Jump to content

Campos personalizados orçamento doméstico

Recommended Posts

Sou da ultima turma e estou fazendo meu orçamento doméstico e senti falta de um menu personalizado para lançar alguns gastos.

2 lançamentos que tive dificuldade em organizar:

1) Faço dízimo mensalmente (10% da minha renda).

2) Fiz uma doação para o meu pai finalizar uma obra na casa dele (ele ja me ajudou várias vezes, como por exemplo a comprar os móveis do quarto da minha filha).

Ja sentiram falta de campos extras de lançamento? Pra minha realidade seria legal ter opções de campos personalizados.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Bom dia, @Thiago Calabreze De Azevedo !

Acredito que te ajudará a entender um pouco mais sobre como classificamos determinados gastos de acordo com o que cada categoria dentro do orçamento doméstico recebe. 

27 minutes ago, Thiago Calabreze De Azevedo disse:

1) Faço dízimo mensalmente (10% da minha renda).

O mais comum e prático a se fazer é já não considerar o dinheiro do dízimo como seu. Suponhamos que você recebe R$5.000 líquidos de renda e 10% disso (R$500) vai para o dízimo.

Lance no seu orçamento doméstico sua renda como R$4.500 já descontados o dízimo pois entendemos que não é um dinheiro seu.

29 minutes ago, Thiago Calabreze De Azevedo disse:

2) Fiz uma doação para o meu pai finalizar uma obra na casa dele (ele ja me ajudou várias vezes, como por exemplo a comprar os móveis do quarto da minha filha).

Doações são lançadas como prazeres. 

29 minutes ago, Thiago Calabreze De Azevedo disse:

Ja sentiram falta de campos extras de lançamento? Pra minha realidade seria legal ter opções de campos personalizados.

Como comentei no início, acho bacana entender o que cada categoria hoje do orçamento recebe para elencar nossos gastos.

Vamos lá:

Custo fixo: todos os custos que são essenciais para nosso dia a dia e os quais não abrimos mão. Mercado para mantimentos básicos (arroz, feijão, óleo, uma misturinha, legumes, etc). Farmácia, medicamentos, custos médicos como convênios, exames, etc. Contas da casa como internet, água, luz, telefone, plano de celular...

Uma coisa importante no conceito de custo fixo é que não são custos recorrentes ou necessariamente fixos todos os meses. Pego uma gripe e preciso de um remedinho. Vou comprar apenas esse mês para me tratar, não vai se repetir no mês quem vem (esperamos que não haha) e não abro mão pois se trata da minha saúde. O mesmo também pode ser aplicado a algumas contas como, por exemplo, a conta de luz que normalmente varia o valor mensalmente.

Conforto: aquilo que facilita nossa vida de alguma maneira, que a deixa mais confortável mesmo ou coisas que terceirizamos. Uma faxineira, uma assinatura de netflix ou spotfy são exemplos de confortos. Comprar uma roupa mais confortável para alguma atividade, uma cadeira nova para o escritório em casa e trabalhar mais confortável, ir na academia ao invés de praticar uma caminhada ou se exercitar em casa, pedir um PF no ifood ao invés de fazer comida em casa, dentre outros.

Prazeres: podemos levar ao pé da letra. Tudo aquilo que gastamos que nos gera um prazer de alguma forma e nos deixa contentes e que não seja intrinsecamente necessário. Ir ao cinema, ir em um restaurante, comprar carne e cerveja para um churrasco, beber um vinho, sair com o cônjuge, passar um fim de semana fora em um hotel, comprar um acessório ou roupa de marca, ter um carrão de luxo, fumar charuto, e por aí vai.

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...