Wallace Pires Postado ontem às 05:48 Compartilhar Postado ontem às 05:48 Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#). vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?" queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam? minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. mas o que vocês me recomendam? Agradeço a ajuda desde já 🙏 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Gustavo Guedes Postado ontem às 09:59 Post popular Compartilhar Postado ontem às 09:59 Bom, primeiro é bom vc testar um pouco o que mais gosta. Mas de maneira geral certificação n importa muito, mas portfólio sim. Vc explicar ou mostrar projetos que você tem traz valor. E ser desenvolvedor n é essas maravilhas n, se quer começar agora n espere salário alto, aceite logo alguma coisa pra adquirir experiência. Em todas vc vai precisar: Elabore sua lógica de programação: já que já tem, fortifique! Faça projetos: recomendo misturar entre projetos pequenos e médios. Projetos grandes são bem vistos mas pode te desestimular quando vê que demora. Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm. Entenda sobre bancos de dados: precisa em praticamente toda a área, e entender pelo menos o conceito já te ajuda. Para ver se vc se identifica com alguma área, vou te dar uma breve explicação Desenvolvimento Web: Na vdd são duas interligadas, backend e frontend, que forma o fullstack. Front end para montar interface e backend para comunicar a interface com o servidor. Essa vc deve conhecer melhor então n vou entrar muito a fundo. Mas praticamente é a área que mais tem demanda. Desenvolvimento de Aplicações: caso vc queira fazer aplicações pra Sistemas Operacionais como windows, Mac, Linux, smartphones como apple e android. Cada um com duas linguagens mais comuns, mas tem linguagens menos eficientes que faz aplicação pra todos os Sistemas Operacionais listados. Dados: uma das áreas que mais o pessoal gosta. Tem automatizacões, treinamentos de IA que tá na moda, análise de dados, planejar como os dados se deslocam e transformam. Essa área cria bastante valor rápido. Sistemas Embaraçados: desenvolvimento em dispositivos físicos (dispositivos eletrônicos), vc vai mexer com hardware. Precisa entender de baixo nível. E tem outros como DevOps, segurança de informação, desenvolvimento de SO, desenvolvimento de Jogos, computação gráfica, ... Então entenda um pouquinho de cada pra depois decidir qual focar mais. Cada área é bem diferente da outra no modo de aprender. E esteja disponível para ganhar pouco no início 1 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gustavo Guedes Postado ontem às 10:01 Compartilhar Postado ontem às 10:01 Bom, escrevi acelerado pq tem muita coisa. Mas caso tenha já um interesse em alguma posso compartilhar minha visão sobre a área e o que sugiro vc estudar pra começar 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado ontem às 11:34 Compartilhar Postado ontem às 11:34 apesar das vacas gordas ter passado ja, ainda tem mta coisa boa pagando pequenas fortunas mas depende tb do q vc gosta ne se for pensar em futuro e dinheiro partiria sem pensar pra desenvolvimento web rails, python, java, javascript é onde ta o maior mercado hj e nao deve faltar oportunidade por anos mercado de sre eh bom tb, mas ai tem q gostar de tuning, performance etc 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado ontem às 11:35 Compartilhar Postado ontem às 11:35 veja isso aqui https://survey.stackoverflow.co/2024/ 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado ontem às 14:58 Compartilhar Postado ontem às 14:58 4 horas atrás, Gustavo Guedes disse: Faça projetos: recomendo misturar entre projetos pequenos e médios. Projetos grandes são bem vistos mas pode te desestimular quando vê que demora. Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos... Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy. Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção. Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada. Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter... 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado ontem às 15:04 Compartilhar Postado ontem às 15:04 5 horas atrás, Gustavo Guedes disse: Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm. Sobre git, eu tenho um PDF de um curso que dei há um tempo. Se precisar, tá aqui: https://docs.google.com/presentation/d/1jhZBBN-P4RWiNsg0Ww7RPQfuEyFNySXVxGGydFjho2o/edit?usp=sharing 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado ontem às 15:06 Compartilhar Postado ontem às 15:06 9 horas atrás, Wallace Pires disse: minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. Sobre por onde começar... Uma estratégia boa também pode ser começar pegando uns freela, pra não precisar largar o que tá fazendo agora. Se tu te adaptar, começa a fazer uma migração de carreira. