Jump to content
  • 0

Quando comprar FIIs

Matheus Pinheiro Barbosa

Pergunta

Olá, pessoal! Concluí recentemente um curso e estou começando a montar minha carteira. No momento, tenho R$ 1.000 investidos em renda variável e estou avaliando a melhor hora para começar a investir em FIIs. Minha dúvida é: faz sentido esperar ter um patrimônio maior antes de entrar nesse mercado, já que os FIIs tendem a se valorizar menos do que ações? Como vocês enxergam essa estratégia?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
8 horas atrás, Matheus Pinheiro Barbosa disse:

Olá, pessoal! Concluí recentemente um curso e estou começando a montar minha carteira. No momento, tenho R$ 1.000 investidos em renda variável e estou avaliando a melhor hora para começar a investir em FIIs. Minha dúvida é: faz sentido esperar ter um patrimônio maior antes de entrar nesse mercado, já que os FIIs tendem a se valorizar menos do que ações? Como vocês enxergam essa estratégia?

Bom dia, @Matheus Pinheiro Barbosa !

Você está certo em afirmar que o FIIs tem um crescimento mais lento em comparação com as ações. Até por isso que muitos optam por ter pouca ou nenhuma exposição em FIIs na fase de acumulo de patrimônio.

Por outro lado, quando estamos acumulando patrimônio, estamos falando de provavelmente um tempo longo para investir. E estes tempos maiores podem ser benéficos pensando em FIIs pois, no longo prazo a tendência é que o bons FIIs de tijolo paguem 8%a.a. acima da inflação já considerando a valorização dos imóveis. E isso é benéfico além de ser um tipo de ativo que traz uma certa estabilidade na carteira pensando que eles são menos voláteis também se comparados aos FIIs.

Veja que não tem certo ou errado. Ter FIIs na carteira tem seus ônus e bônus.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Bom Dia.

11 horas atrás, Matheus Pinheiro Barbosa disse:

2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Matheus Pinheiro Barbosa !

Você está certo em afirmar que o FIIs tem um crescimento mais lento em comparação com as ações. Até por isso que muitos optam por ter pouca ou nenhuma exposição em FIIs na fase de acumulo de patrimônio.

Por outro lado, quando estamos acumulando patrimônio, estamos falando de provavelmente um tempo longo para investir. E estes tempos maiores podem ser benéficos pensando em FIIs pois, no longo prazo a tendência é que o bons FIIs de tijolo paguem 8%a.a. acima da inflação já considerando a valorização dos imóveis. E isso é benéfico além de ser um tipo de ativo que traz uma certa estabilidade na carteira pensando que eles são menos voláteis também se comparados aos FIIs.

Veja que não tem certo ou errado. Ter FIIs na carteira tem seus ônus e bônus.

Espero que ajude a pensar!

Explicando para uma criança (como diria o Edson).

Imagina que você tem uma pizzaria e pode escolher entre dois tipos de clientes que assinam um plano mensal para receber pizza:

Os clientes fixos (FIIs) – Eles pagam certinho todo mês e quase nunca pedem algo diferente. Você já sabe quanto vai receber e pode contar com esse dinheiro para pagar suas contas. Mas, como o plano deles já funciona bem, eles não costumam gastar muito mais do que isso. Ou seja, seu negócio cresce devagar, mas de forma previsível.

Os clientes variáveis (Ações) – Alguns meses eles pedem muita pizza e pagam super bem, mas em outros meses podem sumir ou atrasar o pagamento. Alguns até cancelam o plano e depois voltam. Se tudo der certo, eles podem se tornar clientes que gastam muito e fazem seu negócio crescer bastante. Mas não há garantias – pode ser que um dia eles simplesmente parem de pedir pizza.

Os Fiis tem previsibilidade e constância, pagam sempre 95% do que ganham em dividendo, é certo isso, já as ações "não existem" garantias de que irão pagar, assim como também o valor das cotas pode explodir com o anuncio de um pagamento maior ou extraordinário, por isso podem sofrer uma variação maior, tanto positiva quanto negativa.

Quem opta por ter Fiis na carteira está buscando previsibilidade, sempre vai estar o dinheiro ali na conta, já quem opta por não ter fiis na acumulação, procura valorização dado a que pode chegar (teoricamente) mais rápido no milhão (como exemplo) e conquistar a independência financeira. 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 27/02/2025 at 22:17, Matheus Pinheiro Barbosa disse:

@Matheus Pinheiro Barbosa quando você diz que concluiu um curso, é a AUVP ou um outro curso?

Link para compartilhar

• Criar novo...