Wallace Pires Postado Quinta-feira às 05:48 Compartilhar Postado Quinta-feira às 05:48 Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#). vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?" queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam? minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. mas o que vocês me recomendam? Agradeço a ajuda desde já 🙏 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Gustavo Guedes Postado Quinta-feira às 09:59 Post popular Compartilhar Postado Quinta-feira às 09:59 Bom, primeiro é bom vc testar um pouco o que mais gosta. Mas de maneira geral certificação n importa muito, mas portfólio sim. Vc explicar ou mostrar projetos que você tem traz valor. E ser desenvolvedor n é essas maravilhas n, se quer começar agora n espere salário alto, aceite logo alguma coisa pra adquirir experiência. Em todas vc vai precisar: Elabore sua lógica de programação: já que já tem, fortifique! Faça projetos: recomendo misturar entre projetos pequenos e médios. Projetos grandes são bem vistos mas pode te desestimular quando vê que demora. Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm. Entenda sobre bancos de dados: precisa em praticamente toda a área, e entender pelo menos o conceito já te ajuda. Para ver se vc se identifica com alguma área, vou te dar uma breve explicação Desenvolvimento Web: Na vdd são duas interligadas, backend e frontend, que forma o fullstack. Front end para montar interface e backend para comunicar a interface com o servidor. Essa vc deve conhecer melhor então n vou entrar muito a fundo. Mas praticamente é a área que mais tem demanda. Desenvolvimento de Aplicações: caso vc queira fazer aplicações pra Sistemas Operacionais como windows, Mac, Linux, smartphones como apple e android. Cada um com duas linguagens mais comuns, mas tem linguagens menos eficientes que faz aplicação pra todos os Sistemas Operacionais listados. Dados: uma das áreas que mais o pessoal gosta. Tem automatizacões, treinamentos de IA que tá na moda, análise de dados, planejar como os dados se deslocam e transformam. Essa área cria bastante valor rápido. Sistemas Embaraçados: desenvolvimento em dispositivos físicos (dispositivos eletrônicos), vc vai mexer com hardware. Precisa entender de baixo nível. E tem outros como DevOps, segurança de informação, desenvolvimento de SO, desenvolvimento de Jogos, computação gráfica, ... Então entenda um pouquinho de cada pra depois decidir qual focar mais. Cada área é bem diferente da outra no modo de aprender. E esteja disponível para ganhar pouco no início 1 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gustavo Guedes Postado Quinta-feira às 10:01 Compartilhar Postado Quinta-feira às 10:01 Bom, escrevi acelerado pq tem muita coisa. Mas caso tenha já um interesse em alguma posso compartilhar minha visão sobre a área e o que sugiro vc estudar pra começar 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado Quinta-feira às 11:34 Compartilhar Postado Quinta-feira às 11:34 apesar das vacas gordas ter passado ja, ainda tem mta coisa boa pagando pequenas fortunas mas depende tb do q vc gosta ne se for pensar em futuro e dinheiro partiria sem pensar pra desenvolvimento web rails, python, java, javascript é onde ta o maior mercado hj e nao deve faltar oportunidade por anos mercado de sre eh bom tb, mas ai tem q gostar de tuning, performance etc 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado Quinta-feira às 11:35 Compartilhar Postado Quinta-feira às 11:35 veja isso aqui https://survey.stackoverflow.co/2024/ 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado Quinta-feira às 14:58 Compartilhar Postado Quinta-feira às 14:58 4 horas atrás, Gustavo Guedes disse: Faça projetos: recomendo misturar entre projetos pequenos e médios. Projetos grandes são bem vistos mas pode te desestimular quando vê que demora. Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos... Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy. Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção. Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada. Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter... 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado Quinta-feira às 15:04 Compartilhar Postado Quinta-feira às 15:04 5 horas atrás, Gustavo Guedes disse: Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm. Sobre git, eu tenho um PDF de um curso que dei há um tempo. Se precisar, tá aqui: https://docs.google.com/presentation/d/1jhZBBN-P4RWiNsg0Ww7RPQfuEyFNySXVxGGydFjho2o/edit?usp=sharing 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado Quinta-feira às 15:06 Compartilhar Postado Quinta-feira às 15:06 9 horas atrás, Wallace Pires disse: minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. Sobre por onde começar... Uma estratégia boa também pode ser começar pegando uns freela, pra não precisar largar o que tá fazendo agora. Se tu te adaptar, começa a fazer uma migração de carreira. