Jump to content
  • 0

Debentures e classificação de risco

Ricardo Toldo

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Debêntures são considerados investimentos de risco porque além de não possuir a cobertura do FGC, possuem o pagamento condicionado ao emissor.

Ainda que no caso citado você exemplifica uma estatal e de um setor perene, se a diretoria decidir congelar os pagamentos e utilizar o dinheiro para outros fins, os credores terão que aguardar ou entrar na justiça para reaver o dinheiro.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Debêntures são considerados investimentos de risco porque além de não possuir a cobertura do FGC, possuem o pagamento condicionado ao emissor.

Ainda que no caso citado você exemplifica uma estatal e de um setor perene, se a diretoria decidir congelar os pagamentos e utilizar o dinheiro para outros fins, os credores terão que aguardar ou entrar na justiça para reaver o dinheiro.

Caraca, eu deixar passar isso ou o Raul não falou na aula? Debentures então realmente são bem arriscadas

Link para compartilhar

• 0

Olá,

a maioria das debentures sérias tem seu grau de risco availado por agências renomadas, exemplo Fitch.

Vale a pena analisar a nota dessa agencia para ter um pouco mais de base em relação ao risco.

Com bem dito anteriormente, elas não tem cobertura do FGC, isso é passado na aula. 

Também adicionando um ponto do Raul, importante priorizar debentures de empresas listadas em bolsa, que tem uma expoisção maior ao mercado.

Lembrando que normalmente quanto maior o pagamento, tem seu premio de risco atrelado.

Abraços

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

se quiser se expor um pouco em debentures com um risco menor, de uma olhada no fi infra JURO11
sao 130+ debentures onde a maior exposicao é pouco mais de 2%

a rentabilidade é mto boa pois como sao 100% debentures incentivadas, o bichinho eh isento de IR inclusive nas cotas

vale o estudo, eu me exponho em debentures por ele

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 21/02/2025 at 14:46, Ricardo Toldo disse:

Caraca, eu deixar passar isso ou o Raul não falou na aula? Debentures então realmente são bem arriscadas

Na aula 13 do módulo 3 há uma excelente explicação sobre Debêntures, vale a pena assistir mais uma vez com calma.

É importante entender que, enquanto o seu patrimônio permitir o 1 milhão assegurado pelo FGC, sua exposição em Debênture pode ser mínima (eu tenho 6, de pequeno valor cada, sendo a mais rentável IPCA + 13%), e isso te ajuda a desenvolver experiência com essa classe de ativos.

Quando você já tiver passado de 1 milhão em patrimônio, dê maior peso a elas em uma possível seleção.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, man

A CASAN é uma empresa de economia mista,  e o governo tem a maior parte das ações e da as carta na administração. No caso ela seria sucetível aos problemas de empresa pública, que como "regra geral" são problemas com sindicatos, greves, ineficiência e má gestão. Além de receber do cliente final, que sempre pode fazer gato no relógio de água ou ter alto nível de inadimplência.

Em período de eleição, em geral a administração das empresas públicas são focadas em reeleger a gestão atual, não em necessariamente em resolver problemas prioritários. Então dá pra contar que de 3 em 3 anos vai ter governador de estado dando pitaco em gestão de empresa de economia mista.

Não sei se esses são os critérios da plataforma para marcar como sofisticado, mas eu trabalho no setor de distribuição de energia, que é bem similar ao de água e vejo isso aí no dia a dia.

Fazendo uma regra de 3 de energia para água, acredito que possa ser isso. Mesmo que não seja, no geral essas empresas tem esses problemas aí que precisam ser levados em conta na hora de por na balança.

Mesmo com todos esses problemas, eu não consigo ver uma Casan quebrando ou não pagando um empréstimo de debenture, pq num caso desse o governo federal iria mandar dinheiro para dar um help, mas certamente poderiam ficar um tempo sem pagar, dando calote e depois tentar renegociar.

Editado por Diego Da Silva Marcelino
Complemento.
Link para compartilhar

• Criar novo...