Jump to content

Ajuda da galera DEV

Recommended Posts

Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#).

vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?"

queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam?
minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior.

mas o que vocês me recomendam?

Agradeço a ajuda desde já 🙏

• Brabo 3
Link para compartilhar

apesar das vacas gordas ter passado ja, ainda tem mta coisa boa pagando pequenas fortunas
mas depende tb do q vc gosta ne

se for pensar em futuro e dinheiro

partiria sem pensar pra desenvolvimento web
rails, python, java, javascript

é onde ta o maior mercado hj e nao deve faltar oportunidade por anos

mercado de sre eh bom tb, mas ai tem q gostar de tuning, performance etc

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

4 horas atrás, Gustavo Guedes disse:

Faça projetos: recomendo misturar entre projetos pequenos e médios. Projetos grandes são bem vistos mas pode te desestimular quando vê que demora.

Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos...
Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy.
Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção.
Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada.

Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter...

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

9 horas atrás, Wallace Pires disse:

minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior.

Sobre por onde começar...
Uma estratégia boa também pode ser começar pegando uns freela, pra não precisar largar o que tá fazendo agora.
Se tu te adaptar, começa a fazer uma migração de carreira.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

Eu procuraria alguma vaga de traine em alguma empresa, ou então entraria em algum curso para procurar por vagas de estágio (inclusive https://www.instagram.com/p/DGQ_0UdRGp9/?img_index=2 está aberto a seleção para estágio na Shopee em São Paulo), além disso eu investiria em uma Linguagem só e iria me aprofundando nela e na comunidade dela.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Seguindo esse post!

Tô tentando entender melhor esse mercado dev também... Tenho programado em Python (todas aquelas bibliotecas de IA) e já tive algumas experiências com PHP, Wordpress e aquelas ferramentas "No code" (flutter, flutterflow, Bubble...).

Um amigo meu que trabalha na área há anos confirma o que o colega ali falou:

9 horas atrás, Gustavo Guedes disse:

Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm.

Entenda sobre bancos de dados: precisa em praticamente toda a área, e entender pelo menos o conceito já te ajuda.

Parece que galera tem pedido o Git em entrevistas.

Bom, eu achei interessante uma abordagem que utilizam na DioMe: as tarefas devem ser entregues via GitHub (colocando o link lá). Apesar de algumas serem bem "rolhas", já te obriga a aprender a mexer lá e a inserir coisas no seu perfil.

Tem alguns sites que pagam por tasks (conheço alguns relacionados à IA). Já dá pra ir ganhando algo em paralelo (normalmente em dólares) enquanto treina e aprende.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

8 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

Algumas informações interessantes:
61% of all respondents spend more than 30 minutes a day searching for answers or solutions to problems.

-O bom dev não é aquele que sabe resolver qualquer problema, mas aquele que sabe ONDE e COMO encontrar a solução. 

Frustação mais comum: Amount of technical debt (62,4%)

-Achei que só eu tinha a síndrome do vira-lata... 😅

Coding outside of work: Hobby (68,3%)

-Como o meu ex-gerente me dizia, é bom estar sempre afiando o machado

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

9 horas atrás, George Redivo disse:

Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção.

Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter...

eu vou discordar um pouquinho mais
eu iria direto pra contribuir em projeto open source

pega um em uma linguagem que te agrada, aprenda a subir ele local
so nisso de subir vc ja vai aprender bastante coisa, seja subir usando docker, seja subir usando um gerenciador de versao

e qdo vc tiver confortavel em ajudar em qqer coisa (lembra q ate ajuste de gramatica em doc ta valendo) vc vai ser obrigado a aprender bastante coisa de git... vai ter q criar um fork, abrir uma pr e solicitar o merge no outro projeto e por ai vai

e eh aquilo, tem q  gostar ta... mas hj com ia eh mto mais pratico
pega o projeto, zipa, sobe tudo pro chat gpt e pede pra ele te explicar aos poucos

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

Cara, eu diria o seguinte:

Nenhuma trilha é igual mas...

Aprenda conceitos e depois coloca a mão na massa. Você aprende quando faz.

Quanto a linguagem acho que para quem vai começar não importa muito ou pelo menos não deveria importar kkkk
afinal acredito que a linguagem que escolhe a gente. Mas a modinha é Python e JS.

Procure empresas que tem programa de estágio na qual você vai ser formado por eles. Hoje em dia não está muito fácil para quem é Júnior muitas empresas procuram pleno pra cima.

Uma coisa importante não fique muito tempo em uma unica empresa.
Eu estipulei o máximo de 5 anos, toda troca é muito agregadora.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

22 horas atrás, George Redivo disse:

E uma dica extra sobre os projetos que me ajudou muito no meu início de carreira e pra meu desenvolvimento profissional:

Caso não for pro Open Source, faça algo completamente seu! Ter o GitHub cheio de projetos como pokedex, to-do list e coisas que todo mundo tem igual, não chama muito a atenção numa entrevista, e não te estimula tanto em relação a saber resolver problemas, que é o que devemos fazer como desenvolvedores..

Um site bem legal para você pegar ideias é o CodeCanyon, eu entrava lá, achava alguns projetos legais, destrinchava o sistema pela demo, montava um diagrama de entidades e relacionamentos, entendia as roles e níveis de acesso e, por fim, criava a minha própria versão com algum nome bonitinho, com algumas mudanças, para adicionar no meu portfólio... 

Quem é backend como eu se esforça mais pra fazer uma API top, é quem é front se vira e faz uma interface bonita e mocka o Back-end, que é sucesso!

Além disso, tenta resolver algum problema da sua família em um sistema, deixa código fechado mas com uma documentação completinha, que vale como portfólio também.. Nesse sentido eu já desenvolvi:

- Sistema de Cartão Fidelidade Digital para FoodTruck (antes da pandemia, ngm tinha e era sucesso no FoodTruck do meu pai)

- Sistema de Monitoramento de indicadores técnicos pra traders de cripto (vendi um monte de assinaturas em 2021)

- Sistema de Caderno de Campo Digital (uso no dia a dia aqui na Chácara onde eu moro, cuidando desde o manejo ao faturamento). 

Esses eu mostrava só funcionando nas entrevistas, não disponibilizava o código, e sempre causou uma boa visibilidade... 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

On 20/02/2025 at 02:48, Wallace Pires disse:

Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#).

vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?"

queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam?

Estou em um dilema parecido por aqui. Trabalho atualmente na area financeira e estou fazendo facu de ADS, tentando migrar de area.

Li os comentários e ajudou muito.

Post bacana demais 😊

• Brabo 3
Link para compartilhar

On 20/02/2025 at 02:48, Wallace Pires disse:

1 hora atrás, Jennifer Herschel Maia disse:

Estou em um dilema parecido por aqui. Trabalho atualmente na area financeira e estou fazendo facu de ADS, tentando migrar de area.

Li os comentários e ajudou muito.

Post bacana demais 😊

Algumas considerações finais:

Divirta-se enquanto aprende.

Vai ser chato, complicado, você vai errar e vai se sentir como incapaz alguns momentos, normal não desista, tente levar na brincadeira.

Não se estresse muito ( a queda de cabelo é natural, mas não precisa ser acelerada).

Não existe dúvida ruim, se tem dúvida em perguntar, pergunte a si mesmo antes, as vezes você já sabe a resposta só está confuso.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...