Jump to content
  • 0

Reorganização de Carteira

Hélio Valoz

Pergunta

Bom dia, pessoal.

Tem um tempinho que já faço alguns investimentos, mas apenas em fundos imobiliários e ações brasileiras. Agora ao finalizar o módulo 8 vejo a necessidade de redesenhar a minha carteira pela necessidade de abranger mais tipos de investimento. Tenho cerca de 45k de investimento e pretendo fazer um aporte de mais 60-70k nos próximos dias, só que ainda assim esse aporte não chegaria aos fundos imobiliários e ações brasileiras por já ocuparem a minha antiga carteira e ter a necessidade de investir em renda variável internacional e renda fixa.

Acontece que essa antiga carteira está carregada em bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, além de Itaúsa) e com apenas dois fundos imobiliários, sendo que a maioria em apenas um, o TGAR11. Gostaria de uma ajuda e opinião de vocês sobre a possibilidade de manter esses ativos ou realizar a venda de alguns para reequilibrar a carteira logo de início.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
21 minutes ago, Hélio Valoz disse:

Bom dia, pessoal.

Tem um tempinho que já faço alguns investimentos, mas apenas em fundos imobiliários e ações brasileiras. Agora ao finalizar o módulo 8 vejo a necessidade de redesenhar a minha carteira pela necessidade de abranger mais tipos de investimento. Tenho cerca de 45k de investimento e pretendo fazer um aporte de mais 60-70k nos próximos dias, só que ainda assim esse aporte não chegaria aos fundos imobiliários e ações brasileiras por já ocuparem a minha antiga carteira e ter a necessidade de investir em renda variável internacional e renda fixa.

Acontece que essa antiga carteira está carregada em bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, além de Itaúsa) e com apenas dois fundos imobiliários, sendo que a maioria em apenas um, o TGAR11. Gostaria de uma ajuda e opinião de vocês sobre a possibilidade de manter esses ativos ou realizar a venda de alguns para reequilibrar a carteira logo de início.

Bom dia!

Acredito que dos bancos que você já tem em carteira, deveria escolher os que mais te agradam e aí pensar o que fazer com os outros, com relação a Fundos imobiliários, acho muito preocupante um percentual tão alto no TGAR11, fundo de muito risco, talvez você possa reavaliar se vale a pena estar tão concentrado nesse ativo, se não poderia distribuir uma parte dele em outros fiis.

Depois de deifnir como vai ficar sua macro alocação, você pode distribuir esse novo aporte tentando ajustar aos percentuais definidos, talvez fazendo um pouco de venda dos ativos mais concentrados e dos bancos que não seguirão em sua carteira.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Acredito que o melhor a ser feito seria ir aportando (e diversificando os aportes) até que a carteira se reequilibre de forma natural e caso veja a necessidade de vender algum dos bancos, faça isso mais adiante. Também acredito que o melhor seria realizar os aportes de forma fracionada e não aportar os 60-70k de uma vez só (Poderia realizar aportes de 10k durante 6-7 meses por exemplo), pois acaba diminuindo o risco de entrar em um momento não tão bom naquele ativo.

Concordo com o @Jaimson Bispo sobre um percentual tão alto em TGAR11, seria bom aumentar o número de FIIs na carteira visando uma diversificação maior em diferentes segmentos (entre shoppings, logística, lajes corporativas, títulos imobiliários, etc) e garantindo maior segurança. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...