Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado: IPCA+ vs PREFIXADO

Pergunta

Pessoal, boa tarde. Tudo bem com todos?

Acabei de ver a aula de marcação a mercado e entedi perfeitamente o conceito, porém uma dúvida me surgiu:

Pelo que entendi, é possível fazer marcação a mercado tanto nos títulos IPCA+ quanto nos Prefixados, certo?

Qual seria então, na prática, a diferença de fazer a marcação a mercado em um ou no outro?

O que eu deveria considerar na hora de escolher entre o IPCA+ ou Prefixado levando em consideração que O MEU ÚNICO OBJETIVO seja fazer a marcação a mercado??

Algém saberia me responder isso?

• Brabo 4
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 horas atrás, Paulo Henrique Batista De Oliveira disse:

Acabei de ver a aula de marcação a mercado e entedi perfeitamente o conceito, porém uma dúvida me surgiu:

Pelo que entendi, é possível fazer marcação a mercado tanto nos títulos IPCA+ quanto nos Prefixados, certo?

Qual seria então, na prática, a diferença de fazer a marcação a mercado em um ou no outro?

O que eu deveria considerar na hora de escolher entre o IPCA+ ou Prefixado levando em consideração que O MEU ÚNICO OBJETIVO seja fazer a marcação a mercado??

Boa noite, @Paulo Henrique Batista De Oliveira.

Então, para a sua primeira pergunta  a resposta é sim, é possível fazer marcação a mercado no Tesouro Préfixado e no Tesouro IPCA+ ou os outros títulos atrelados ao IPCA.

A diferença entre eles está na possibilidade de ganho e, também, no risco embutido na operação. Quando mais longo o título, mais ele apresenta oscilação. Por exemplo, o título Tesouro IPCA+ 2050 apresenta oscilação de renda variável em apenas 0,5% de alteração na taxa. Isso porque, como o @Raul explicou na aula, a taxa e o preço do titulo são uma gangorra. Quando um sobe, o outro desce e, dessa forma, com um vencimento longo, uma pequena alteração na taxa gera uma diferença significativa no preço, já que o fator tempo é muito significativo para os juros compontos, ele que potencializa.

Esse fenomeno de grande oscilação, em condições "normais", ocorre nos títulos de longo prazo do tesouro IPCA+ ou títulos atrelados ao IPCA, posto que os títulos préfixados tem vencimento no curto/médio prazo: 2028, 2032; 2 anos e 10 meses e 6 anos e 10 meses, respectivamente. Considerando a janela disponível de cada título,  a qual possibilita a mudança de cenário que vai gerar o ganho com a marcação a mercado, é possível que um título préfixado não te permita ganhos significativos ou que não seja vantajoso o seu resgate antecipado, por isso, como conselho: jamais compre um título préfixado que você não manteria até o vencimento. A marcação a mercado é uma possibilidade, não uma garantia, então, nos títulos préfixados de curto prazo, coloque o dinheiro que você pode carregar até o vencimento, caso seja mais interessante ou caso seja o que o cenário te permite sem perder. Comprar um título para fazer marcação a mercado parece mais sexy que comprar um título e esperar o vencimento, no entanto, nem sempre essa sensualidade se traduz em prazer garantido, hahaha. 

Então, como o ganho com a marcação a mercado está atrelado ao comportamento do título no médio/longo prazo, é interessante analisar os títulos de longo prazo (ao menos 10 anos), que são os que te possibilitarão melhores rentabilidades, obviamente, com maiores riscos no curto prazo. Na marcação a mercado você pode precisar carregar o título em carteira por 3/4/5/6 anos, a depender de como está o cenário político e fiscal do país. Até mesmo os títulos que são atrelados ao IPCA+, eu não recomendaria você comprar se não seria um título que você carregaria em sua carteira até o vencimento do mesmo. Muitas vezes, a rentabilidade apresentada pelo título é mais interessante que as oportunidades que se apresentam disponíveis quando é possível resgatar o título com ganho. O Raul falou sobre isso nas aulas de renda fixa: você deve resgatar o título quando ele está te entregando uma grande e irresistível rentabilidade, além de você já ter enxergado um novo investimento que vai te trazer uma rentabilidade melhor que ele no período que ainda falta para seu vencimento. Além disso, sempre bom lembrar que o imposto de renda só começa a estar na aliquota mínima após 2 anos. 

Marcação a mercado não é um trader rápido, e mata ansiosos hahaha.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Paulo Henrique Batista De Oliveira disse:

@Paulo Henrique Batista De Oliveira se você está unicamente com o objetivo de especular com a marcação a mercado você vai levar em conta a expectativa futura dos juros e da inflação. Em teoria, se a sua expectativa futura estiver correta, ambos os tipos irão funcionar para a marcação a mercado.

Mas vale lembrar que nosso objetivo principal é o investimento a longo prazo dentro de uma estratégia que faça sentido para nós, e a marcação a mercado não é o objetivo no momento de investirmos, e sim uma possibilidade que pode ocorrer e que podemos ou não vender algum título com ganho de marcação a mercado.

Espero ter ajudado.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Comprar por causa da marcação a mercado é foda né. Se ele ficar por um longo período bem abaixo, tudo bem pra vc ficar com o dinheiro até o vencimento? Ou vai tirar podendo estar no prejuízo ou com menos rentabilidade do que o esperado?

Pelo que entendi com as aulas é bom variar entre os tipos, mas seguindo o contrafluxo para vc ter mais rentabilidade a longo prazo. Pelo contrafluxo seria bom pegar títulos prefixados para travar a rentabilidade, mas apesar da inflação estar alta os títulos IPCA+ estão oferecendo boas rentabilidades. 

Se quiser ter mais detalhes do contrafluxo tem essa publicação muito boa do @Eddy Paulini

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...