Jump to content
  • 0

Pergunta sobre renda variável.

Diomar Machado Neto

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Diomar Machado Neto disse:

Ainda estou no modulo de renda fixa.

minha pergunta é: quando a gente conclui o curso, sabendo tudo sobre investimentos, podemos sonhar com a rentabilidade de quantos porcento ao ano? 
Olhei um fundo de multimercado que rendeu 130,58% nos últimos 12 meses. 🤔

Bom dia, @Diomar Machado Neto !

Com uma carteira diversificada, com ativos de qualidade e devidamente estudados para se encaixarem na sua estratégia, esperamos um retorno tranquilo e bem conservador de 8%a.a. acima da inflação.

E aqui vou contar uns pontos a mais pois sei que talvez este percentual pareça baixo:

- Essa é como eu disse uma rentabilidade conservadora. A tendência é que ela seja maior mesmo considerando a rentabilidade real, ou seja, descontando a inflação;

- Fundos de investimentos quando mostram as rentabilidades deles normalmente não consideram o desconto da inflação, taxas de administração e come cotas. Ou seja, essa rentabilidade de 130% não é líquida. Atenção com isso;

- Olhar uma rentabilidade de apenas 1 ano não significa muita coisa para quem é investidor de longo prazo como nós. Sabemos que o mercado tem seus ciclos, tem seus perrengues, ora uma classe de ativos apanha mais mais que a outra, ora uma rende muito mais que a outra, etc. O que vai ditar realmente o quanto iremos rentabilizar é o tempo. Logo, não será já no primeiro ano que uma rentabilidade consolidada e real será atingida. Você inclusive entenderá isso melhor no decorrer do curso.

Espero que ajude a refletir no tema!

• Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Diomar Machado Neto disse:

Ainda estou no modulo de renda fixa.

minha pergunta é: quando a gente conclui o curso, sabendo tudo sobre investimentos, podemos sonhar com a rentabilidade de quantos porcento ao ano? 
Olhei um fundo de multimercado que rendeu 130,58% nos últimos 12 meses. 🤔

Você pode sonhar com qualquer responsabilidade, mas pé no chão e geralmente 8% a.a é algo mais factível, até para fins de simulação e projeção. Entretanto, seu rendimento pode ser bem superior, mas de antemão não vire o caçador de rendimento, faça boas escolhas com seu dinheiro, respeite ele, invista, esteja em constante aprendizado, leva-se tempo para construir patrimônio, no começo seus aportes é que fazem toda diferença, muitos dizem que depois do 100 mil, a coisa muda de patamar.

E sinceramente hj me preocupo mais em ser produtivo, ser capaz de produzir dinheiro novo, ter pelo menos duas ou mais fontes de renda ativa.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...