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Vitor Astori Saletti Postado Quinta-feira às 15:15 Compartilhar Postado Quinta-feira às 15:15 Eu procuraria alguma vaga de traine em alguma empresa, ou então entraria em algum curso para procurar por vagas de estágio (inclusive https://www.instagram.com/p/DGQ_0UdRGp9/?img_index=2 está aberto a seleção para estágio na Shopee em São Paulo), além disso eu investiria em uma Linguagem só e iria me aprofundando nela e na comunidade dela. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Caio Henrique De Felice Postado Quinta-feira às 19:41 Compartilhar Postado Quinta-feira às 19:41 Seguindo esse post! Tô tentando entender melhor esse mercado dev também... Tenho programado em Python (todas aquelas bibliotecas de IA) e já tive algumas experiências com PHP, Wordpress e aquelas ferramentas "No code" (flutter, flutterflow, Bubble...). Um amigo meu que trabalha na área há anos confirma o que o colega ali falou: 9 horas atrás, Gustavo Guedes disse: Aprenda sobre versionamento: aprenda a usar git. É um bom lugar pra mostrar portifólio tbm. Entenda sobre bancos de dados: precisa em praticamente toda a área, e entender pelo menos o conceito já te ajuda. Parece que galera tem pedido o Git em entrevistas. Bom, eu achei interessante uma abordagem que utilizam na DioMe: as tarefas devem ser entregues via GitHub (colocando o link lá). Apesar de algumas serem bem "rolhas", já te obriga a aprender a mexer lá e a inserir coisas no seu perfil. Tem alguns sites que pagam por tasks (conheço alguns relacionados à IA). Já dá pra ir ganhando algo em paralelo (normalmente em dólares) enquanto treina e aprende. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Henrique Soares Postado Quinta-feira às 19:59 Compartilhar Postado Quinta-feira às 19:59 8 horas atrás, Sergio Tanaka disse: veja isso aqui https://survey.stackoverflow.co/2024/ Algumas informações interessantes: 61% of all respondents spend more than 30 minutes a day searching for answers or solutions to problems. -O bom dev não é aquele que sabe resolver qualquer problema, mas aquele que sabe ONDE e COMO encontrar a solução. Frustação mais comum: Amount of technical debt (62,4%) -Achei que só eu tinha a síndrome do vira-lata... 😅 Coding outside of work: Hobby (68,3%) -Como o meu ex-gerente me dizia, é bom estar sempre afiando o machado 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado Sexta-feira às 00:09 Compartilhar Postado Sexta-feira às 00:09 9 horas atrás, George Redivo disse: Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos... Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy. Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção. Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada. Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter... eu vou discordar um pouquinho mais eu iria direto pra contribuir em projeto open source pega um em uma linguagem que te agrada, aprenda a subir ele local so nisso de subir vc ja vai aprender bastante coisa, seja subir usando docker, seja subir usando um gerenciador de versao e qdo vc tiver confortavel em ajudar em qqer coisa (lembra q ate ajuste de gramatica em doc ta valendo) vc vai ser obrigado a aprender bastante coisa de git... vai ter q criar um fork, abrir uma pr e solicitar o merge no outro projeto e por ai vai e eh aquilo, tem q gostar ta... mas hj com ia eh mto mais pratico pega o projeto, zipa, sobe tudo pro chat gpt e pede pra ele te explicar aos poucos 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado Sexta-feira às 00:12 Compartilhar Postado Sexta-feira às 00:12 da uma futricada aqui https://github.com/MunGell/awesome-for-beginners 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Pagliarini Postado Sexta-feira às 03:12 Compartilhar Postado Sexta-feira às 03:12 Cara, eu diria o seguinte: Nenhuma trilha é igual mas... Aprenda conceitos e depois coloca a mão na massa. Você aprende quando faz. Quanto a linguagem acho que para quem vai começar não importa muito ou pelo menos não deveria importar kkkk afinal acredito que a linguagem que escolhe a gente. Mas a modinha é Python e JS. Procure empresas que tem programa de estágio na qual você vai ser formado por eles. Hoje em dia não está muito fácil para quem é Júnior muitas empresas procuram pleno pra cima. Uma coisa importante não fique muito tempo em uma unica empresa. Eu estipulei o máximo de 5 anos, toda troca é muito agregadora. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wallace Pires Postado Sexta-feira às 03:34 Author Compartilhar Postado Sexta-feira às 03:34 Caraca, brigadão mesmo pessoal, tem bastante informação útil pra caramba aqui! vou dar uma atenção com carinho!! