Jump to content
  • 0

Histórico de Preços de Renda Fixa + Mercado Secundário

João Pedro Sá Medeiros

Pergunta

Boa tarde pessoal,

Minha dúvida é se existe alguma forma de consultarmos o histórico dos preços que vêm sendo negociados de Renda Fixa, principalmente contando as oportunidades de Mercado Secundário. A ideia é conseguir maximizar as taxas e a compra dos ativos no Mercado secundário que são consumidos muito rapidamente. 

Fiquei por um tempo viciado, olhando todos os dias e levantando as minhas próprias médias para ver quando valia a pena comprar. Consegui algumas oportunidades de CDB a 19.5%AA e IPCA + 10%. Infelizmente (ou felizmente) atingi minha cota do FGC no Master (levando em conta a rentabilidade no vencimento) e estou em busca de oportunidades em outros bancos, as a diferença das taxas é bem grande, e portanto gostaria de poder ter noção de quais taxas vêm sendo negociadas para esses bancos para conseguir otimizar a escolha.

Explicando um pouco da preocupação também, R$ 10.000 em um CDB por 5 anos:

17%aa
Valor total final: R$21.924,48

18%aa:
Valor total final: R$22.877,58

19.5%aa
Valor total final: R$24.369,10

Portanto nas minhas análises por mais que seja uma diferença pequena de rentabilidade, no médio/longo prazo acaba compensando esperar 1, 2 semanas para conseguir uma taxa mais otimizada.

OBS: Sei que essas taxas de 19.5%aa e IPCA+10% são unicórnios e dificilmente consegue-se com consistência comprar esses ativos.

Agradeço críticas e experiências também sobre o assunto.

Desde já obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, João Pedro Sá Medeiros disse:

Boa tarde pessoal,

Minha dúvida é se existe alguma forma de consultarmos o histórico dos preços que vêm sendo negociados de Renda Fixa, principalmente contando as oportunidades de Mercado Secundário. A ideia é conseguir maximizar as taxas e a compra dos ativos no Mercado secundário que são consumidos muito rapidamente. 

Fiquei por um tempo viciado, olhando todos os dias e levantando as minhas próprias médias para ver quando valia a pena comprar. Consegui algumas oportunidades de CDB a 19.5%AA e IPCA + 10%. Infelizmente (ou felizmente) atingi minha cota do FGC no Master (levando em conta a rentabilidade no vencimento) e estou em busca de oportunidades em outros bancos, as a diferença das taxas é bem grande, e portanto gostaria de poder ter noção de quais taxas vêm sendo negociadas para esses bancos para conseguir otimizar a escolha.

17%aa

18%aa:

19.5%aa

Portanto nas minhas análises por mais que seja uma diferença pequena de rentabilidade, no médio/longo prazo acaba compensando esperar 1, 2 semanas para conseguir uma taxa mais otimizada.

OBS: Sei que essas taxas de 19.5%aa e IPCA+10% são unicórnios e dificilmente consegue-se com consistência comprar esses ativos.

Desde já obrigado!

Boa tarde, @João Pedro Sá Medeiros.

O mercado secundário existe sob a premissa de que para um bom título estar disponível, alguém precisa ter decidido vender aquele título. Logo, não há como você ter uma previsibilidade de que algo vai surgir. O BANCO MASTER. assim como a finada BRK FINANCEIRA, são instituições que, ao operar seus últimos suspiros, disponibilizam ótimos títulos, que, obviamente, não devem se concretizar no longo prazo (a menos que haja um milagre). 

Para outros bancos, é interessante você verificar o histórico do banco no índice de basileia e imobilização. Ter só bomba na carteira não me parece (minha opinião) ser o melhor caminho. Entre a data que o banco tem a sua falência decretada e o prazo que você recebe o recurso de volta, há um tempo em que seu dinheiro não ficará rendendo. Além disso, se você pegou um título do BANCO MASTER e ele falir em 1 ano, a janela para pegar bons títulos de instituições mais seguras e estáveis com boas taxas pode ter passado.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, João Pedro Sá Medeiros disse:

Boa tarde pessoal,

17%aa

18%aa:

19.5%aa

Desde já obrigado!

Boa tarde, @João Pedro Sá Medeiros !

Desconheço se tem algum lugar que ofereça este histórico. Até porque as taxas oferecidas mudam diariamente tanto no mercado primário como no mercado secundário.

Eu acredito que somente sendo feito algum controle manual.

Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Alikaelli Porciuncula disse:

Boa tarde, @João Pedro Sá Medeiros.

O mercado secundário existe sob a premissa de que para um bom título estar disponível, alguém precisa ter decidido vender aquele título. Logo, não há como você ter uma previsibilidade de que algo vai surgir. O BANCO MASTER. assim como a finada BRK FINANCEIRA, são instituições que, ao operar seus últimos suspiros, disponibilizam ótimos títulos, que, obviamente, não devem se concretizar no longo prazo (a menos que haja um milagre). 

Para outros bancos, é interessante você verificar o histórico do banco no índice de basileia e imobilização. Ter só bomba na carteira não me parece (minha opinião) ser o melhor caminho. Entre a data que o banco tem a sua falência decretada e o prazo que você recebe o recurso de volta, há um tempo em que seu dinheiro não ficará rendendo. Além disso, se você pegou um título do BANCO MASTER e ele falir em 1 ano, a janela para pegar bons títulos de instituições mais seguras e estáveis com boas taxas pode ter passado.

@Alikaelli Porciuncula qual racional você utilizou para definir que o Master está em "seus últimos suspiros"?

Link para compartilhar

• 0
22 minutes ago, João Pedro Sá Medeiros disse:

@Alikaelli Porciuncula qual racional você utilizou para definir que o Master está em "seus últimos suspiros"?

Primeiro, é uma metáfora. Os últimos suspiros do banco pode duram 1/2 anos.

Assiste a última live do curso. Tem uma parte que o Raul fala sobre não comprar mais que o FGC no banco MASTER, porque quando há uma oferta muito grande de títulos que não estão dentro da média de marcado, significa que o risco nessa operação é muito elevada. Eu recebi o FGC da BRK Financeira.

Só existe um motivo para um banco está pagando altas taxas que se destacam em relação as demais disponíveis no mercado: esse banco está com dificuldade de captação, pelo risco que está imbutido em seu título. 

Além disso, vai no banco data, o banco master teve um Resultado Operacional de -591,4 milhões, no segundo trimestre de 2024. Considerando que, o resultado operacional é aquilo que a instituição foi capaz de lucrar com suas atividades de intermediação financeira e prestação de serviços, tais como operações de crédito e tarifas bancárias, já estando deduzidas despesas de captação, tributárias e administrativas, é um indicador ruim. 

BD.png.caf1bf536b3e020379cc3705579f1d77.png

Como você pode ver na tabela do banco data, ele tem dificuldade de ter lucro operacional, o que torna sua operação um tanto quando arriscada, considerando que sua função é dar lucro na atividade para a qual ele existe. 

O índice de basileia dele está no mínimo, considerando os últimos dados do banco data.

Para mim, que vivi o comportamento da BRK financeira, tenho a opinião de que o banco master, seguindo o caminho que está, tendo um custo de capital tão alto, vai ter dificuldade de competir com seus pares de mercado.

Agora, todos nós estudamos aqui para termos nossas conclusões, que não são iguais e, obviamente, apenas o tempo vai provar que uma teoria ou percepção está correta ou não. 

Link para compartilhar

• Criar novo...