Jump to content

Recommended Posts

Fala, pessoal!

Queria pegar algumas dicas com vcs porque tô que nem o meu antigo celta 1.0 quando pegava uma subida na chuva: ficava patinando e não saia do lugar. A questão é que estou assim com o patrimônio...

Acontece que sou o único com renda na família (minha esposa até tem um negócio, mas por enquanto só está se pagando - pelo menos hahahah). Consegui atingir um patamar patrimonial interessante, mas não suficiente para a liberdade financeira, mas tenho enfrentado muita dificuldade em manter os aportes mensais. Se eu faço logo que cair o salário, preciso tirar da reserva depois.

Há algum tempo tive uma conquista legal sobre consciência de onde o dinheiro vai e achei que conseguiria organizar a vida financeira, mas no fim do mesmo mês vieram várias coisas não previstas e acabou que nada sobrou para investir :/. O porém é que todo mês tem alguma coisa que não há como prever (nunca é a mesma coisa) e que me tira essa oportunidade de aportar.

Já revi os gastos e, a menos que eu passe a comprar sambiquira ao invés do peito de frango, não tem lá muito onde cortar. Tenho procurado, também, algumas fontes para fazer uns trabalhos paralelos e tentar aumentar o income.

Gostaria de dicas / sugestões. Valeu! 🫡

• Brabo 1
Link para compartilhar

O melhor investimento é não gerar dívida.

Se não está com segurança que tem sobra para investir, não invista. É melhor ficar 3 meses sem investir, do que errar e acabar tendo que fazer besteira (rolar dívida do cartão, entrar no limite, adiantar sacar de um investimento antes da hora).

Para o dia a dia, se vc tem uma reserva de emergência remunerada (eu uso um fundo que rende o CDI e me permite saques a qqr momento), coloca tudo o que entra lá, e vai usando isso para pagar o dia a dia. Já vai te dar algum rendimento. Com a Selic onde está, na prática, é quase a mesma coisa que um investimento mais 'elaborado'.

Vai acompanhando como a sua reserva aumenta / diminui ao longo dos meses. Se estiver caindo constantemente, precisa ajustar os custos, não tem muito o que fazer...

Se subiu (depois de uns 6 meses, por ex.), tira o 'excedente' e aí faz o seu aporte. Não é mensal, mas é melhor que arriscar entrar no vermelho sem precisar... (e nesse período o dinheiro não ficou parado, então 'conta' como investimento também).

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

2 horas atrás, Caio Henrique De Felice disse:

Fala, pessoal!

Queria pegar algumas dicas com vcs porque tô que nem o meu antigo celta 1.0 quando pegava uma subida na chuva: ficava patinando e não saia do lugar. A questão é que estou assim com o patrimônio...

Acontece que sou o único com renda na família (minha esposa até tem um negócio, mas por enquanto só está se pagando - pelo menos hahahah). Consegui atingir um patamar patrimonial interessante, mas não suficiente para a liberdade financeira, mas tenho enfrentado muita dificuldade em manter os aportes mensais. Se eu faço logo que cair o salário, preciso tirar da reserva depois.

Há algum tempo tive uma conquista legal sobre consciência de onde o dinheiro vai e achei que conseguiria organizar a vida financeira, mas no fim do mesmo mês vieram várias coisas não previstas e acabou que nada sobrou para investir :/. O porém é que todo mês tem alguma coisa que não há como prever (nunca é a mesma coisa) e que me tira essa oportunidade de aportar.

Já revi os gastos e, a menos que eu passe a comprar sambiquira ao invés do peito de frango, não tem lá muito onde cortar. Tenho procurado, também, algumas fontes para fazer uns trabalhos paralelos e tentar aumentar o income.

Gostaria de dicas / sugestões. Valeu! 🫡

ta no caminho certo, apenas persistir e engordar a reserva de emergência

Se todo mês tem um imprevisto diferente, é algo previsível que vai gastar mais, leve em conta essa previsão nos seus gastos.

Apertar os cintos por alguns meses e procurar aumentar o income é o caminho

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...