Jump to content
  • 0

Vale a pena desistir do imovel?

Convidado Anônimo

Pergunta

Eu fiz uma cagada em 2022 (muito antes de entrar na AUVP), comprei um imovel financiado pela caixa, o corretor disse que era MCMV mesmo eu possuindo uma renda mais alta do que o programa aceita. Fiz a compra daquele apartamento em especifco na planta pq o empreendimento era ok e era MCMV.

O apartamento está para ser entregue agora em junho/2025, a evolução de obra passa de 3k e a parcela (segundo documento da caixa, que descobri por não ser MCMV vai ter correção no valor da parcela) começa em 3500 reais.

Eu estava decidida a morar no apartamento mas atualmente eu moro em lugar muito bacana (aluguel) que eu não gostaria de sair, é perto do trabalho a qualidade de vida é melhor, eu saio sem medo na rua (claro pra uma realidade de SP), me sinto bem aqui hoje.

O apartamento comprado é em um lugar que se eu não tiver carro ou sair de uber dificilmente terei tranquilidade pra ir na padaria a pé e também não é muito perto de metro, o lugar não é horrivel mas por ser proximo a uma rodovia e a um viaduto vocês podem imaginar como é andar na região a pé

Tenho a opção de alugar/vender/distratar o imovel com a cury, eu pensei em alugar mas fazendo alguns calculos de padaria me preocupa passar um longo tempo apertada sem conseguir investir nem ter lazer tranquilamente, gastos com vistoria, piso, condominio, eventuais moveis, fora o tempo do apartamento fechado aguardando locatario, pela calculadora do quinto andar foi sugerido cobrar 1700 a 1900 no aluguel

Gostaria da opnião de vocês, vale a pena alugar mesmo que eu passo de 1 a 2 anos apertada com as despesas, porém terei um imovel caso precise no futuro (espero que nunca aconteça mas é possibilidade que me passou na mente)? Ou vender (não sei se seria tão simples) e talvez não recuperar o que ja paguei mas poder ter o valor que hoje é bloqueado, livre para investir? ou tentar o distrato com a construtora, o que posso ter que envovler honorarios de advogados?

Alguns dados:
O financiamento é com a caixa, origem de recursos: SBPE, Norma: SFH, Amortização SAC/TR

Valor do imovel 393.000,00 fica no peri peri, butantã SP

Taxa nominal(%a.a): 8.3712, Taxa efetiva(%a.a): 8.7000

Apartamento de 44m2 com varanda (3m2) e vaga de garagem

Hoje eu pago 2000 de aluguel e moro proximo ao ibirapuera (sim o valor é baixo pq sou amiga da proprietaria), meu salario é de 12k e atualmente consigo investir mais ou menos 2500 por mês

Por favor gostaria de opniões porque não tenho com quem conversar a respeito e realmente não sei o que vale mais a pena a curto e longo prazo, Obrigada pessoal

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Considerando que você já mora bem em um lugar bacana, perto do trabalho e com qualidade de vida, parece que a compra do imóvel não está alinhada com seus objetivos de curto e médio prazo.

Se você não vê o imóvel como um patrimônio para morar a longo prazo, talvez vender ou distratar seja a melhor escolha para liberar o dinheiro e investir de forma mais flexível.

Alugar pode ser uma boa, mas se você vai se apertar financeiramente, talvez seja melhor repensar. O valor do aluguel não vai cobrir os custos e pode afetar seus planos de investimentos.

Acredito que vender ou distratar pode ser a melhor escolha, pois te dá liberdade financeira para focar em investimentos que vão gerar uma rentabilidade melhor e mais flexível. No longo prazo, você pode conseguir mais com os investimentos do que com o imóvel, além de poder morar em um lugar que realmente te agrada, sem o peso do financiamento.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite, tentarei complementar a resposta do Ricardo-senpai.

Se você vai ficar sufocada ao insistir no imóvel, sugiro se desfazer, por mais que tenhamos na cabeça que desde pequeno um imóvel é algo que todo mundo precisa ter com "urgência", não vale a pena se você já esta bem atualmente e não vê problemas em um curto prazo, ficar mal não irá contribuir em nada para a sua saúde mental e física. Tente investigar direito se realmente entendeu errado ou se levaram você a erro de proposito na hora de adquirir o contrato e assinar, pois isso é problemático e podem ter que refazer o seu contrato ou . 

Considerando que seu aporte mensal é de R$2500,00 e paga um aluguel e está confortável, desfaça o trato ou tente ofertar o apartamento para vender, se ele estiver pronto para ser alugado até o final do ano e você não tiver vendido ou se desfeito dele, tente alugar e manter ele em venda, um apartamento alugado pode ser uma oportunidade para alguém. Mas se ele não pagar os próprios custo, não da para considerar um investimento, mas sim uma bomba de tirar o sono.

Espero ter ajudado

Link para compartilhar

• Criar novo...