Jump to content

Construa um patrimônio financeiro antes de ter filhos!!!


Recommended Posts

Olá pessoal, se conselho fosse bom... Mas sério, parabéns a vocês que estão buscando construir um patrimônio financeiro antes de ter os filhos e ainda mais , antes dos 30 anos, pois depois é muito mais difícil. Sou mãe solo , 42 anos, tenho uma filha de 3 anos e ao preencher a planilha de gastos desse módulo percebi que 64\% deles são fixos e não há como diminuir ( moradia, educação, saúde...), Caramba é um custo alto (ou eu que ganho pouco). Enfim para mim atualmente é impossível investir 20\% do que ganho, já tenho a reserva de emergência e consegui aumentar os investimentos de 8 para 10\%, vou me planejar e pensar numa renda extra para melhorar isso no curto prazo, o que tbm não é fácil com criança pequena. Aceito dicas de renda extra. Mais alguém na mesma situação?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Olá, Kellyn! É difícil, sim, tendo filhos, conseguir equilibrar o orçamento. Mas que bom que você já tem a reserva de emergência. Isso é um fator importante de tranquilidade. Agora é mexer nos percentuais da planilha até conseguir a renda extra. Já pensou em home office, como redação de temas de seu conhecimento, com remuneração de free lancer?
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Kellyn, tudo bem? Não sei nada a teu respeito e dar conselho também é complicado. Mas para que possa refletir um pouco. Acima diz que 64\% dos seus gastos são fixos, então talvez se buscasse por uma forma de reduzir esses gastos mudando de cidade, buscando um lugar onde fosse mais em conta para se viver. Outra coisa, procure descobrir o que gosta e não gosta assim que sabe pode descobrir algo prazeroso que possa investir e ganhar mais com uma outra atividade, até quem sabe pode se tornar sua principal fonte de renda e abandonar talvez algo que não goste de fazer. Reduzir gastos também é uma forma de ganhar mais. Enfim, são apenas ideias para pensar ok.
Link para compartilhar
Share on other sites

Kellyn, minha dica é usar bastante os investimentos em "CURSOS OU APRIMORAMENTO" para entrar em uma carreira que pague melhor.
Eu aconselho a qualquer pessoa pensar seriamente em aprender desenvolvimento de software - a profissão está pagando muito bem, em home office, dá pra aprender de casa e pessoas como você são muito valorizadas por empresas que estão buscando mais diversidade em seus times.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Kellyn, Tudo bem ? É difícil , já passei por isso tive 2 filhas (gemeas)hoje elas estão com 25. Um conselho tente eliminar dividas ruins da sua vida e o tempo passa muito rápido, reduzir gastos e alguma outra atividade de remuneração. Na vida tudo passa, desde as preocupações os medos e as inseguranças se tivesse que voltar no tempo, teria curtido mais as minhas filhas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois eu a parabenizo por conseguir guardar 10\%, já é um grande resultado. Eu passei anos sem conseguir guardar nem 1 real. É ir trabalhando, por um lado, em aumentar a renda e, por outro lado, em diminuir os gastos para aumentar os aportes. Esse aporte frequente e ininterrupto vai fazer diferença na sua vida. Passei anos ganhando o mesmo que meus sócios na empresa, com a diferença que eu tive filhos mais cedo e eles não, e isso impactou bastante no meu patrimônio versus o deles (estou bem atrás na construção do meu justamente porque levei muito tempo para conseguir começar a guardar).
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Kellyn, realmente conseguir economizar 20\% pra investimento pra quem tem filhos e a casa pra sustentar sozinha é muito mais difícil e as vezes conseguir uma renda extra não é tão fácil assim pois terá que abdicar de tempo com os filhos que na maioria das vezes já passa o dia distante. Por um acaso hoje estava assistindo uma aula de outro curso que faço e a frase se encaixa perfeitamente na sua situação e na minha de certa forma, pois sou separada e tenho uma filha "não é possível considerar o indivíduo desconectado do ambiente em que ele se encontra" , ou seja, iremos conseguir nossa independência financeira mas talvez demore mais tempo do que quem é solteiro, não tem filhos mas o importante e que demos o primeiro passo e o mais importante já estamos gastando menos do que ganhamos e investido.
Link para compartilhar
Share on other sites

