Jump to content
  • 0

Análise de ações

Jean Max Cardeal Barbosa

Pergunta

Olá sardinhas!

Estou iniciando na análise de ações, e como qualquer inciante em alguma coisa tenho algumas dúvidas.

-1°: em relação aos relatórios das empresas. Gostaria de saber se eu ler apenas o último relatório (ou demonstração financeira) da empresa já está bom para uma análise considerada boa. Por exemplo, estou analisando a Sabesp, e vi a demonstração de 2023, fiquei curioso e decidi ver a de 2020, ano da pandemia e que a empresa deu uma afogada no esgoto kkkk. Apesar de aprender bastante coisa nova, está me custando muito tempo.

-2°: Assistir as apresentações em vídeo pode ser uma maneira mais direta de levantar os principais pontos da empresa?

-3°: São tantos números. A correlação entre os números e saúde da empresa e setor vem com o tempo? Parece que eu estou lendo milhões de números sem entender realmente o que significam.

Agradeço quem puder ajudar!

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, @Jean Max Cardeal Barbosa!

20 minutes ago, Jean Max Cardeal Barbosa disse:

-1°: em relação aos relatórios das empresas. Gostaria de saber se eu ler apenas o último relatório (ou demonstração financeira) da empresa já está bom para uma análise considerada boa. Por exemplo, estou analisando a Sabesp, e vi a demonstração de 2023, fiquei curioso e decidi ver a de 2020, ano da pandemia e que a empresa deu uma afogada no esgoto kkkk. Apesar de aprender bastante coisa nova, está me custando muito tempo.

Se quiser fazer um bom entendimento da empresa, na minha opinião ler somente um ou dois relatórios é pouca coisa. Estudar uma empresa pra valer realmente leva tempo. Me lembro de em uma live que o próprio Raul disse que costuma levar uns três ou quatro meses para analisar uma empresa  😅

Ver apenas um ou dois relatórios não vai ajudar a entender a empresa no detalhe, como ela cresceu, como vem sendo sua operação, seus lucros, suas margens ao longo dos anos. Talvez sejamos induzidos a erros vendo, por exemplo, números excelentes em um exercício e deixar escapar que talvez este números sejam devido a fatos não recorrentes.

23 minutes ago, Jean Max Cardeal Barbosa disse:

-2°: Assistir as apresentações em vídeo pode ser uma maneira mais direta de levantar os principais pontos da empresa?

Acho que varia de pessoa pra pessoa. Eu particularmente prefiro sentar na cadeira, fazer uma café e ler relatórios para ir direto aos pontos que eu quero e julgo importantes.

24 minutes ago, Jean Max Cardeal Barbosa disse:

-3°: São tantos números. A correlação entre os números e saúde da empresa e setor vem com o tempo? Parece que eu estou lendo milhões de números sem entender realmente o que significam.

Sim, vem com o tempo e prática. No começo é difícil mesmo. Depois parece que volta no começo, é tranquilo  😂

Brincadeira a parte. Realmente é pratica, é ler relatórios, interpretar números.

Mas temos bons conteúdos para reforçar isso. O primeiro seria assitir o módulo mais de uma vez. O conteúdo é denso mesmo e requer mais dedicação. Depois, tem conteúdo bônus e um módulo extra do curso gratuito para nós alunos onde é possível aprofundar um pouco mais no tema. E por fim, tem conteúdo novo saindo no canal abaixo:

https://youtube.com/@douglasribeiroauvp?si=JGCI-uAI8DSEP9Mw

O Douglas é um consultor fera demais da AUVP e está criando um conteúdo muito bom que ajuda nessa parte de análise!

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite @Eddy Paulini!

4 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Ver apenas um ou dois relatórios não vai ajudar a entender a empresa no detalhe, como ela cresceu, como vem sendo sua operação, seus lucros, suas margens ao longo dos anos. Talvez sejamos induzidos a erros vendo, por exemplo, números excelentes em um exercício e deixar escapar que talvez este números sejam devido a fatos não recorrentes.

Bom, sendo assim fico mais a vontade pra fazer uma análise mais detalhada e não pensar que estou "perdendo tempo".

Sim, vem com o tempo e prática. No começo é difícil mesmo. Depois parece que volta no começo, é tranquilo  😂

Agora você me motivou de vez! 😅
Vou reassistir o módulo e revisar minhas anotações..

Espero que ajude!

Ajudou com certeza, vlw!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
50 minutes ago, Jean Max Cardeal Barbosa disse:

Boa noite @Eddy Paulini!

Bom, sendo assim fico mais a vontade pra fazer uma análise mais detalhada e não pensar que estou "perdendo tempo".

Agora você me motivou de vez! 😅
Vou reassistir o módulo e revisar minhas anotações..

Ajudou com certeza, vlw!

@Jean Max Cardeal Barbosa,

As primeiras vezes q fazemos algo diferente parece ser um bicho de sete cabeças não? Andar de bicicleta, nadar, conduzir um veículo, etc.. Depois vai ficando cada vez mais fácil... E a mesma coisa!

A hr q internalizar os conceitos, o q é importante para vc, segundo seus critérios, aí a coisa anda meu amigo!

Importante é não desistir! 😉

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

As primeiras vezes q fazemos algo diferente parece ser um bicho de sete cabeças não?

Parece um bocado complicado! A comunidade ajuda bastante nesse ponto, tem muito conteúdo aqui também.

9 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Importante é não desistir! 😉

Só bora! 👊

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
48 minutes ago, Jean Max Cardeal Barbosa disse:

Parece um bocado complicado! A comunidade ajuda bastante nesse ponto, tem muito conteúdo aqui também.

@Jean Max Cardeal Barbosa isso é um ponto legal que comentou. Pesquise aqui na comunidade alguns estudos feitos de empresas. Apesar de terem alguns estudos que já fazem um tempinho, vai ter ali informação sobre algum exercício, detalhes do que o pessoal se atentou nas empresas, o que chamou a atenção, particularidades que encontram nos setores, enfim, tem uma gama boa de informação.

Aproveitando o ensejo do tema comunidade também, eu sempre recomendo a turma postar aqui os estudos que elas fazem sobre as empresas. Poste o que você concluiu, o que você interpretou, o que achou legal ou não na empresa, etc.

Assim, você "registra" seu estudo que é uma excelente forma de gravar conhecimento e colocar a cabeça pra funcionar formulando suas conclusões com base nos estudos bem como tem uma galera pra dar pitaco, ajudar a enxergar as coisas com outros pontos de vista, ver algo que talvez deixamos passar batido.

Só tem a ganhar com essa prática!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Jean Max Cardeal Barbosa isso é um ponto legal que comentou. Pesquise aqui na comunidade alguns estudos feitos de empresas. Apesar de terem alguns estudos que já fazem um tempinho, vai ter ali informação sobre algum exercício, detalhes do que o pessoal se atentou nas empresas, o que chamou a atenção, particularidades que encontram nos setores, enfim, tem uma gama boa de informação.

Aproveitando o ensejo do tema comunidade também, eu sempre recomendo a turma postar aqui os estudos que elas fazem sobre as empresas. Poste o que você concluiu, o que você interpretou, o que achou legal ou não na empresa, etc.

Assim, você "registra" seu estudo que é uma excelente forma de gravar conhecimento e colocar a cabeça pra funcionar formulando suas conclusões com base nos estudos bem como tem uma galera pra dar pitaco, ajudar a enxergar as coisas com outros pontos de vista, ver algo que talvez deixamos passar batido.

Só tem a ganhar com essa prática!

Sim, muito bacana a troca de informações por aqui (em todos os níveis kk). Inclusive antes de abrir este tópico eu li muitas outras dúvidas pra ver se já não tinham perguntado a mesma coisa mas acabei não encontrando..

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...