Jump to content
  • 0

Aumento da SELIC com déficit de previdência, faz sentido?

Lucas Seckler

Pergunta

Olá pessoal, segundo o tesouro (https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/estatisticas-fiscais-do-governo-geral/2021/22) no 3º trimestre de 2024 o governo teve um déficit de 226.930 milhões de reais, sendo que a maior parte do déficit representa é previdência, funcionalismo público e juros da dívida. 

Faz sentido aumentar a selic para conter estes três tipos de gasto do governo? Porque eu não consegui entender como que a selic vai conter a inflação provocada por estes 3 gastos do governo. Se realmente a selic não é tão eficaz com estes 3 gastos em particular, qual seria a solução do banco central. Se não existe outra solução a não ser a SELIC, algum economista já propôs algum outro mecanismo que poderia ser utilizado pelo banco central independente? 

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Lucas Seckler disse:

Olá pessoal, segundo o tesouro (https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/estatisticas-fiscais-do-governo-geral/2021/22) no 3º trimestre de 2024 o governo teve um déficit de 226.930 milhões de reais, sendo que a maior parte do déficit representa é previdência, funcionalismo público e juros da dívida. 

Faz sentido aumentar a selic para conter estes três tipos de gasto do governo? Porque eu não consegui entender como que a selic vai conter a inflação provocada por estes 3 gastos do governo. Se realmente a selic não é tão eficaz com estes 3 gastos em particular, qual seria a solução do banco central. Se não existe outra solução a não ser a SELIC, algum economista já propôs algum outro mecanismo que poderia ser utilizado pelo banco central independente? 

Oi Lucas,

A Selic não é um instrumento direto para controlar gastos do governo, mas sim a inflação. O que acontece é que os juros mais altos tornam o crédito mais caro e desestimulam o consumo e o investimento, ajudando a segurar a alta generalizada dos preços. O problema é que os três gastos que você mencionou - previdência, funcionalismo e juros da dívida - não são diretamente afetados por isso. O governo não deixa de pagar aposentadorias ou salários porque a Selic subiu.

No caso da dívida pública, a Selic até piora a situação no curto prazo, porque aumenta o custo dos juros que o governo tem de pagar. O verdadeiro ajuste fiscal não passa pela Selic, mas por decisões do governo em relação a corte de despesas ou aumento de receitas.

Agora, se a Selic não resolve esse tipo de gasto, o que poderia ser feito? Aí entramos em política fiscal. O ideal seria um controle mais eficiente das contas públicas, com medidas para equilibrar receitas e despesas, como reformas estruturais na previdência, no funcionalismo e na gestão da dívida.

Alguns economistas já sugeriram outros mecanismos, como metas de gasto público atreladas ao crescimento da economia (como o antigo teto de gastos), ou até um sistema de controle automático de despesas caso o déficit atinja certo nível. Mas, no fim das contas, enquanto o Banco Central só tiver a Selic como principal ferramenta, ele acaba usando os juros mesmo quando o problema não é monetário, e sim fiscal.

Ou seja, se o governo gasta muito e não ajusta as contas, o Banco Central acaba compensando via Selic para evitar que isso gere inflação - mesmo que o custo disso seja um crescimento econômico mais lento.

O Raul tem um vídeo recente no canal sobre este tema. Vale a pena conferir:

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• 0

Bom dia Matheus, tudo bem? Obrigado pelo apoio, mas eu não consigo concordar com o seu raciocínio.

Vamos lá. Se a Selic não afeta os gastos (supracitados) do governo, não é aumentando ela que vao controlar a inflação, é justamente ao contrário, é necessário aumentar a oferta bens e serviços para equalizar com o aumento da base monetária. Por isso eu entendo que o crédito (condicionado a aplicações de investimento em produção) que deveria ser a opção de solução.

Ate agora a minha percepção é que essa selic alta só esta represando a injeção de dinheiro no mercado e não controlando a inflação. A hora que a selic reduzir, essa grana represada vai ser injeta no mercado de maneira muito mais intensa do que esta agora, ou seja, o problema esta sendo empurrado com a barriga e lá na frente vai ser bem pior de lidar. Me parece até que é o que está acontecendo com a Argentina agora.

Link para compartilhar

• Criar novo...