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Vitor Astori Saletti Postado ontem às 15:15 Compartilhar Postado ontem às 15:15 Eu procuraria alguma vaga de traine em alguma empresa, ou então entraria em algum curso para procurar por vagas de estágio (inclusive https://www.instagram.com/p/DGQ_0UdRGp9/?img_index=2 está aberto a seleção para estágio na Shopee em São Paulo), além disso eu investiria em uma Linguagem só e iria me aprofundando nela e na comunidade dela. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Caio Henrique De Felice Postado 22 horas atrás Compartilhar Postado 22 horas atrás Seguindo esse post! Tô tentando entender melhor esse mercado dev também... Tenho programado em Python (todas aquelas bibliotecas de IA) e já tive algumas experiências com PHP, Wordpress e aquelas ferramentas "No code" (flutter, flutterflow, Bubble...). Um amigo meu que trabalha na área há anos confirma o que o colega ali falou: 9 horas atrás, Gustavo Guedes disse: Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm. Entenda sobre bancos de dados: precisa em praticamente toda a área, e entender pelo menos o conceito já te ajuda. Parece que galera tem pedido o Git em entrevistas. Bom, eu achei interessante uma abordagem que utilizam na DioMe: as tarefas devem ser entregues via GitHub (colocando o link lá). Apesar de algumas serem bem "rolhas", já te obriga a aprender a mexer lá e a inserir coisas no seu perfil. Tem alguns sites que pagam por tasks (conheço alguns relacionados à IA). Já dá pra ir ganhando algo em paralelo (normalmente em dólares) enquanto treina e aprende. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Henrique Soares Postado 22 horas atrás Compartilhar Postado 22 horas atrás 8 horas atrás, Sergio Tanaka disse: veja isso aqui https://survey.stackoverflow.co/2024/ Algumas informações interessantes: 61% of all respondents spend more than 30 minutes a day searching for answers or solutions to problems. -O bom dev não é aquele que sabe resolver qualquer problema, mas aquele que sabe ONDE e COMO encontrar a solução. Frustação mais comum: Amount of technical debt (62,4%) -Achei que só eu tinha a síndrome do vira-lata... 😅 Coding outside of work: Hobby (68,3%) -Como o meu ex-gerente me dizia, é bom estar sempre afiando o machado 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado 18 horas atrás Compartilhar Postado 18 horas atrás 9 horas atrás, George Redivo disse: Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos... Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy. Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção. Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada. Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter... eu vou discordar um pouquinho mais eu iria direto pra contribuir em projeto open source pega um em uma linguagem que te agrada, aprenda a subir ele local so nisso de subir vc ja vai aprender bastante coisa, seja subir usando docker, seja subir usando um gerenciador de versao e qdo vc tiver confortavel em ajudar em qqer coisa (lembra q ate ajuste de gramatica em doc ta valendo) vc vai ser obrigado a aprender bastante coisa de git... vai ter q criar um fork, abrir uma pr e solicitar o merge no outro projeto e por ai vai e eh aquilo, tem q gostar ta... mas hj com ia eh mto mais pratico pega o projeto, zipa, sobe tudo pro chat gpt e pede pra ele te explicar aos poucos 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado 18 horas atrás Compartilhar Postado 18 horas atrás da uma futricada aqui https://github.com/MunGell/awesome-for-beginners 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Pagliarini Postado 15 horas atrás Compartilhar Postado 15 horas atrás Cara, eu diria o seguinte: Nenhuma trilha é igual mas... Aprenda conceitos e depois coloca a mão na massa. Você aprende quando faz. Quanto a linguagem acho que para quem vai começar não importa muito ou pelo menos não deveria importar kkkk afinal acredito que a linguagem que escolhe a gente. Mas a modinha é Python e JS. Procure empresas que tem programa de estágio na qual você vai ser formado por eles. Hoje em dia não está muito fácil para quem é Júnior muitas empresas procuram pleno pra cima. Uma coisa importante não fique muito tempo em uma unica empresa. Eu estipulei o máximo de 5 anos, toda troca é muito agregadora. