José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro Pessoal, após me dedicar bastante a renda fixa e alcançar minha meta, estou mirando nos FIIs. Estou revendo as aulas de FIIs porém me deparei com os seguintes: MALL11 e VISC11. Estive analisando ambos, eles são do tipo tijolo e são do ramo shoppings. O Patrimônio Líquido do MALL11 é maior que do VISC11, juntamente com a liquidez diária. Porém, o VISC11 ganha na quantidade de imóveis (são 30 ao todo) enquanto o MALL possuí 11 apenas. Minhas dúvidas são: * Qual dos dois é melhor neste caso? * O que eu deveria analisar também para eliminar de fato? * Existe algum problema em eu ter 2 FIIs do mesmo segmento na carteira? * Qual você escolheria e o motivo? OBS: Na minha carteira optei pelo MALL11 por conta do preço e dividendos mais regulares. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro 1. Não tem um melhor, os 2 são bons, mas eu prefiro o visc11 por causa do patrimonio. 2. vacancia, alavancagem, receita, caixa etc.. 3. não vejo problema nenhum, ainda mais de shopping 4. respondi no 1 agora vou te devolver.. pq vc nao colocou o xpml11 na briga? 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Giovanni Cunha Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro Na minha humilde opinião ... Os dois ativos são ótimas opções Comparar só a quantidade de imóveis não faz muito sentido, pensa comigo: o valor de 1 Shop na capital de SP, RJ ou em Brasilia ... pode ter o valor muito maior que 10 shop no interior de alguns estados. Então a localização tbm conta bastante ... mas o fato de não ser mono-ativo e mono-cliente já é um bom sinal. Outra coisa nos FIIs de tijolo que é crucial é a vacância ... não adianta nada ter 50 shop e estar sem inquilinos Eu teria os dois tranquilamente, inclusive, é recomendado pelo Raul focar nos FIIs de tijolo Se for seguir esse ensinamento, não tem como ter muito ativos sem repetir o setor e segmento. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva Postado 28 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 28 de Fevereiro 3 minutes ago, Sergio Tanaka disse: 1. Não tem um melhor, os 2 são bons, mas eu prefiro o visc11 por causa do patrimonio. 2. vacancia, alavancagem, receita, caixa etc.. 3. não vejo problema nenhum, ainda mais de shopping 4. respondi no 1 agora vou te devolver.. pq vc nao colocou o xpml11 na briga? Eu já possuo o XPML11, ai eu antes de eu investir em um outro como é o caso do VISC11, eu fiquei na duvida se podemos colocar mais de um FIIs de Shopping. Aproveitando, essa é minha carteira de FIIs (é pouco valor investido, mas to caminhando ainda...) MXRF11 KNCR11 KNRI11 MALL11 XPML11 BTLG11 TRXF11 Você poderia dar alguma opinião a respeito dessa carteira de FII? Ou alguma dica? Agraço demais! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva Postado 28 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 28 de Fevereiro 4 minutes ago, Giovanni Cunha disse: Na minha humilde opinião ... Os dois ativos são ótimas opções Comparar só a quantidade de imóveis não faz muito sentido, pensa comigo: o valor de 1 Shop na capital de SP, RJ ou em Brasilia ... pode ter o valor muito maior que 10 shop no interior de alguns estados. Então a localização tbm conta bastante ... mas o fato de não ser mono-ativo e mono-cliente já é um bom sinal. Outra coisa nos FIIs de tijolo que é crucial é a vacância ... não adianta nada ter 50 shop e estar sem inquilinos Eu teria os dois tranquilamente, inclusive, é recomendado pelo Raul focar nos FIIs de tijolo Se for seguir esse ensinamento, não tem como ter muito ativos sem repetir o setor e segmento. Show, estou mudando o foco para FIIs de tijolo. Eu mandei minha carteira de FIIs na resposta anterior. Porém, eu estou pensando se faço um balanceamento da minha carteira. Hoje o meu maior ativo em FII é o MXRF11, estava querendo tirar um pouco do valor dele e distribuir nos outros, mas não sei se é uma boa estratégia... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro 4 minutes ago, José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva disse: Eu já possuo o XPML11, ai eu antes de eu investir em um outro como é o caso do VISC11, eu fiquei na duvida se podemos colocar mais de um FIIs de Shopping. Aproveitando, essa é minha carteira de FIIs (é pouco valor investido, mas to caminhando ainda...) MXRF11 KNCR11 KNRI11 MALL11 XPML11 BTLG11 TRXF11 Você poderia dar alguma opinião a respeito dessa carteira de FII? Ou alguma dica? Agraço demais! ta bem diversificado, parabens gostei tb das suas escolhas de papel, o kncr11 é um dos meus xodós na minha carteira unica dica q eu daria seria adicionar o hglg11 ai so pra ter mais 1 focado em logistica, principalmente pq ainda está descontado Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Sergio Tanaka Postado 28 de Fevereiro Compartilhar Postado 28 de Fevereiro 16 minutes ago, Fabio Gomes De Lima#9682 disse: Essa é uma pergunta complexa porque "melhor" depende muito do seu perfil de investidor, dos seus objetivos e da sua