Jump to content
  • 0

SAPR

Pergunta

Bom dia! Estou começando a investir e gostaria de aprender mais sobre o setor de saneamento. Tenho visto discussões sobre a Sanepar (SAPR), mas me surgiu uma dúvida: será que empresas focadas em um único estado, como a Sanepar, têm seu crescimento limitado? A infraestrutura de saneamento no Brasil como um todo também me intriga. Minha questão é sobre o setor, e não sobre a ação da Sanepar em si. Agradeço qualquer informação que possa me ajudar a entender melhor este mercado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 minutes ago, João Pedro Cavalcante De Farias disse:

Bom dia! Estou começando a investir e gostaria de aprender mais sobre o setor de saneamento. Tenho visto discussões sobre a Sanepar (SAPR), mas me surgiu uma dúvida: será que empresas focadas em um único estado, como a Sanepar, têm seu crescimento limitado? A infraestrutura de saneamento no Brasil como um todo também me intriga. Minha questão é sobre o setor, e não sobre a ação da Sanepar em si. Agradeço qualquer informação que possa me ajudar a entender melhor este mercado!

Pensa o seguinte, qndo sua energia, conta de telefone ou água sobem, você por algum motivo deixa de tomar banho quente, ou toma menos banho, se tem que lavar sua roupa 2 ou 3 vezes, passa a lavar uma? Talvez o celular vc migre para um plano novo promocional por um ano, mas continuará pagando a continha desse itens que são pagos todo mês e ajustados todos os anos, é assim que as empresas conseguem transferir indiretamente ou diretamente o aumento dos custos para operar.

"A Sanepar atende mais de 10 milhões de pessoas no Paraná com abastecimento de água tratada, abrangendo 100% da população urbana dos municípios atendidos.  Em relação ao esgotamento sanitário, mais de 7,2 milhões de paranaenses, representando cerca de 80% da população urbana, têm acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Para ampliar ainda mais esses serviços, a Sanepar planeja investir aproximadamente R$ 12 bilhões entre 2025 e 2029, com o objetivo de alcançar 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033, antecipando as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento.

Esses investimentos visam não apenas expandir a infraestrutura de saneamento, mas também melhorar a qualidade de vida e a saúde da população paranaense, promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o estado."

Todo estado Brasileiro, tem uma empresa estadual de água, tratamento de esgoto e afins acredito que tem margem para crescimento, porém sempre exige Investimento que não é baixo, geralmente obras que não trazem visibilidade para os governantes, por isso tá na mão do Estado, muitos dizem que privatizando funcionária melhor? Será?! Eu não sei.

No Brasil, existem leis que infelizmente não são cumpridas e a fiscalização é uma piada, nossas estradas, obras de infraestrutura nas pequenas e grandes cidades, vide pan e copa do mundo que deveria ter deixado um legado (só o bolso cheio das grandes empreiteiras e políticos).

A meu ver o grande lance tá na capacidade da empresa conseguir ajustar suas tarifas, querendo ou não ter previsibilidade do recebimento, até pq é um negócio que dificilmente vem outra prestadora querendo tomar o cliente, não existe concorrência, criar toda uma infraestrutura em paralelo a existente é quase que impossível.

Existem hj 20 empresas estaduais, contra 5 privadas, daí vc tira, a meu ver se temos um problema é como sempre a ineficiência do Estado, os penduricalhos, gente com cargo e a bagunça que a política faz dentro destas empresas.

A quem diga para não investir em empresas, onde tem dedo do Estado.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, João Pedro Cavalcante De Farias disse:

será que empresas focadas em um único estado, como a Sanepar, têm seu crescimento limitado?

Oi, a resposta mais verdadeira é provavelmente sim, pois a empresa é um espelho dos seus funcionário, basta ver os serviços públicos que temos hoje em dia, se a empresa focar em lucro e melhorar seus processos para economizar gerar mais valor, ela não tem limites, mas analise o comparativo, quantas empresas publicas crescem e evoluem na mesma proporção que as do mercado privado?

Você pessoalmente entraria na prefeitura e chamaria todos funcionários de lá para trabalharem na sua empresa?

O lado bom de ter uma empresa privada prestando o serviço é que voce pode processar caso ela venha a lhe causar algum mal ou um trabalho porco, ja uma empresa publica nao irá ter consequencias nem para a empresa e nem para o funcionario. pois eu diria que 40% está ali para fazer o minimo e receber o salario garantido, sem contar na os salarios de Cargos de Confiança que sao indicados pela administração publica.

Espero ter ajudado com uma nova visão.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/02/2025 at 00:07, João Pedro Cavalcante De Farias disse:

Por ser de um setor essencial para a população, provavelmente o estado não a deixará quebrar, o que é um ponto positivo. Tem a questão da eficiência das estatais né..

Atualmente a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento está com uma oportunidade interessante em debênture.

Link para compartilhar

• 0
On 26/02/2025 at 00:07, João Pedro Cavalcante De Farias disse:

O saneamento básico é uma concessão pública do município. Guarde isso. Os municípios são os donos dos serviços de saneamento básico.

Antigamente, as prefeituras firmavam contratos diretamente com as empresas públicas de seus estados, sem grandes preocupações. Isso acontecia porque a maioria dos municípios, historicamente, não tem estrutura para planejar esse tipo de serviço.

Com o tempo, surgiram as licitações e concessões públicas de saneamento. Ou seja, os municípios passaram a ter a opção de fechar acordos diretos com empresas estatais ou licitar os serviços. No entanto, na prática, a maioria dos municípios continuava delegando o serviço às empresas estaduais por falta de estrutura para gerenciá-lo. No máximo, estabeleciam alguns critérios para a prestação do serviço e a assinatura dos contratos de concessão, geralmente com prazo de 30 anos (incluindo tarifa social, metas de universalização, entre outros).

Então veio o Marco do Saneamento, trazendo uma grande mudança: agora, os municípios são obrigados a licitar as concessões, e empresas privadas, públicas ou mistas podem escolher se querem participar ou não. Com a assinatura do Marco, a maioria das concessões foi renovada por mais 30 anos. No entanto, a partir desse novo modelo (implantado há alguns anos), as empresas públicas não têm mais garantia de novos contratos.

Agora, elas precisam disputar os contratos por meio de licitações, seja diretamente com os municípios ou por meio de consórcios regionais de municípios.

Esse é um desafio enorme para empresas como SABESP, SANEPAR e tantas outras estaduais, e ainda não está no radar da maioria dos analistas.

Se você queria saber algo diferente sobre o setor, espero ter ajudado!

P.S. As empresas públicas podem buscas contratos onde elas quiserem. Incluindo fora do estado. 

Editado por Habib Georges Jarrouge Neto
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...