Jump to content

Nubank como investimento retornando 12\% a.a.


Recommended Posts

Olá pessoal, sardinha recém-chegado aqui.
Ontem, minha namorada me mandou uma mensagem de uma pergunta feita em um vídeo do Raul. que era:
"Até, o momento, eu não encontrei justificativa plausível que me faça retirar o dinheiro da Nu Conta e investir de outra forma. Lá, atualmente tenho 53 mil, rendendo 11,75\% ao ano. A média de rendimento está por volta de 420 reais/mês. Consigo realizar um aporte de, pelo menos, 2 mil mensais. Lá o dinheiro rende diariamente, e eu ainda tenho a vantagem de poder retirar quando quiser. Minha pergunta leiga é: por que eu ariscaria em outra forma de investimento para ter um rendimento de 1 a 2\% ao ano maior?"
Gostaria de saber, qual a opinião de vocês sobre?
Meu retorno para ela foi analisando a série histórica do CDI de 2011 até o momento, onde o retorno chegou aos 5,94\% em 2019, portanto pode acontecer como agora e o retorno ser de 12\%, mas também poderia ser muito inferior no longo prazo, sendo assim, é importante diversificar os aportes (até mesmo em diferentes tipos de renda fixa). Sobre o aporte ser no Nubank ou por uma corretora, disse que não vejo diferenças. E vocês?
serie de 2011 até hoje:
Ano - Rentabilidade
2011 - 11,59\% 2012 - 8,37\% 2013 - 8,02\% 2014 - 10,76\% 2015 - 13,18\% 2016 - 13,99\% 2017 - 9,92\% 2018 - 6,39\% 2019 - 5,94\% 2020 - 2,75\% 2021 - 4,38\%
Obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Acho que um dos pontos principais aí é o imposto cobrado, e também a possibilidade de manter a mesma taxa em todo o período (que já vai na linha da investigação que vc fez). Se colocar num tesouro pré-fixado, a partir de 2 anos a alíquota cobrada é de 15\%. Na NuConta se não me engano é sempre de 22,5\%.
Link para compartilhar
Share on other sites

A pergunta dessa pessoa mostra basicamente o perfil de investidor (risco) dela.
Pra quem tá investindo agora, a renda fixa está super atrativa e a renda variável está "na merda". Mas nada disso é permanente. Há dois jeitos de encarar a realidade atual: 1) renda fixa é uma excelente oportunidade 2) renda variável é uma excelente oportunidade
Nenhum dos jeitos está errado, mas nenhuma das oportunidades atuais vai se manter assim no longo prazo. É preciso saber jogar o jogo pra sempre, não só o jogo de hoje.
Em resumo eu complementaria a sua resposta com: "Por que a bolsa de valores está em promoção e há oportunidades de ganhos desproporcionais no longo prazo pra quem comprar ações de empresas agora, na crise."
Link para compartilhar
Share on other sites

Se você movimenta essa conta frequentemente o imposto muda conforme o saldo vai mudando, fora cobrança de iof. E a respeito de tirar dinheiro pra investir em outra modalidade, faz sentido pra comprar ações e fiis descontados por exemplo. Então há oportunidades de crescimento muito maiores do que só deixar o dinheiro na nuconta. E outra coisa importante é diversificar, não deixar tudo concentrado na nuconta. O Raul até explicou isso contando uma história que todas as contas dele foram bloqueadas por causa de declaração de imposto de renda errado. Então é bom deixar uma parte num bancao e ainda em dinheiro físico.
Link para compartilhar
Share on other sites

para o fundo de reserva é um bom lugar para deixar o dinheiro, mas tem que levar em consideração também o que ele falou na live hoje. Para investimento, se não quer arriscar coloca num ipca+6\% que hoje é uns 18\% aa. Lembra que não vai manter alto assim por muito tempo, como você mesmo pesquisou.
Esses 12\%aa são ilusão, só está vencendo a inflação, não está tendo ganho real. Em renda fixa pode ter diferença de oportunidades dependendo de por onde você investe, em renda variável não afeta em nada se ambos forem sem tarifas
Link para compartilhar
Share on other sites

Igor Braz Não sei se você já fez o curso todo, mas a partir de um certo módulo a justificativa vai ficar mais clara. Em investimentos a gente deve exigir uma recompensa adequada ao risco do investimento. Quanto maior o risco do investimento, maior retorno ele deve oferecer.
Em renda fixa, tesouro selic é o investimento mais seguro, seguido de títulos emitidos por bancos grandes, bancos pequenos, empresas listadas na bolsa e empresas não listadas na bolsa.
O nubank é um banco pequeno e de acordo com essa classificação de risco ele deveria oferecer um rendimento superior a um título de banco grande que, por sua vez, deveria oferecer um título com rendimento superior ao tesouro direto para cobrir o risco extra.
A nuconta paga 100\% do CDI que é basicamente o mesmo rendimento do tesouro selic. Ou seja, você está investindo num banco pequeno, que deveria estar oferecendo rendimento "dois degraus" acima do tesouro selic, por valores de tesouro selic. Você encontrará CDB em bancos similares ao Nubank pagando taxas de retorno maiores.
Link para compartilhar
Share on other sites

Penso que tem vários prós e contras em relação a deixar o dinheiro lá, rendendo, "sem risco", na visão da pessoa, mas como dito anteriormente, a bolsa está em promoção. A chance de valorização dos ativos, associada à distribuição de dividendos, no longo prazo, faz com que a média de 10\% da selic/ investimentos atrelados ao CDI, que é bem próximo, não se comparam aos retornos do IDIV, por exemplo. Em 5 anos, se não ocorrer uma calamidade, (aí nem a nuconta ou SELIC seguram uma "venezuelização" do Brasil), a renda variável sempre vai trazer melhores resultados. "Compre ao som dos tambores e venda ao som de violinos." Lembrando que pro longo prazo, o ideal seria só comprar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Igor Braz complementando as respostas dos colegas, estes 1\% ou 2\% a mais parece pouca coisa, mas no longo prazo ajuda muito. Segue um exemplo com aportes de R$2.000,00/mês por 15 anos teremos.
Taxa de 5,94\%aa Valor total final R$ 575.811,02 Valor total investido R$ 362.000,00 Total em juros R$ 213.811,02
Taxa de 6,94\%aa Valor total final R$ 624.652,22 Valor total investido R$ 362.000,00 Total em juros R$ 262.652,22
Taxa de 7,94\%aa Valor total final R$ 678.185,98 Valor total investido R$ 362.000,00 Total em juros R$ 316.185,98
Com relação a Nuconta o que pode ocorrer é que o dinheiro acaba “girando” e pagando mais IOF e IR do que se estivesse em um CDB, por exemplo, já que no CDB você investe e o valor fica até o vencimento. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
Igor Braz, tudo vai depender.
Na minha situacao (nao residente no brasil, com pai e mae vivos e sogra viva, que pode me demandar custo a qualquer momento), eu deixei guardado uma reserva no Nubank, mesmo nao sendo a melhor opcao. O IR é regressivo, mas se precisar da grana, em questao de segundos está na conta de quem eu preciso.
Ainda nao comecei o curso, mas para mim, investimento é muito pessoal. Cada um tem uma situacao que precisa sempre da ponderacao rendimento vs risco. Para mim, o risco de nao ter liquidez imediata é praticamente ingerenciavel.
Espero que o meu relato te ajude a olhar para a sua situacao e avaliar a sua situacao.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...