Jump to content
  • 0

Como ajustar meu Preço médio

Marcelo De Jesus Costa

Pergunta

Invisto a 3 anos e ao longo desse tempo fiz transferência de custódia para a Isaex e posterior para o BTG - AUVP, eu não sabia sobre a questão do preço médio, a qual não migrava automático, até porque nunca fiz declaração (Ainda sou isento), mas vendo o @Raul falar em corrigir logo o preço médio antes da declaração, fiquei curioso.
Baixei um relatório da B3 mas ainda assim fiquei com dúvida, porque na B3 diz que eu comprei 160 ações de um ticket, em datas diferentes com preços diferentes, o qual conclui-se que o preço médio é "R$ 25,00", mas na corretora mostra que tenho 265 ações com o preço médio que preciso ajustar. Sei que essas 105 ações foram bonificações, minha dúvida é: Considero apenas as que comprei ou todas as 265 ?

Exemplo:. Valor total adquirido as 160 ações, dividido pelo total de 265 ações existentes. Correto meu preço médio?

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
43 minutes ago, Marcelo De Jesus Costa disse:

Invisto a 3 anos e ao longo desse tempo fiz transferência de custódia para a Isaex e posterior para o BTG - AUVP, eu não sabia sobre a questão do preço médio, a qual não migrava automático, até porque nunca fiz declaração (Ainda sou isento), mas vendo o @Raul falar em corrigir logo o preço médio antes da declaração, fiquei curioso.
Baixei um relatório da B3 mas ainda assim fiquei com dúvida, porque na B3 diz que eu comprei 160 ações de um ticket, em datas diferentes com preços diferentes, o qual conclui-se que o preço médio é "R$ 25,00", mas na corretora mostra que tenho 265 ações com o preço médio que preciso ajustar. Sei que essas 105 ações foram bonificações, minha dúvida é: Considero apenas as que comprei ou todas as 265 ?

Exemplo:. Valor total adquirido as 160 ações, dividido pelo total de 265 ações existentes. Correto meu preço médio?

Marcelo no RI da empresa (ação ) você precisa verificar o valor da ação para esta bonificação , tem um post do início do ano passado do mestre Flavio que está bem completo sobre IR e tem esta questão da bonificação (vou procurar para adicionar aqui )

Link para compartilhar

• 0

Olá Marcelo,

O preço médio de ações após uma bonificação é calculado ajustando o custo de aquisição das ações. Isso é feito para refletir a adição das novas ações ao portfólio do investidor. 

Como calcular o preço médio após bonificação? 

Dividir o investimento total pelo novo número total de ações

Considerar o total de ações que possui após a bonificação

Não adicionar qualquer custo adicional pelo recebimento das ações bonificadas

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Nos últimos dois anos, usei o Grana APP para confirmar meu preço médio, ele integra com a B3 e faz os cálculos com as bonificações, desdobramentos, etc.. 

A ROMI3, por exemplo, direto soltava umas bonificações e na minha planilha ficava com o preço médio errado, então com ele fico mais despreocupado quando vou fazer minha declaração:

Screenshot_20250219-184037.png.cab4358155b0bf8f46fc15f56999dc43.png

Por sinal, é o APP da thumbnail da resposta do @Henrique Magalhães... Ele calcula o imposto mensal tbm... 

1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

Por ser uma funcionalidade básica, creio que na versão grátis ele já entrega pelo menos o preço médio atualizado pra você...

No meu caso eu pago o plano anual deles pra me entregar a declaração pronta... 😅

Se for cadastrar usa meu código 'VIN24951', teoricamente nós dois ganhamos uns descontos (na prática não sei, porque no regulamento fala que a promoção era até junho/2024 e nunca indiquei ninguém, e por sinal, aos moderadores, se não puder me avisa que eu removo esse último parágrafo aqui).

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Vinícius Araújo disse:

Por sinal, é o APP da thumbnail da resposta do @Henrique Magalhães... Ele calcula o imposto mensal tbm... 

apenas lembrando que quem deve garantir a veracidade d preço médio pra receita é você ! Eu particularmente faço meus cálculos e comparo com b3 e corretora (e sempre encontro diferenças ) 

Link para compartilhar

• Criar novo...