Já pensei muito nisso, uma vez que já entrei na faculdade com um filho de outro relacionamento e, após 4 anos de formado, ainda engatinhando na carreira, tive uma filha. Depois de ler "Pai rico, pai pobre.", uma coisa me impactou muito, foi a fala sobre filhos dos 2 pais. O pai pobre dizia não ser rico, por ter filhos, já o pai rico dizia que precisava ser rico, justamente por ter filhos. Tô na mesma situação, de só conseguir aportar cerca de 10\%, a diferença é que ainda não tenho minha reserva e estou confeccionando junto com a carteira. Creio que estamos no caminho certo e, já que mencionei o livro e uma das partes que mais me impactaram, aconselho que se mantenha no caminho e acredite que graças à sua prole, terá mais forças pra chegar onde quer e merece estar.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Kellyn Christian Da Silva Lima, ótimo ponto a ser debatido. Ahhhhhh se tivesse um comportamento financeiro diferente antes do casamento e de ter filhos...
Mas nem tudo é perdido. Voce vai conseguir, a questao é direcionar os seus esforcos para a direcao certa. Sai de uma situacao que devia até as cuecas (literalmente) e em 13 anos mudei a vida completamente. O que posso lhe aconselhar é:
1) Continue os aportes, e nao tente ser "genio". Busque o que lhe trará sempre rendimentos - mesmo que a rentabilidade nao pareca tao atraente.
2) Busque seu crescimento pessoal e profissional. Para mim, isto significou encarar uma mudanca de continente - hoje moro na Alemanha. Em 3 anos quitei todas as dividas do Brasil, comecei a investir e comprei minha casa aqui na Alemanha. Mas tudo isto teve um custo pessoal gigantesco. Voce volta no tempo, tem que aprender a ler, escrever e falar novamente. Voce tem dificuldade até de comprar comida no mercado. Por que eu compartilho isto? Para te falar que nao importa o que voce decida para dar este salto, voce terá que pagar os precos disto. Nao desista! O premio no fim da linha é muito gigantesco.
3) Seu(s) filho(s) irao te apoiar neste processo, se voce for sempre sincera com eles. Minha mudanca foi bem complicada, e a conversa com o meu filho sempre deu bons resultados. Pq estavamos fazendo as mudancas, o que esperar, etc. Eles crecem conosco e nos ajudam a dar mais sentido nestas tarefas dificeis. Mesmo que signifique cortar o Netflix... :-(
4) Companheiro ou companheira pode ajudar, mas costuma atrapalhar mais do que ajudam. Eu sou casado e só estou na caminhada por teimosia e pelo imposto que criei aqui em casa. Toda a entrada tem um \% de imposto que eu uso para os investimentos. Mesmo com os resultados, ainda tenho uma resistencia danada e muita discussao. Entao voce tem a vantagem de nao ter alguem contra vc! kkkkkkk
5) Saia da corrida dos ratos. Muitas vezes estamos presos com despesas desnecessárias que nao vemos assim. Recomendo a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Apesar de ter alguns pontos que eu nao concordo, ele te ajuda a identificar várias coisas na sua vida que deveria ser diferente. ;-)
6) Talvez de fato sua renda nao seja suficiente (eu diria que é o problema de 90\% dos brasileiros). Isto me impulsionou para o item 2, ou seja, para mim fez sentido sair do Brasil. Talvez voce possa melhorar sua renda com estudos (que lhe trará uma promocao, se vc for CLT) ou talvez empreendendo. Se permita pensar em como aumentar sua renda. :-)
Espero ter te ajudado de alguma forma compartilhando a minha experiencia.
Link para compartilhar
Share on other sites

Kellyn Christian Da Silva Lima, se o que eu passei inspirar alguem a sair da zona de conforto, do quentinho do cobertor, já me dou por mais do que satisfeito!!!! :-)
Mesmo estando muito melhor do que antes, eu nao paro! A proxima meta é ser um investidor qualificado (e nem comecei a AUVP ainda! kkkk).
Se precisar de qualquer coisa, só falar! Forca, Foco e Fé!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...