Jump to content
  • 0

Proporção da carteira

Jonathan Couto Kishima

Pergunta

Bom dia, pessoal! Finalizei o curso e fiz o PIAR, mas ainda tô com bastante dúvida em relação à proporção da minha carteira. 

Tenho 25 anos, atualmente com menos de 10k investidos e tenho uma janela de tempo “grande” para investir, algo em torno de 30+ anos. 

Nas aulas e pesquisando bastante aqui na comunidade vi que há uma recomendação de investir no exterior a partir de certo montante aplicado, e já pretendo seguir isso (apesar da mão coçar pra mandar dinheiro pra fora rs). Pretendo dolarizar a carteira depois de 100k investidos aqui no Brasil. 

Mas a minha dúvida principal é em relação à proporção da carteira. Não pretendo investir em FII no momento, apesar de saber que há uma baita oportunidade com vários descontados agora (fiquem a vontade para discordar e me ajudar a enxergar melhor/de outra forma esse ponto), mas como ainda pretendo investir por muitos anos, penso que posso começar minha posição neles mais tarde. 

Até o momento, a proporção que penso em seguir é: 

60% ações nacionais 

10% cripto (apenas BTC) 

30% Renda Fixa 

Mas uma grande dúvida que fico é: há uma proporção ideal entre Renda Fixa e Renda Variável buscando uma maior rentabilidade?
Apesar de saber que não há uma receita de bolo para isso e depende muito dos objetivos/momentos de vida de cada um.

Desde já grato por qualquer contribuição, abraços! 

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Jonathan Couto Kishima disse:

Bom dia, pessoal! Finalizei o curso e fiz o PIAR, mas ainda tô com bastante dúvida em relação à proporção da minha carteira. 

@Jonathan Couto Kishima o PIAR é um norte para nos auxiliar na formação da estratégia e percentuais. Só avisando, pois não sei o resultado que deu o seu.

Tenho 25 anos, atualmente com menos de 10k investidos e tenho uma janela de tempo “grande” para investir, algo em torno de 30+ anos.

Sim, está com o principal fator a seu favor, o tempo. Neste período de tempo, qual o valor dos aportes mensais? Simulando, você chega no seu objetivo no tempo proposto?

Nas aulas e pesquisando bastante aqui na comunidade vi que há uma recomendação de investir no exterior a partir de certo montante aplicado, e já pretendo seguir isso (apesar da mão coçar pra mandar dinheiro pra fora rs). Pretendo dolarizar a carteira depois de 100k investidos aqui no Brasil. 

Não existe uma regra e nem certo ou errado. Os R$100mil no Brasil para depois iniciar no exterior varia de pessoa para pessoa. Há quem ache que faria sentido iniciar no exterior com menos que isto, e há quem ache que somente com um valor maior, e há quem nunca fará investimento no exterior.

Você assistiu a live desta semana? O Raul fala bastante sobre este tema de dolarização do patrimônio. Eu particularmente acho que está uma moda no momento, o pessoal achando que se não tiver investimento no exterior será o fim do mundo. Não é bem assim.

Mas a minha dúvida principal é em relação à proporção da carteira. Não pretendo investir em FII no momento, apesar de saber que há uma baita oportunidade com vários descontados agora (fiquem a vontade para discordar e me ajudar a enxergar melhor/de outra forma esse ponto), mas como ainda pretendo investir por muitos anos, penso que posso começar minha posição neles mais tarde. 

Eu, particularmente, acho que é válido aportar em FIIs, mesmo que seja um percentual menor, pois são ativos que possuem uma regularidade no pagamento dos rendimentos (os "dividendos" dos FIIs são chamados de "rendimentos"), ajudam a reforçar o aporte mensal, são mais estáveis, apesar que temos momentos que eles são mais "pressionados", no entanto acho válido ter uma posição de FIIs. E não se preocupe em estar em uma janela de cotação em baixa, nos próximos 30 anos você passará por muitas altas e baixas da Bolsa rsrsrs

2 horas atrás, Jonathan Couto Kishima disse:

Até o momento, a proporção que penso em seguir é: 

60% ações nacionais 

10% cripto (apenas BTC) 

30% Renda Fixa 

Não vejo problemas nesta distribuição, porém levando em consideração o colocado acima sobre os FIIs, levaria em consideração diminuir o percentual de Ações e destinar para FIIs.
Com relação a Criptomoedas, para mim o percentual mais conservador seria melhor, algo como 5%, porém se você entende do projeto, sabe como funciona, está valendo.

