João Vitor Menezes Rafael Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro Olá a todos! Mais uma vez venho aqui tirar uma dúvida. Vi e revi o módulo 3, principalmente a aula de marcação ao mercado (excelente aula, por sinal!). No entanto, me veio uma dúvida referente ao melhor tipo de título para realizar este estudo. Seria o Tesouro direto IPCA+ o mais indicado para realizar operações antes do prazo de vencimento? Ou isso, no final das contas, não faz tanta diferença? Obrigado novamente e boa tarde. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Ana Carolina Da Silva Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro Olá, boa tarde! Seria os títulos tesouro prefixado e IPCA+. Espero ter ajudado, abraço! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio Alves Joia Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro (edited) Boa tarde João Vitor Tanto Tesouro IPCA+ quanto o Prefixado, podem sofrer com a marcação a mercado e te beneficiar se resgatar antecipadamente. Sempre que contratar uma taxa IPCA+X% e a SELIC ela estiver em alta, como atualmente 13,25%aa, o valor do título estará mais baixo do que quando a SELIC estiver em 10,50%aa, assim como se a SELIC subir para 15,5%aa seu título irá sofrer uma correção para baixo e você verá uma rentabilidade negativa, para lá no vencimento, valer próximo de R$1000,00. Aí quando você compra mais "barato" e ele sobe você vende e embolsa o lucro. Espero ter ajudado. Editado 27 de Fevereiro por Fabio Alves Joia Confusão em nomenclaturas Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marcos Alex Massaneiro Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro 2 horas atrás, Fabio Alves Joia disse: Boa tarde João Vitor Tanto Tesouro IPCA+ quanto o Prefixado, podem sofrer com a marcação a mercado e te beneficiar se resgatar antecipadamente. Sempre que contratar uma taxa IPCA+X% e o IPCA ela estiver em alta, como atualmente 13,25%aa, o valor do título estará mais baixo do que quando o IPCA estiver em 10,50%aa, assim como se IPCA subir para 15,5%aa seu título irá sofrer uma correção para baixo e você verá uma rentabilidade negativa, para lá no vencimento, valer próximo de R$1000,00. Aí quando você compra mais "barato" e ele sobe você vende e embolsa o lucro. Espero ter ajudado. Olá, o pensamento está correto, só creio que você confundiu IPCA com Selic =) 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Fabio Alves Joia Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro 1 minute ago, Marcos Alex Massaneiro disse: Olá, o pensamento está correto, só creio que você confundiu IPCA com Selic =) Concordo, confundi na explicação. Obrigado Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Bruno Caffarate Zuanazzi Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro Vou aproveitar o tópico para questionar algo que eu vi na aula de Marcação a Mercado mas no site do título do Tesouro Direto não encontrei. Essa imagem da variação do preço do título, ela vai aparecer com o tempo nos investimentos realizados? Pergunto porque como eu comecei apenas em janeiro a investir no tesouro direto, não tem nenhum gráfico aparente. (o que entendo perfeitamente). Ou é em algum local específico do site do tesouro direto que eu consigo ver essas informações? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro 15 minutes ago, Bruno Caffarate Zuanazzi disse: Vou aproveitar o tópico para questionar algo que eu vi na aula de Marcação a Mercado mas no site do título do Tesouro Direto não encontrei. Essa imagem da variação do preço do título, ela vai aparecer com o tempo nos investimentos realizados? Pergunto porque como eu comecei apenas em janeiro a investir no tesouro direto, não tem nenhum gráfico aparente. (o que entendo perfeitamente). Ou é em algum local específico do site do tesouro direto que eu consigo ver essas informações? @Bruno Caffarate Zuanazzi este gráfico você encontra na área logada no Portal do Tesouro (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br). Para cada aporte feito em Tesouro Direto você terá um gráfico como este apresentado na aula. No final da página da área logada há um quadro com as Corretoras onde você tem títulos do Tesouro. Basta ir navegando nos títulos. É um ícone do lado esquerdo da data de aporte (seta verde). A próxima tela tem o gráfico, e ele já aparece nos primeiros dias após o aporte. Espero ter ajudado 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 27 de Fevereiro Compartilhar Postado 27 de Fevereiro 4 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse: Olá a todos! Mais uma vez venho aqui tirar uma dúvida. Vi e revi o módulo 3, principalmente a aula de marcação ao mercado (excelente aula, por sinal!). No entanto, me veio uma dúvida referente ao melhor tipo de título para realizar este estudo. Seria