Jump to content
  • 0

IPCA é mais afetado pela selic ou pelo dólar somado a facilidade de exportação?

Lucas Seckler

Pergunta

Olá pessoal, fique com essa dúvida anunciada no título: IPCA é mais afetado pela selic ou pelo dólar somado a facilidade de exportação?

No meu entendimento, se a demanda e oferta internas dos itens da cesta básica (cesta do IPCA) estiverem em equilíbrio, o aumento da base monetária ou aumento da selic poderiam ter pouca influência sobre o IPCA, agora, se o dólar e a demanda externa por itens da cesta básica (cesta IPCA) aumentam, isso teria grande influência sobre o IPCA. 

Alguém poderia me ajudar com meu raciocínio?

Desde já agradeço a colaboração.

Link para compartilhar

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Lucas Seckler disse:

Olá pessoal, fique com essa dúvida anunciada no título: IPCA é mais afetado pela selic ou pelo dólar somado a facilidade de exportação?

No meu entendimento, se a demanda e oferta internas dos itens da cesta básica (cesta do IPCA) estiverem em equilíbrio, o aumento da base monetária ou aumento da selic poderiam ter pouca influência sobre o IPCA, agora, se o dólar e a demanda externa por itens da cesta básica (cesta IPCA) aumentam, isso teria grande influência sobre o IPCA. 

Alguém poderia me ajudar com meu raciocínio?

Desde já agradeço a colaboração.

Oi Lucas,

A relação entre IPCA, Selic e dólar não é tão linear, por isso entendo os impactos separadamente.

A Selic afeta o IPCA principalmente pelo canal do crédito e da atividade econômica. Quando os juros sobem, o crédito fica mais caro, o consumo e os investimentos diminuem, e isso tende a reduzir a inflação ao longo do tempo. No entanto, a Selic tem um efeito mais lento e indireto, pois depende de como empresas e consumidores ajustam seu comportamento.

O dólar e a demanda externa podem ter um impacto mais direto, especialmente em setores com forte exposição ao comércio internacional, como alimentos e combustíveis. Se o dólar sobe, os produtos importados ficam mais caros, e isso pressiona a inflação. Se a demanda externa por itens básicos do Brasil aumenta, os produtores podem preferir exportar, reduzindo a oferta no mercado interno e encarecendo esses produtos por aqui. Esse efeito pode ser bem rápido, dependendo da intensidade da valorização do dólar e da demanda global.

No seu raciocínio, faz sentido dizer que, se a oferta e demanda interna dos produtos da cesta do IPCA estiverem equilibradas, a Selic teria menos impacto direto sobre esses preços. Mas a questão é que a economia é dinâmica, e a política monetária também age sobre expectativas. Se o mercado acredita que a inflação vai subir no futuro, os preços já podem começar a se ajustar antes mesmo do efeito real da Selic.

Em resumo: o dólar e a demanda externa têm um impacto direto e mais imediato em certos preços do IPCA, enquanto a Selic age de forma mais ampla e gradual sobre a inflação como um todo. Ambos influenciam, mas de maneiras e em prazos diferentes.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• Criar novo...