Jump to content
  • 0

CDBs do Banco Sofisa não estão na B3?

Jessica Dias

Pergunta

Acabei de assistir a aula 2 do terceiro módulo falando sobre conseguir conferir nossos investimentos através do site da B3, e para minha surpresa, quando entrei não localizei meus investimentos que estão no banco Sofisa ~momento de desespero~ praticamente todo meu dinheiro está aplicado no CDB deles, em torno de 125k. Alguém sabe me dizer o porquê não aparece e como faço para mover a custódia para a AUVP?

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Jessica Dias disse:

Acabei de assistir a aula 2 do terceiro módulo falando sobre conseguir conferir nossos investimentos através do site da B3, e para minha surpresa, quando entrei não localizei meus investimentos que estão no banco Sofisa ~momento de desespero~ praticamente todo meu dinheiro está aplicado no CDB deles, em torno de 125k. Alguém sabe me dizer o porquê não aparece e como faço para mover a custódia para a AUVP?

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), incluindo os do Banco Sofisa, não aparecem nos relatórios da B3 porque não são títulos registrados e negociados na bolsa. Aqui estão os principais motivos:

1. CDBs são produtos de bancos, não da B3

Os CDBs são emitidos diretamente pelos bancos, como Sofisa, Inter, BTG, entre outros.

A negociação acontece diretamente entre o banco e o investidor ou através de plataformas de investimento.

Diferente de ações, FIIs e ETFs, os CDBs não são registrados na B3, mas sim na CETIP (atualmente integrada à B3).

2. O Relatório da B3 mostra ativos listados na bolsa

A B3 reporta ativos como ações, ETFs, FIIs, BDRs e derivativos.

Os CDBs e outros títulos de renda fixa privada (como LC, LCI e LCA) não aparecem nesses relatórios porque não são ativos negociáveis na bolsa.

3. Onde consultar CDBs como o do Sofisa?

Para ver os CDBs que você possui, é necessário acessar o extrato da corretora ou banco onde investiu.

Alguns bancos utilizam a CETIP (B3) para registro dos CDBs, e nesse caso, você pode consultar no "Canal Eletrônico do Investidor" (CEI) da B3, mas nem todos os bancos fazem esse registro.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Jessica Dias disse:

Bom dia, @Jessica Dias !

Sei que uma das possibilidades para isso seria o chamado selo Certifica da B3. O Certifica é uma certificação que comprova o registro na B3 da aplicação do cliente, identificando o CPF (ou até mesmo CNPJ para investimentos que empresas fazem) em determinados investimentos. O que pode acontecer é que alguns investimentos não possuem este certificado que resulta nos mesmos não aparecerem no portal.

Isso na prática não é um problema pois você pode ver seus investimentos dentro da própria plataforma. Mas você pode verificar diretamente com o emissor (Sofisa no caso) sobre seus investimentos não aparecerem por lá.

Outro detalhe é sobre a transferência de custódia. Transferir renda fixa de uma corretora para outra nem sempre é possível. Existem títulos que são de emissão exclusiva o que faz com que os mesmos não sejam passíveis de transferência.

Espero que ajude!

Link para compartilhar

• Criar novo...