o Tesouro direto IPCA+ o mais indicado para realizar operações antes do prazo de vencimento? Ou isso, no final das contas, não faz tanta diferença? Obrigado novamente e boa tarde. @João Vitor Menezes Rafael como disseram os colegas, os títulos do Tesouro Direto que sofrem com a marcação a mercado são o Prefixado e o IPCA+ (e suas variações RENDA+ e EDUCA+). O Tesouro Selic sofre, porém é insignificante, então falamos que nele não há marcação a mercado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro 7 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse: Olá a todos! Mais uma vez venho aqui tirar uma dúvida. Vi e revi o módulo 3, principalmente a aula de marcação ao mercado (excelente aula, por sinal!). No entanto, me veio uma dúvida referente ao melhor tipo de título para realizar este estudo. Seria o Tesouro direto IPCA+ o mais indicado para realizar operações antes do prazo de vencimento? Ou isso, no final das contas, não faz tanta diferença? Obrigado novamente e boa tarde. Boa noite, @João Vitor Menezes Rafael ! Apenas para complementar as respostas dos amigos, vou deixar um link abaixo com um conteúdo extra sobre a marcação que acredito que vai ajudar a agregar no tema! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 João Vitor Menezes Rafael Postado 28 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 28 de Fevereiro Obrigado a todos pelas contribuições! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Anderson Vicenzi Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro Bom dia pessoal, aproveitando o tópico... Finalizei o curso e conforme orientação do próprio Raul, deixei meu dinheiro em Tesouro Selic até ter conhecimento e finalizar o curso. Tenho atualmente 68k em tesouro selic (20% 2027 e 80% 2029) que foram comprados em Set a Out do ano passado. Na opinião de vocês, compensa vender esses títulos antecipadamente (pagando 22,5% de IR) para aproveitar as taxas altas atuais nos pré fixados e IPCA prevendo uma marcação à mercado futura? Por serem Tesouro Selic os gráficos estão praticamente o mesmo valor entre o previsto e o atual Grato Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro Just now, Anderson Vicenzi disse: Bom dia pessoal, aproveitando o tópico... Finalizei o curso e conforme orientação do próprio Raul, deixei meu dinheiro em Tesouro Selic até ter conhecimento e finalizar o curso. Tenho atualmente 68k em tesouro selic (20% 2027 e 80% 2029) que foram comprados em Set a Out do ano passado. Na opinião de vocês, compensa vender esses títulos antecipadamente (pagando 22,5% de IR) para aproveitar as taxas altas atuais nos pré fixados e IPCA prevendo uma marcação à mercado futura? Por serem Tesouro Selic os gráficos estão praticamente o mesmo valor entre o previsto e o atual Grato Bom dia, @Anderson Vicenzi ! Se o objetivo é apenas pensar na marcação, na minha opinião não vale muito a pena ainda mais considerando o desconto de IR. Lembre-se que a marcação é uma ferramenta que antecipa rentabilidade. Ela não faz a gente ganhar mais do que ganharíamos levando o título até o vencimento. Além disso, no momento do resgate pela marcação é necessário ver se tem algum título que está pagando mais para você realocar e fazer os juros compostos seguirem trabalhando. Pense no contrafluxo como objetivo principal e na marcação como um bônus que eventualmente você pode ter. Espero que ajude a refletir! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
João Vitor Menezes Rafael
Olá a todos!
Mais uma vez venho aqui tirar uma dúvida.
Vi e revi o módulo 3, principalmente a aula de marcação ao mercado (excelente aula, por sinal!).
No entanto, me veio uma dúvida referente ao melhor tipo de título para realizar este estudo.
Seria o Tesouro direto IPCA+ o mais indicado para realizar operações antes do prazo de vencimento?
Ou isso, no final das contas, não faz tanta diferença?
Obrigado novamente e boa tarde.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
2
DIAS POPULARES
27/Fev
8
28/Fev
4
Top Posters For This Question
Flavio Prado 2 posts
Eddy Paulini 2 posts
João Vitor Menezes Rafael 2 posts
Fabio Alves Joia 2 posts
DIAS POPULARES
27/Fev 2025
8 posts
28/Fev 2025
4 posts
Os mais famosos desse tópico
João Vitor Menezes Rafael
Olá a todos! Mais uma vez venho aqui tirar uma dúvida. Vi e revi o módulo 3, principalmente a aula de marcação ao mercado (excelente aula, por sinal!). No entanto, me veio uma dúvida r
Eddy Paulini
Bom dia, @Anderson Vicenzi ! Se o objetivo é apenas pensar na marcação, na minha opinião não vale muito a pena ainda mais considerando o desconto de IR. Lembre-se que a marcação é uma ferram
Marcos Alex Massaneiro
Olá, o pensamento está correto, só creio que você confundiu IPCA com Selic =)
Posted Images
11 respostas para essa pergunta
Recommended Posts