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vinícius Araújo Postado Sexta-feira às 13:50 Compartilhar Postado Sexta-feira às 13:50 22 horas atrás, George Redivo disse: Concordando com o Gustavo e só complementando nessa parte dos projetos... Se tu fizer um projeto útil é mais valioso do que fazer projetos dummy. Digo isso pq eh algo que pode ser usado de verdade, pode vir a te trazer lucro e chama mais atenção. Lógico, que se a ideia não vier, vai num dummy mesmo que é melhor que nada. Exemplo de projetos não tão úteis: pokedex, clone de spotify, clone de twitter... E uma dica extra sobre os projetos que me ajudou muito no meu início de carreira e pra meu desenvolvimento profissional: Caso não for pro Open Source, faça algo completamente seu! Ter o GitHub cheio de projetos como pokedex, to-do list e coisas que todo mundo tem igual, não chama muito a atenção numa entrevista, e não te estimula tanto em relação a saber resolver problemas, que é o que devemos fazer como desenvolvedores.. Um site bem legal para você pegar ideias é o CodeCanyon, eu entrava lá, achava alguns projetos legais, destrinchava o sistema pela demo, montava um diagrama de entidades e relacionamentos, entendia as roles e níveis de acesso e, por fim, criava a minha própria versão com algum nome bonitinho, com algumas mudanças, para adicionar no meu portfólio... Quem é backend como eu se esforça mais pra fazer uma API top, é quem é front se vira e faz uma interface bonita e mocka o Back-end, que é sucesso! Além disso, tenta resolver algum problema da sua família em um sistema, deixa código fechado mas com uma documentação completinha, que vale como portfólio também.. Nesse sentido eu já desenvolvi: - Sistema de Cartão Fidelidade Digital para FoodTruck (antes da pandemia, ngm tinha e era sucesso no FoodTruck do meu pai) - Sistema de Monitoramento de indicadores técnicos pra traders de cripto (vendi um monte de assinaturas em 2021) - Sistema de Caderno de Campo Digital (uso no dia a dia aqui na Chácara onde eu moro, cuidando desde o manejo ao faturamento). Esses eu mostrava só funcionando nas entrevistas, não disponibilizava o código, e sempre causou uma boa visibilidade... 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jennifer Herschel Maia Postado Sexta-feira às 14:10 Compartilhar Postado Sexta-feira às 14:10 On 20/02/2025 at 02:48, Wallace Pires disse: Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#). vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?" queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam? minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. mas o que vocês me recomendam? Agradeço a ajuda desde já 🙏 Estou em um dilema parecido por aqui. Trabalho atualmente na area financeira e estou fazendo facu de ADS, tentando migrar de area. Li os comentários e ajudou muito. Post bacana demais 😊 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Vitor Astori Saletti Postado Sexta-feira às 15:53 Compartilhar Postado Sexta-feira às 15:53 On 20/02/2025 at 02:48, Wallace Pires disse: Me formei em computação mas atuei pouco na área, tenho trabalhado como ilustrador a bastante tempo e só programo mesmo por hobbie pra passar o tempo (joguinhos em C#). vi o vídeo do Raul que a gente devia se arriscar mais em momentos de crise, e pensei "já que tem tanto dev por ai falando que tá overemployed, eu podia tentar algo na área também, vai que ganho mais?" queria a opinião da galera dev aqui da comunidade, se vocês fossem começar a trabalhar no ramo agora, por onde começariam? minha estratégia inicial era só caçar alguma vaga que eu tenha interesse no linkedin e estudar os requerimentos da vaga que não precisassem de certificação e tentar aplicar pras do exterior. mas o que vocês me recomendam? Agradeço a ajuda desde já 🙏 1 hora atrás, Jennifer Herschel Maia disse: Estou em um dilema parecido por aqui. Trabalho atualmente na area financeira e estou fazendo facu de ADS, tentando migrar de area. Li os comentários e ajudou muito. Post bacana demais 😊 Algumas considerações finais: Divirta-se enquanto aprende. Vai ser chato, complicado, você vai errar e vai se sentir como incapaz alguns momentos, normal não desista, tente levar na brincadeira. Não se estresse muito ( a queda de cabelo é natural, mas não precisa ser acelerada). Não existe dúvida ruim, se tem dúvida em perguntar, pergunte a si mesmo antes, as vezes você já sabe a resposta só está confuso. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
George Redivo Postado Sexta-feira às 17:32 Compartilhar Postado Sexta-feira às 17:32 17 horas atrás, Sergio Tanaka disse: eu vou discordar um pouquinho mais eu iria direto pra contribuir em projeto open source Boa opção tb. Ali tu consegue ver códigos reais de pessoas mais experientes... Boa ideia 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts