Jump to content

Avanços em processadores quânticos

Recommended Posts

O backlog da microsoft nesse momento:

Colocar datacenters no oceano.
Comprar usina nuclear pra alimentar IA
Criar um novo estado da matéria e uma partícula para criar processador quântico escalável

https://exame.com/tecnologia/microsoft-anuncia-majorana-1-o-maior-avanco-da-empresa-em-computacao-quantica/

Bom, sei que com o tempo vão ser criados criptografias quânticas e outras coisas pra caso a computação quantica fique mais popular. Hj ainda está no mundo das ideias, mas cada vez está chegando mais perto.

Vcs que manjam dos bitcoins, acham que a segurança do bitcoin pode ser prejudicada caso se popularize a computação quântica daqui uns bons anos? Eu só conheço superficialmente o desenvolvimento do bitcoin.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

6 horas atrás, Gustavo Guedes disse:

Bom, sei que com o tempo vão ser criados criptografias quânticas e outras coisas pra caso a computação quantica fique mais popular.

Vcs que manjam dos bitcoins, acham que a segurança do bitcoin pode ser prejudicada caso se popularize a computação quântica daqui uns bons anos? Eu só conheço superficialmente o desenvolvimento do bitcoin.

A blockchain, é baseada na verificações de vários "computadores", para "quebrar" a blockchain, e fazer uma alteração, seria preciso quebrar a de todas as "testemunhas", o que daria um custo computacional alto, maior que  a próprio valor da transação. Isto acontecendo varias vezes por segundo.

A proteção da blockchain esta justamente na descentralização, não basta hackear um computador para roubas seus BTCs

Link para compartilhar

2 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

A blockchain, é baseada na verificações de vários "computadores", para "quebrar" a blockchain, e fazer uma alteração, seria preciso quebrar a de todas as "testemunhas", o que daria um custo computacional alto, maior que  a próprio valor da transação. Isto acontecendo varias vezes por segundo.

A proteção da blockchain esta justamente na descentralização, não basta hackear um computador para roubas seus BTCs

Sim, mas sabendo a chave pública de alguém e com avanço da computação quântica vai ser possível calcular a chave privada da pessoa, retirando os bitcoins dela, não?

• Brabo 1
Link para compartilhar

Existe sim a possibilidade da quebra de criptografia, devido ao alto poder computacional que um pc quântico pode atingir, mas executar isso, não me parece tão simples.
Primeiro, que a computação moderna, usa paradigma binário em todos os componentes físicos e lógicos, o computador quântico, usa como base o qubit. Daí, um pc quântico, só será compatível com outros componentes que trabalhe com o mesmo paradigma.

Existe a possibilidade de algum componente estar fazendo essa conversão entre bits e qubits e mesmo se milagrosamente funcionar? Existe! Mas acredito que performance disso seria muito baixa.

Atualmente, tudo que é quântico, está em sandbox quântico (redes, processador, memoria, etc).
Tudo que existe no paradigma em bits, precisaria ser migrado para qubit e descontinuar o paradigma atual. Então do meu ponto de vista, não a ameaça da computação quântica matar o blockchain é muito baixa.

Link para compartilhar

45 minutes ago, Gustavo Guedes disse:

Sim, mas sabendo a chave pública de alguém e com avanço da computação quântica vai ser possível calcular a chave privada da pessoa, retirando os bitcoins dela, não?

sim, mas do mesmo modo também tem avanços na criptografia pós-quântica.

A criptografia pós-quântica utiliza problemas matemáticos que são difíceis tanto para computadores clássicos quanto para os quânticos, como:

• Criptografia baseada em redes (lattices): Difícil de quebrar, mesmo com computação quântica.
  • Códigos corretores de erros: Usam teoria de códigos para garantir segurança.
  • Funções de hash: Seguras contra inversões quânticas.

Esses novos algoritmos estão em desenvolvimento e padronização pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), que está selecionando as melhores soluções para substituir os sistemas atuais.

Link para compartilhar

• Criar novo...