disse:

Já vi em alguns vídeos, e até nas aulas ele falar sobre se posicionar a favor da Grendene (GRND3).

Nesse primeiro momento comparei os indicadores com a Vulcabras Azaleia (VULC3) do mesmo segmento, uma ganha da outro dependendo do indicador, mas em geral ... estão no empate, no meu entendimento.

O que mais me chamou atenção foi a VULC3 ter um payout médio de +- 30% entre 2021 e 2023, já a GRND3 chegou a +- 100% no mesmo período.

Sei que tem muito mais a se considerar, mas não seria um grande alerta para os próximos anos a empresa entregar tanto aos acionistas e não visar o CAPEX.

Sei que é um setor considerável instável, mas gostaria de praticar os estudos em cenários mais "arriscados"

@Giovanni Cunha

O payout de 2023 foi não recorrente. Lembro que a BB Seguridade também já fez um payouts expressivo desse gênero e é uma empresa sólida. Não estou dizendo que GRND3 = BBSE3, estou dizendo que você tem que pesquisar o porquê esse pagamento foi feito dessa forma pela GRND3. Pelo que vi, foi em conta do saldo remanescente de dividendos do exercício social desde 2016.

Não analisei nenhuma das duas empresas, então mesmo que pesquise agora pra te responder, meu entendimento provavelmente seria mais superficial que o seu, que estudou por mais tempo, então gostaria de auxiliar de outra forma...

Imagino que você já tenha usado o comparador de ações da AUVP analítica ou algum outro site pra comparar os indicadores das empresas e auxiliar em escolher qual das duas tomar, certo?

Bom, se mesmo assim você ficou num impasse, talvez uma boa ideia agora seria entender o porquê os indicadores delas são como são. Ou seja, não simplesmente aceite que o indicador está pior, dê uma olhada se ele é historicamente pior ou se é momentâneo ou se elas sempre ficam no "pau-a-pau" e, além disso, tente entender o que está fazendo aquele indicador estar menor ou maior naquele momento. Por quê o preço está mais caro? Por quê a margem líquida foi menor aqui? Qual é a estratégia de alavancagem e endividamento e os limites dentro dos fundamentos da empresa? Etc.

Abraço!

• 0
Postado
On 12/02/2025 at 23:27, Giovanni Cunha disse:

as duas empresas são da mesma familia (GRENDENE BARTELLE)... tendo eles comos socios majoritários e com direito a volumosos dividendos...por isso a empresa tem um payout tão grande

• Brabo 1
  • Criar novo...