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wallace Pires Postado 14 horas atrás Author Compartilhar Postado 14 horas atrás Caraca, brigadão mesmo pessoal, tem bastante informação útil pra caramba aqui! vou dar uma atenção com carinho!! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vinícius Araújo Postado 4 horas atrás Compartilhar Postado 4 horas atrás 22 horas atrás, George Redivo disse: Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos... Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy. Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção. Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada. Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter... E uma dica extra sobre os projetos que me ajudou muito no meu início de carreira e pra meu desenvolvimento profissional: Caso não for pro Open Source, faça algo completamente seu! Ter o GitHub cheio de projetos como pokedex, to-do list e coisas que todo mundo tem igual, não chama muito a atenção numa entrevista, e não te estimula tanto em relação a saber resolver problemas, que é o que devemos fazer como desenvolvedores.. Um site bem legal para você pegar ideias é o CodeCanyon, eu entrava lá, achava alguns projetos legais, destrinchava o sistema pela demo, montava um diagrama de entidades e relacionamentos, entendia as roles e níveis de acesso e, por fim, criava a minha própria versão com algum nome bonitinho, com algumas mudanças, para adicionar no meu portfólio... Quem é backend como eu se esforça mais pra fazer uma API top, é quem é front se vira e faz uma interface bonita e mocka o Back-end, que é sucesso! Além disso, tenta resolver algum problema da sua família em um sistema, deixa código fechado mas com uma documentação completinha, que vale como portfólio também.. Nesse sentido eu já desenvolvi: - Sistema de Cartão Fidelidade Digital para FoodTruck (antes da pandemia, ngm tinha e era sucesso no FoodTruck do meu pai) - Sistema de Monitoramento de indicadores técnicos pra traders de cripto (vendi um monte de assinaturas em 2021) - Sistema de Caderno de Campo Digital (uso no dia a dia aqui na Chácara onde eu moro, cuidando desde o manejo ao faturamento). Esses eu mostrava só funcionando nas entrevistas, não disponibilizava o código, e sempre causou uma boa visibilidade... 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jennifer Herschel Maia Postado 4 horas atrás Compartilhar Postado 4 horas atrás On 20/02/2025 at 02:48, Wallace Pires disse: Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#). vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?" queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam? minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. mas o que vocês me recomendam? Agradeço a ajuda desde já 🙏 Estou em um dilema parecido por aqui. Trabalho atualmente na area financeira e estou fazendo facu de ADS, tentando migrar de area. Li os comentários e ajudou muito. Post bacana demais 😊 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Vitor Astori Saletti Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás On 20/02/2025 at 02:48, Wallace Pires disse: Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#). vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?" queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam? minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. mas o que vocês me recomendam? Agradeço a ajuda desde já 🙏 1 hora atrás, Jennifer Herschel Maia disse: Estou em um dilema parecido por aqui. Trabalho atualmente na area financeira e estou fazendo facu de ADS, tentando migrar de area. Li os comentários e ajudou muito. Post bacana demais 😊 Algumas considerações finais: Divirta-se enquanto aprende. Vai ser chato, complicado, você vai errar e vai se sentir como incapaz alguns momentos, normal não desista, tente levar na brincadeira. Não se estresse muito ( a queda de cabelo é natural, mas não precisa ser acelerada). Não existe dúvida ruim, se tem dúvida em perguntar, pergunte a si mesmo antes, as vezes você já sabe a resposta só está confuso. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado 41 minutos atrás Compartilhar Postado 41 minutos atrás 17 horas atrás, Sergio Tanaka disse: eu vou discordar um pouquinho mais eu iria direto pra contribuir em projeto open source Boa opção tb. Ali tu consegue ver códigos reais de pessoas mais experientes... Boa ideia Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts