Jump to content
  • 1

Número mágico de ações (triângulo invertido AUVP)

Lucas Ferro

Pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Ademilton Carvalho disse:

Um ponto positivo é que tanto banco do Brasil e Bradesco estão bastante descontados, então você tá tirando um bom valor deles.

Promoção no Brasil 😎 
Eu poderia me segurar e ficar com 1 ou no máximo 2 no setor financeiro, para seguir com uma maior diversificação(acredito quantos mais setores diferentes, melhor)  só que ai as promoções chamam neh? rsrss 🐟

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Lucas Ferro disse:

Promoção no Brasil 😎 
Eu poderia me segurar e ficar com 1 ou no máximo 2 no setor financeiro, para seguir com uma maior diversificação(acredito quantos mais setores diferentes, melhor)  só que ai as promoções chamam neh? rsrss 🐟

Pois é, eu tava quase comprando Bradesco, mas acho que já to com exposição demais no mercado financeiro.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Eu só posso comentar sobre o setor financeiro. Como a Itausa é basicamente 80% Itau, você está com 3 bancos na carteira.

Um ponto positivo é que tanto banco do Brasil e Bradesco estão bastante descontados, então você tá tirando um bom valor deles.

edit: falei merda, 37% eh a participacao da itausa no itau

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Pois é, eu tava quase comprando Bradesco, mas acho que já to com exposição demais no mercado financeiro.

isso de expor mto em um setor eh bem relativo

vamos imaginar q vc vai injetar 1000 reais

qual a diferenca de

cenario 1: 1000 reais em itau
cenario 2: 500 reais em bb e itau
cenario 3: 250 reais em bb, itau, bradesco e santander

vejam q eh exatamente os mesmos 1000 reais 

eu acho que se vc tem mais empresas num mesmo setor, vc esta diminuindo o risco

eu por exemplo tenho itau e itausa, a mesma grana q eu injetaria somente no itau, posso dividir entre as 2 e de brinde ainda levo outras empresas.

mas tem o efeito colateral, qto mais empresas, mais proximo da media vc fica

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

Fiquei com dúvida em como o risco será diminuído. Do meu ponto de vista, eu acho que você está se expondo mais ainda ao setor

Eu entendo que, no caso dos bancos, apenas alguma medida extraordinária pra afetar o setor, por exemplo, caso o governo resolva fazer uma medida que afete a rentabilidade dos bancos (ex: restringe o empréstimo consignado). Vai afetar a rentabilidade dos bancos sobre esse tipo de produto e isso pode afetar os resultados da empresa no setor como um todo.

Já aconteceu antes, do governo regular os juros do cartão e cheque especial.

Link para compartilhar

• 0
40 minutes ago, Anderson Ribeiro Dos Santos disse:

Fiquei com dúvida em como o risco será diminuído. Do meu ponto de vista, eu acho que você está se expondo mais ainda ao setor

Eu entendo que, no caso dos bancos, apenas alguma medida extraordinária pra afetar o setor, por exemplo, caso o governo resolva fazer uma medida que afete a rentabilidade dos bancos (ex: restringe o empréstimo consignado). Vai afetar a rentabilidade dos bancos sobre esse tipo de produto e isso pode afetar os resultados da empresa no setor como um todo.

Já aconteceu antes, do governo regular os juros do cartão e cheque especial.

mas vc entendeu o que eu quis dizer?

qual a diferenca da exposicao no setor se vc colocar 1000 reais em 1 banco, ou 500 em 2 bancos?
no fim das contas, sao os mesmos 1000 reais que vc desembolsou

em uma eventual crise os 2 bancos teriam q falir pra vc perder tudo, se vc injetar 100% em 1 so, vc ta mandando um all in em 1 unica posicao.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

Mais ou menos. Se você investe com base no diagrama essa lógica fica meio quebrada. Uma vez que o diagrama só considera a nota que você deu para a empresa, se você tiver 5 ações do setor financeiro com nota alta, imagina o desequilíbrio que isso causaria na sua carteira.

Você até tá mitigando o risco dentro do setor, mas como o setor como um todo é uma parte relevante na sua carteira, você tá diminuindo um risco e criando um ainda maior.

14 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

eu por exemplo tenho itau e itausa

Por que você tem Itau e Itausa? Não faz mais sentido concentrar em uma das duas? No caso a Itausa pra ter de "brinde" os outros negócios?

Eu prefiro investir só em Itausa, pelo desconto holding e por já ter outro banco na carteira.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Mais ou menos. Se você investe com base no diagrama essa lógica fica meio quebrada. Uma vez que o diagrama só considera a nota que você deu para a empresa, se você tiver 5 ações do setor financeiro com nota alta, imagina o desequilíbrio que isso causaria na sua carteira.

Você até tá mitigando o risco dentro do setor, mas como o setor como um todo é uma parte relevante na sua carteira, você tá diminuindo um risco e criando um ainda maior.

Por que você tem Itau e Itausa? Não faz mais sentido concentrar em uma das duas? No caso a Itausa pra ter de "brinde" os outros negócios?

Eu prefiro investir só em Itausa, pelo desconto holding e por já ter outro banco na carteira.

a minha estrategia é por setor
bancos por ex tem que compor 30% do total das ações (importante frisar q to falando apenas das acoes)

dentro destes 30% do total, eu tenho 4 bancos (bb, bradesco, itau e itausa)
então o balanceamento meu fica assim: bb 33%, bradesco 33%, itau 16,5% e itausa 16,5%) - sim, na minha estrategia todos tem o mesmo peso, pois meus critérios são bem simples pra bancos.

ai tenho as situacoes das crises - vou ser drastico, vou imaginar q houve falencia e perdi tudo

1.pior cenario:  todos os bancos faliram -> 30% da minha carteira de acoes morre, porem do total dos meus ativos isso daria menos de 4% do total da minha carteira
2. um banco faliu... vai ser por volta de 2 ou 1% do total (to com preguica de fazer a conta)

eu lido os setores individualmente, cada um tem sua parcela definida dentro do pacote de ações
nao me apego em ter 1 ou 10 empresas, eu coloco as que fazem sentido pra mim, mas no minimo eu tenho 2 por setor (a media sao 3)

sobre itau e itausa, é pra ter beneficios e maleficios das 2, itau com os melhores dividendos, itausa com sua diversificacao e as vezes uma da bonificacao, outra nao e por ai vai. mas pode ver que as 2 juntas, tem a mesma % que os outros bancos da minha carteira.

sou horrivel pra explicar, mas acho q deu pra entender... basicamente faco com acoes a mesma coisa q todo mundo faz com fundo imobiliario... segrega por setor, e dentro de cada setor vc tem a sua alocacao, como se fossem carteiras totalmente separadas.

funciona bem pra mim assim

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

image.png.abfd0092df72121aa223dbcf81efd76e.png

ta assim hj, entao vc pode falar q cada cor eh uma carteira separada dentro da minha alocacao em acoes

edit: nao eh bem assim separado (eh q o investidor 10 q separou)
mas basicamente eh 

utilidade publica 30%
bancos 30%
seguradoras 15%
industria 15%
apostas 10%

Então você segue o seu próprio sistema? Interessante. Ainda não estou convencido sobre investir em Itau e Itausa, porém, uma vez que você usa seu próprio sistema de balanceamento, não vejo problema em ter 4, 5, 10 empresas no mesmo setor.

Eu tó desenvolvendo minha planilha também.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 04/03/2025 at 09:28, Sergio Tanaka disse:

isso de expor mto em um setor eh bem relativo

vamos imaginar q vc vai injetar 1000 reais

qual a diferenca de

cenario 1: 1000 reais em itau
cenario 2: 500 reais em bb e itau
cenario 3: 250 reais em bb, itau, bradesco e santander

eu por exemplo tenho itau e itausa, a mesma grana q eu injetaria somente no itau, posso dividir entre as 2 e de brinde ainda levo outras empresas.

mas tem o efeito colateral, qto mais empresas, mais proximo da media vc fica

Olá @Sergio Tanaka essa ideia de diversificar dentro do setor é bem bacana, mas me surgiu uma dúvida: como são empresas que atuam no mesmo setor se uma ou duas delas começarem a crescer muito vão tomar espaço das outras.. ai ganhariamos com elas e perderiamos com as outras.

Ex: ITAU começa a agir mais agressivamente com PF e também no agronegócio e começa a crescer muito.

Vamos dizer que o Bradesco era forte em PF e o BB seria forte em agro. Com o itau fazendo isso iria enfraquecer os outros.

Nós temos os 3 papéis e com isso ganhamos com Itau e perdemos com Brad e BB. Dá a impressão de tirar de um bolso para colocar em outro.

Como você lida com isso? Já pensou sobre?

OBS: Sei que esse exemplo com o setor de bancos foi infeliz, pois os bancos no Brasil sempre estão aumentando seus lucros kkkk. Mas a dúvida pode ser expandida para setores mais arriscados por assim dizer.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Wesley Navarro Silveira disse:

Olá @Sergio Tanaka essa ideia de diversificar dentro do setor é bem bacana, mas me surgiu uma dúvida: como são empresas que atuam no mesmo setor se uma ou duas delas começarem a crescer muito vão tomar espaço das outras.. ai ganhariamos com elas e perderiamos com as outras.

Ex: ITAU começa a agir mais agressivamente com PF e também no agronegócio e começa a crescer muito.

Vamos dizer que o Bradesco era forte em PF e o BB seria forte em agro. Com o itau fazendo isso iria enfraquecer os outros.

Nós temos os 3 papéis e com isso ganhamos com Itau e perdemos com Brad e BB. Dá a impressão de tirar de um bolso para colocar em outro.

Como você lida com isso? Já pensou sobre?

OBS: Sei que esse exemplo com o setor de bancos foi infeliz, pois os bancos no Brasil sempre estão aumentando seus lucros kkkk. Mas a dúvida pode ser expandida para setores mais arriscados por assim dizer.

balanceamento normal
se itau valorizar mto, eu deixo de aportar nele e fico aportando no bradesco pra diminuir o gap
simples assim.

isso acontece em qqer coisa da minha carteira

mas nao leve mto ao pe da letra, obvio q dentro dos setores da desbalanceado, eu tenho prioridades

1. balanceamento de tipo de ativos (renda fixa, etf, acoes, exterior etc...) esse ta sempre bem proximo do meu ideal
2. balanceamento dentro de cada tipo de ativo ( ai entra a regra acima)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

deixa eu mandar so mais um comentario sobre essa frase

"ai ganhariamos com elas e perderiamos com as outras."

quanto mais ativos vc tem, mais proximo vc fica da media assim como a tendencia é vc ganhar menos, porém vai perder menos tb

reflita ahuaha

Eu tô pesquisando essa média e como iniciante cheguei perto do número mágico de 15 empresas 🐟 usando o diagrama aportando 1.000/ mês fazendo testes desde dezembro ele só sugeriu aportar 9 delas 🤔 curioso ....o Diagrama tem vida

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Lucas Ferro disse:

Eu tô pesquisando essa média e como iniciante cheguei perto do número mágico de 15 empresas 🐟 usando o diagrama aportando 1.000/ mês fazendo testes desde dezembro ele só sugeriu aportar 9 delas 🤔 curioso ....o Diagrama tem vida

Relaxa q ele vai deixar balanceado

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 03/03/2025 at 12:21, Lucas Ferro disse:

CPFL Energia  (CPFE3) é uma empresa brasileira do setor de utilidade pública e subsetor energia elétrica de com atuação focada na geração, transmissão, distribuição e comercialização. Seus principais produtos e serviços incluem a distribuição de energia para residências e empresas, geração a partir de fontes renováveis e não renováveis, e a comercialização de energia para clientes de grande porte. A CPFL atua em todas as cinco regiões do Brasil, fornecendo energia a aproximadamente 10 milhões de clientes em 687 municípios, o que representa uma participação de 14% do mercado nacional de distribuição. Além de sua forte presença nacional, a empresa é controlada pela State Grid Corporation of China (SGCC), que possui 83,71% do capital social, consolidando a presença do grupo chinês no mercado brasileiro de energia. TAG ALONG : 100%  

Bom dia! Eu estava gostando dos números da CPFL e pensando em inseri-la na carteira... até eu ver que ela tinha fechado o capital e feito re-IPO há 5 anos. Como vc lidou com esse fato? Me deixou bem desanimado

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Cesar Augusto Medeiros disse:

Bom dia! Eu estava gostando dos números da CPFL e pensando em inseri-la na carteira... até eu ver que ela tinha fechado o capital e feito re-IPO há 5 anos. Como vc lidou com esse fato? Me deixou bem desanimado

Bom dia, Cesar o meu caso em particular eu vou resumir, estava querendo empresa descontada e já tinha a Copel e por eliminação eu fiquei entre Engie/ CPFL/ Taesa, eliminei taee4 porque não tem 2m de liquidez ,ficou entre as outras duas e foi difícil escolher,  queria colocar apenas +1 , vendo vídeo do Raul no YouTube o preço importa então eu escolhi CPFL( engie é boa ,mas a oportunidade da CPFL parece melhor)  

Os recursos obtidos com o re-IPO foram usados para a CPFL adquirir a fatia da State Grid(empresa chinesa) na CPFL Renováveis.  A CPFL Energia também é uma empresa completa que atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços de energia elétrica.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...