Jump to content
  • 0

Diversificação em FIIs

Pedro Sinei Martins

Pergunta

Olá, pessoal.

Montei minha carteira de FIIs e, não sei se estou sendo muito conservador, mas estou com dificuldades para encontrar outros fundos que se encaixam na minha estratégia. Pretendo ter 15% do meu patrimônio em FIIs. Procurei por fundos estáveis, aqueles bem redondinhos, rsrs. 

Selecionei para estudos:

HGLG, XPLG, BTLG, GGRC, ALZR, KNRI, TRXF, HGRU, KNCR, HGCR, MXRF, VISC, XPML, MALL e HGBS.

Desses que estudei, vão compor a minha carteira:

BTLG, GGRC, ALZR, MXRF e XPML

As dúvidas:

Não seriam poucos fundos para uma carteira com 15% em FIIs?

Faz sentido ter mais de um fundo do mesmo segmento (por exemplo, adicionar o KNRI)?

Seria válido acrescentar o HGRU para acrescentar mais um segmento?

Fiquei meio arisco com os de lages corporativas e os de renda urbana...

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa tarde, @Pedro Sinei Martins !

2 horas atrás, Pedro Sinei Martins disse:

Não seriam poucos fundos para uma carteira com 15% em FIIs?

Não acho que são poucos. Sempre lembrando que não tem um número certo de ativos, mas acho que 5 para uma composição de 15% de uma carteira algo bem coerente.

Faz sentido ter mais de um fundo do mesmo segmento (por exemplo, adicionar o KNRI)?

É uma estratégia que pode ser adotada. O que acho importante neste caso é se ater aos riscos que isso pode trazer. Aqui se fica sujeito ao que chamamos de risco não sistemático que um risco inerente a um setor ou uma empresa. Se você tiver, por exemplo, mais de um fundo de shoppings, um cenário de um nível de inadimplência maior, taxas de juros elevadas que dão uma freada no consumo, pode afetar todos os seus fundos de shoopings. Em contrapartida, você pode ter uma exposição maior em algum setor que é tido como mais estável e que tende a ser mais lucrativos em determinados períodos.

Não tem certo ou errado. Tem o que lhe deixa mais confortável.

Seria válido acrescentar o HGRU para acrescentar mais um segmento?

Se é um ativo que passa nos seus critérios e que cabe na sua estratégia, por que não incluir?

Fiquei meio arisco com os de lages corporativas e os de renda urbana...

Ambos são setores que na minha opinião requerem mais atenção e são mais arriscados em comparação aos demais setores. Principalmente os de renda urbana que tendem a ter níveis de vacância e inadimplência maiores.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Pedro Sinei Martins !

Não acho que são poucos. Sempre lembrando que não tem um número certo de ativos, mas acho que 5 para uma composição de 15% de uma carteira algo bem coerente.

É uma estratégia que pode ser adotada. O que acho importante neste caso é se ater aos riscos que isso pode trazer. Aqui se fica sujeito ao que chamamos de risco não sistemático que um risco inerente a um setor ou uma empresa. Se você tiver, por exemplo, mais de um fundo de shoppings, um cenário de um nível de inadimplência maior, taxas de juros elevadas que dão uma freada no consumo, pode afetar todos os seus fundos de shoopings. Em contrapartida, você pode ter uma exposição maior em algum setor que é tido como mais estável e que tende a ser mais lucrativos em determinados períodos.

Não tem certo ou errado. Tem o que lhe deixa mais confortável.

Se é um ativo que passa nos seus critérios e que cabe na sua estratégia, por que não incluir?

Ambos são setores que na minha opinião requerem mais atenção e são mais arriscados em comparação aos demais setores. Principalmente os de renda urbana que tendem a ter níveis de vacância e inadimplência maiores.

Valeu, @Eddy Paulini. Sempre com opiniões sensatas. Ajudam muito nas nossas decisões! Abraços!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...