Jump to content
  • 0

RENDA FIXA OU RENDA VARIAVEL

Ana Maria Buratto

Pergunta

Tenho 70 anos e vou me aposentar. Vou precisar viver com o dinheiro que consegui economizar ao longo dos anos.

Acabei de fazer o curso da AUVP e um novo horizonte de investimentos se abriu para mim. Vale a pena investir em renda variavel levando em consideração que não terei condiçoes de fazer novos aportes e não terei o fator "tempo" a jogar em meu favor para corrigir perdas. Será que terei que ficar o feijão com arroz da Renda Fixa? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Ana Maria Buratto disse:

Tenho 70 anos e vou me aposentar. Vou precisar viver com o dinheiro que consegui economizar ao longo dos anos.

Acabei de fazer o curso da AUVP e um novo horizonte de investimentos se abriu para mim. Vale a pena investir em renda variavel levando em consideração que não terei condiçoes de fazer novos aportes e não terei o fator "tempo" a jogar em meu favor para corrigir perdas. Será que terei que ficar o feijão com arroz da Renda Fixa? 

Boa noite, @Ana Maria Buratto !

Como você já está na fase de viver de renda, na minha opinião é até possível ter uma renda variável na carteira mas em escala bem menor. Daria para começar com uns FIIs de tijolo e depois se pensar em algumas ações que já tenham históricos sólidos de pagamento de dividendos.

Mas o principal e o majoritário da carteira seria renda fixa mesmo. Eu chutaria algo de no mínimo uns 60% da carteira.

A depender do seu patrimônio acumulado, as vezes uma auxílio de um bom consultor poderia ser bem útil e até tornaria essa fase bem mais tranquila. Se for de seu interesse, os consultores aqui da AUVP poderiam lhe ajudar.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ana Maria Buratto disse:

blza, acredito que vc vai ter uma aposentadoria de um valor especifico, ou seja, terá uma renda fixa todo mês para receber, isso é bom. =)

Uma boa ideia é ter um ORÇAMENTO, saber para onde vai seu dinheiro e qual é sua maior despesa nos dias atuais, julgo a dizer que seu maior gasto será com itens de saúde, mas vale fazer nota de todos seus gastos, perceber onde vc está.

Se vc conseguiu economizar ao longo dos anos, se em poupança, importante foi ter acumulado, deixaria uma reserva de 12 meses na própria poupança, dinheiro para uso imediato, emergência e situações afins, o restante deixaria em um CDB DE LIQUIDEZ DIÁRIA, daí começaria fazer alguns aportes, em lci, lca, ai vai depender do seu montante, aqui a ideia é geração de renda, ISENTO DE IMPOSTO DE RENDA, com vencimentos esparsos para dar folego novo a seu patrimônio. 

A renda variável, para quem já está na sua idade é algo bem delicado, pq vc está no momento de usar sua renda, como não sei o montante que acumulou e talvez nem poderia estar dando sugestões com seu dinheiro, colocaria uma pequena parte em FIIs, estes podem gerar uma renda mensal, para pagamento de sua contas correntes:  água, luz, telefone, internet , alimentação, daí a necessidade de saber seu gastos, vou fazer uma chute por baixo, que vc conseguiria gerar uma renda passiva de 0,7% a 1% a depender do seu risco tomado, sobre o valor investido, é muito importante que fiis é um renda variável, inevitavelmente terá oscilações do preços dos ativos, assim como da renda pagas pelos mesmos, mas a ideia aqui é gerar dinheiro novo. 

Se tiver casa própria, pensa em fazer a instalação de um sistema de energia solar, de longe foi algo que fiz aqui na casa de minha mãe, um investimento baixo e que com o mesmo valor aplicado não me retornaria a economia que ela tem hoje, uma conta mensal de  R$350 foi para R$65 e tem momentos que vai para R$35.

De qualquer maneira, vc não deve gastar toda sua renda mensal, manter seus gastos abaixo do que vc ganha é uma regra para os mais jovens ou mais velhos, também faça algum plano de viajar, fazer atividade física, algo que sempre desejou fazer.

A depender do seu patrimônio, certamente alguém da CONSULTORIA DA AUVP, pode lhe auxiliar com mais propriedade, o que disse acima é algo que falaria para minha mão, uma tia e parentes com mais idade.

Espero que ajude a refletir, e qq coisa manda mais pergunta, faça outros relatos, pq ai talvez fique mais fácil dar uma direção, mas por algo e sem tantas informações seria uma opção o que falei.

Link para compartilhar

• Criar novo...