2 horas atrás, Jonathan Couto Kishima disse:

Mas uma grande dúvida que fico é: há uma proporção ideal entre Renda Fixa e Renda Variável buscando uma maior rentabilidade?
Apesar de saber que não há uma receita de bolo para isso e depende muito dos objetivos/momentos de vida de cada um.

Realmente não existe este fator entre os dois que vão render melhor. Vai depender das Ações/FIIs escolhidos e dos títulos de renda fixa. Não tem como calcular.

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

Neste período de tempo, qual o valor dos aportes mensais? Simulando, você chega no seu objetivo no tempo proposto?

Sim! A janela de tempo ajuda bastante. Agora meu aporte está abaixo do que gostaria, mas acredito que em 4-7 anos consiga aumentar bem. Agora estou trabalhando na TI do Banco do Brasil e sigo qualificando para futura promoções e estudando para outros concursos para aumentar os aportes.

1 hora atrás, Flavio Prado disse:

Você assistiu a live desta semana? O Raul fala bastante sobre este tema de dolarização do patrimônio.

Não assisti, sabe por onde consigo acessá-las? Porque parei de receber as notificações e na aba "Lives" não está atualizando mais (acho que são 8 semanas de acesso quando inicia o curso, né?)

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Eu, particularmente, acho que é válido aportar em FIIs, mesmo que seja um percentual menor, pois são ativos que possuem uma regularidade no pagamento dos rendimentos (os "dividendos" dos FIIs são chamados de "rendimentos"), ajudam a reforçar o aporte mensal

Isso é verdade, reforça o aporte mensal e como se vê o rendimento caindo todo mês dá até um gás para permanecer firme nessa longa jornada.

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Não vejo problemas nesta distribuição, porém levando em consideração o colocado acima sobre os FIIs, levaria em consideração diminuir o percentual de Ações e destinar para FIIs.
Com relação a Criptomoedas, para mim o percentual mais conservador seria melhor, algo como 5%, porém se você entende do projeto, sabe como funciona, está valendo.

Show! Realmente pode fazer sentido colocar FIIs desde já, vou continuar ajustando meus planos/metas e você me deu um ótimo norte, Flávio! Agradeço de coração. 

Link para compartilhar

• 0
22 minutes ago, Jonathan Couto Kishima disse:

Sim! A janela de tempo ajuda bastante. Agora meu aporte está abaixo do que gostaria, mas acredito que em 4-7 anos consiga aumentar bem. Agora estou trabalhando na TI do Banco do Brasil e sigo qualificando para futura promoções e estudando para outros concursos para aumentar os aportes.

@Jonathan Couto Kishima já é um bom começo que o objetivo final e a simulação estejam alinhados. Sim, o tempo faz uma baita diferença.

24 minutes ago, Jonathan Couto Kishima disse:

Não assisti, sabe por onde consigo acessá-las? Porque parei de receber as notificações e na aba "Lives" não está atualizando mais (acho que são 8 semanas de acesso quando inicia o curso, né?)

Reparei agora que você é da Turma 38, as 8 lives finalizaram. Agora se quiser manter o acesso às lives semanais, às lives passadas, e também à AUVP ANALÍTICA, basta assinar a AUVP SEMPRE (https://auvp.com.br/auvp-analitica/).

27 minutes ago, Jonathan Couto Kishima disse:

Show! Realmente pode fazer sentido colocar FIIs desde já, vou continuar ajustando meus planos/metas e você me deu um ótimo norte, Flávio! Agradeço de coração. 

Valeu. Bora pra cima.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...