Jump to content
  • 1

Onde investir meu capital de giro

Felipe Ramiro De Borba

Pergunta

Olá, primeiro gostaria de contextualizar, estou no modulo 4 do curso e estou com 170 mil parado na conta pj, mas esse dinheiro vou precisar daqui uns meses, somos do ramo de moda praia, por conta disso nosso ganho é sazonal, a empresa não para durante o ano, por conta disso preciso ter o valor aplicado disponivel para o ano, ja que nao consigo deixar ele parado por muito tempo, no momento tenho investido em CDBs 710 mil reais, 110 mil no CDB do bradesco no qual o meu gerente da conta me indicou na época, e 600 mil na xp, onde tenho assessória, mas gostaria de me desvincular deles, estou esperando abrirem a conta pj no btg para migrar os titulos, enquanto isso vou aplicar na corretora da xp, todo esse valor que tenho aplicado talvez seja gasto, para pagar contas durante o ano, minha duvida é, vou ir la nas ações de renda fixa, ver um CDB legal até a data 03/09/2025 que eu vou precisar provavelmente nessa data, ou coloco uma data bem maior e quanto precisar vendo? e sobre a decisão onde investir e para pesquisar no banco data e ver se estiver acima do índice de basileia e se gerou lucro nos últimos 5 anos? precisa de mais algum critério importante sera?

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Felipe Ramiro De Borba disse:

ou, lá, primeiro gostaria de contextualizar, estou no modulo 4 do curso e estou com 170 mil parado na conta pj, mas esse dinheiro vou precisar daqui uns meses, somos do ramo de moda praia, por conta disso nosso ganho é sazonal, a empresa não para durante o ano, por conta disso preciso ter o valor aplicado disponivel para o ano, ja que nao consigo deixar ele parado por muito tempo, no momento tenho investido em CDBs 710 mil reais, 110 mil no CDB do bradesco no qual o meu gerente da conta me indicou na época, e 600 mil na xp, onde tenho assessória, mas gostaria de me desvincular deles, estou esperando abrirem a conta pj no btg para migrar os titulos, enquanto isso vou aplicar na corretora da xp, todo esse valor que tenho aplicado talvez seja gasto, para pagar contas durante o ano, minha duvida é, vou ir la nas ações de renda fixa, ver um CDB legal até a data 03/09/2025 que eu vou precisar provavelmente nessa data, ou coloco uma data bem maior e quanto precisar vendo? e sobre a decisão onde investir e para pesquisar no banco data e ver se estiver acima do índice de basileia e se gerou lucro nos últimos 5 anos? precisa de mais algum critério importante sera?

Boa noite, @Felipe Ramiro De Borba !

Pelo que consegui entender, apesar de se saber uma data quando você precisaria do dinheiro, entendo que uma liquidez diária seria mais benéfico por você poder ter acesso ao dinheiro. Aliás, na minha opinião o dinheiro de uma empresa deve estar sempre disponível mesmo que hajam essas sazonalidades.

Logo, recorrer a CDBs que tenham alguma rendimento o mais próximo possível da Selic (98, 99 ou até mesmo os 100%  do CDI) me parece o ideal.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Oi, Boa tarde Felipe.

Acredito que você deveria aplicar uns 60% em títulos de liquidez diária da selic, considerando que é um dinheiro que "foi feito para ser usado", e uma parte manter como reserva pois imprevistos podem acontecer e é bom estar preparado. Como é um dinheiro ja marcado tem que evitar ao máximo arriscar por uma rentabilidade um pouco maior ou em títulos de datas muito prolongadas que pois podem comer seu dinheiro sem que você perceba em uma emergência.

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Pablo Rickson disse:

Oi, Boa tarde Felipe.

Acredito que você deveria aplicar uns 60% em títulos de liquidez diária da selic, considerando que é um dinheiro que "foi feito para ser usado", e uma parte manter como reserva pois imprevistos podem acontecer e é bom estar preparado. Como é um dinheiro ja marcado tem que evitar ao máximo arriscar por uma rentabilidade um pouco maior ou em títulos de datas muito prolongadas que pois podem comer seu dinheiro sem que você perceba em uma emergência.

Espero ter ajudado.

Boa noite, @Pablo Rickson !

Não sei se entendi certo sua colocação. Mas PJ não pode investir no tesouro. Somente PF.

A única alternativa seria comprar títulos de tesouro no mercado secundário o qual é possível encontrar corretoras fazendo isso, mas não sei afirmar se existiria a liquidez diária ou taxas que a corretora pode cobrar nestes título e prejudicar a rentabilidade gerando algum tipo de custo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Pablo Rickson !

Não sei se entendi certo sua colocação. Mas PJ não pode investir no tesouro. Somente PF.

A única alternativa seria comprar títulos de tesouro no mercado secundário o qual é possível encontrar corretoras fazendo isso, mas não sei afirmar se existiria a liquidez diária ou taxas que a corretora pode cobrar nestes título e prejudicar a rentabilidade gerando algum tipo de custo.

Oi, eu havia entendido que ele iria investir na PF, por isso dei a sugestão, investir na PJ é realmente complicado então. Desculpe

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Pablo Rickson disse:

Oi, eu havia entendido que ele iria investir na PF, por isso dei a sugestão, investir na PJ é realmente complicado então. Desculpe

@Pablo Rickson relaxa!

Acabei colocando o adendo pois eu interpretei o que o colega comentou como investimento na PJ.

Não precisa s desculpar por isso não  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/02/2025 at 21:25, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Felipe Ramiro De Borba !

Pelo que consegui entender, apesar de se saber uma data quando você precisaria do dinheiro, entendo que uma liquidez diária seria mais benéfico por você poder ter acesso ao dinheiro. Aliás, na minha opinião o dinheiro de uma empresa deve estar sempre disponível mesmo que hajam essas sazonalidades.

Logo, recorrer a CDBs que tenham alguma rendimento o mais próximo possível da Selic (98, 99 ou até mesmo os 100%  do CDI) me parece o ideal.

Obrigado pela resposta, vou fazer isso então.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/02/2025 at 15:34, Pablo Rickson disse:

Oi, Boa tarde Felipe.

Espero ter ajudado.

Obrigado pela resposta 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...