tolerância ao risco. Ambos os fundos são do tipo "tijolo" e focados no segmento de shoppings, mas têm características diferentes. Vou tentar comparar alguns pontos que são relevantes na MINHA OPINIÃO (não é a única verdade possível, igual a AUVP rsrs). Por que o MALL11 parece ser a melhor escolha? Após analisar os dois FIIs, optaria pelo MALL11 com base nos seguintes números e fundamentos: 1. Patrimônio Líquido (PL) e Liquidez - MALL11: Patrimônio Líquido de aproximadamente R$ 2,5 bilhões (dados recentes), com uma liquidez diária média superior a R$ 5 milhões. - VISC11: Patrimônio Líquido em torno de R$ 800 milhões, com liquidez diária média abaixo de R$ 1 milhão. Um PL maior e maior liquidez indicam maior estabilidade e menor risco de oscilações bruscas no preço das cotas. Além disso, é mais fácil comprar e vender cotas do MALL11 sem impactar significativamente o preço. 2. Dividend Yield (DY) e Regularidade - MALL11: Apresenta um Dividend Yield médio de 7-8% ao ano, com distribuições consistentes ao longo dos últimos anos. - VISC11: Embora tenha um DY similar ou ligeiramente superior em alguns meses, suas distribuições são menos regulares, com quedas significativas em períodos de crise (ex.: pandemia). A regularidade dos dividendos é crucial para quem busca renda passiva. O histórico do MALL11 demonstra maior previsibilidade. 3. Valor Patrimonial (VP) e Desconto - MALL11: A cotação atual está próxima do Valor Patrimonial (VP), negociada com um desconto de cerca de 2-3%. - VISC11: A cotação está com um desconto maior, em torno de 10-15% em relação ao VP. Embora o desconto do VISC11 possa parecer atrativo, ele pode refletir incertezas sobre a qualidade dos ativos ou a gestão. O MALL11, negociado próximo ao VP, indica maior confiança do mercado. 4. Taxa de Vacância - MALL11: Taxa de vacância média em torno de 5-7%, com shoppings bem localizados (ex.: Morumbi Shopping, Pátio Higienópolis). - VISC11: Taxa de vacância mais alta, frequentemente acima de 10%, com imóveis em regiões menos nobres. Uma taxa de vacância elevada reduz a receita potencial e, consequentemente, os dividendos. O MALL11 tem uma vantagem clara aqui. 5. Diversificação e Qualidade dos Imóveis - MALL11: Possui 11 shoppings, mas todos são de alto padrão e localizados em regiões estratégicas (São Paulo, Rio de Janeiro, etc.). - VISC11: Possui 30 shoppings, mas muitos estão em cidades menores ou regiões com menor poder aquisitivo. Quantidade não é sinônimo de qualidade. O foco do MALL11 em shoppings premium reduz o risco de inadimplência e aumenta a atratividade para lojistas. 6. Endividamento - MALL11: Nível de endividamento baixo, com uma relação Dívida/PL inferior a 20%. - VISC11: Endividamento mais elevado, com uma relação Dívida/PL em torno de 35-40%. Um nível de endividamento mais baixo torna o MALL11 mais resiliente em momentos de juros altos ou crises econômicas. Com base nos números: - Maior liquidez e PL. - Dividendos mais regulares e previsíveis. - Taxa de vacância menor e imóveis de alta qualidade. - Menor endividamento e negociação próxima ao VP. O MALL11 é a escolha mais segura e alinhada com o objetivo de gerar renda passiva consistente. O VISC11 pode ser uma opção interessante para quem busca maior exposição ao setor, mas exige uma análise mais detalhada e maior tolerância ao risco. daonde vc tirou esses dados? o patrimonio do visc11 sao 3.6 bi 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva
Pessoal, após me dedicar bastante a renda fixa e alcançar minha meta, estou mirando nos FIIs.
Estou revendo as aulas de FIIs porém me deparei com os seguintes:
MALL11 e VISC11.
Estive analisando ambos, eles são do tipo tijolo e são do ramo shoppings.
O Patrimônio Líquido do MALL11 é maior que do VISC11, juntamente com a liquidez diária.
Porém, o VISC11 ganha na quantidade de imóveis (são 30 ao todo) enquanto o MALL possuí 11 apenas.
Minhas dúvidas são:
* Qual dos dois é melhor neste caso?
* O que eu deveria analisar também para eliminar de fato?
* Existe algum problema em eu ter 2 FIIs do mesmo segmento na carteira?
* Qual você escolheria e o motivo?
OBS: Na minha carteira optei pelo MALL11 por conta do preço e dividendos mais regulares.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
3
1
DIAS POPULARES
28/Fev
7
Top Posters For This Question
José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva 3 posts
Sergio Tanaka 3 posts
Giovanni Cunha 1 post
DIAS POPULARES
28/Fev 2025
7 posts
Os mais famosos desse tópico
Sergio Tanaka
1. Não tem um melhor, os 2 são bons, mas eu prefiro o visc11 por causa do patrimonio. 2. vacancia, alavancagem, receita, caixa etc.. 3. não vejo problema nenhum, ainda mais de shopping
Giovanni Cunha
Na minha humilde opinião ... Os dois ativos são ótimas opções Comparar só a quantidade de imóveis não faz muito sentido, pensa comigo: o valor de 1 Shop na capital de SP, RJ ou em Brasilia .
Sergio Tanaka
daonde vc tirou esses dados? o patrimonio do visc11 sao 3.6 bi
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts