Jump to content
  • 0

Duvida CDBs

Leonardo Domatewicz Lopes

Pergunta

Pessoal bom dia!

A pergunta pode ser meio tosca, mas como os CDBs tem a proteção do FGC de até 250k, é correto afirmar que posso pegar qualquer CDB com a maior rentabilidade que, caso o banco quebre, eu terei meu investimento de volta com a rentabilidade até o momento da falência, caso eu ainda não tenha estourado o limite?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
42 minutes ago, Leonardo Domatewicz Lopes disse:

Pessoal bom dia!

A pergunta pode ser meio tosca, mas como os CDBs tem a proteção do FGC de até 250k, é correto afirmar que posso pegar qualquer CDB com a maior rentabilidade que, caso o banco quebre, eu terei meu investimento de volta com a rentabilidade até o momento da falência, caso eu ainda não tenha estourado o limite?

Bom dia, @Leonardo Domatewicz Lopes !

Amigo, não existe pergunta tosca. Toda dúvida é válida e bem vinda!

Vamos lá.

No geral, estando dentro dos limites do FGC não tem muito problema. Mas tem uns pontos que acho importantes você ponderar nas suas decisões:

- Vamos lembrar que em caso de xabu no emissor, o valor aplicado não é resgatado imediatamente. Leva-se uns bons dias, até umas semaninhas aí talvez para sermos ressarcidos;

- Sim, você terá o valor total recebido de aplicações + juros até a data que for declarada a falência do banco. Importante lembrar que o limite é já considerando os juros. Caso acontecesse, por exemplo, de investir R$220.000 e ter juros acumulados de R$40.000, você recebe R$250.000 e perde os R$10.000;

- Veja se realmente vale o risco. As vezes um banco mais arriscado está oferecendo um título nem 1% a mais que um mais consolidado. Não é uma regra implícita, mas há quem optaria pela opção de maior tranquilidade.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
49 minutes ago, Leonardo Domatewicz Lopes disse:

Pessoal bom dia!

Ou seja, vc quer que no meio do caminho dê errado.

FGC, serve para salvaguardar uma falência.

Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Leonardo Domatewicz Lopes !

Amigo, não existe pergunta tosca. Toda dúvida é válida e bem vinda!

Vamos lá.

No geral, estando dentro dos limites do FGC não tem muito problema. Mas tem uns pontos que acho importantes você ponderar nas suas decisões:

- Vamos lembrar que em caso de xabu no emissor, o valor aplicado não é resgatado imediatamente. Leva-se uns bons dias, até umas semaninhas aí talvez para sermos ressarcidos;

- Sim, você terá o valor total recebido de aplicações + juros até a data que for declarada a falência do banco. Importante lembrar que o limite é já considerando os juros. Caso acontecesse, por exemplo, de investir R$220.000 e ter juros acumulados de R$40.000, você recebe R$250.000 e perde os R$10.000;

- Veja se realmente vale o risco. As vezes um banco mais arriscado está oferecendo um título nem 1% a mais que um mais consolidado. Não é uma regra implícita, mas há quem optaria pela opção de maior tranquilidade.

Espero que ajude!

Meu amigo, agradeço a resposta e atenção!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

Ou seja, vc quer que no meio do caminho dê errado.

FGC, serve para salvaguardar uma falência.

Opa bom dia.

Na verdade foi uma duvida que surgiu, estou montando a carteira de renda fixa e apenas quis entender melhor os riscos de investir em um CDB com alta rentabilidade!

Abraços meu amigo!

Editado por Leonardo Domatewicz Lopes
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...