Jump to content
  • 0

Avaliação de Ações FIIs e pesos

Alexandre Rocha Albino

Pergunta

Fala pessoal beleza? finalizei a primeira etapa dos estudos pra adicionar e queria trazer alguns dados aqui pra pegar insights que vcs possuam a respeito da seleção, peso, porcentagens >.<

Começando pela alocação da carteira, ficou:

• 30% ações internacionais (ETFs somente)
  • 25% ações nacionais
  • 15% FIIs
  • 5% cripto
  • 25% renda fixa

Aqui já tenho uma dúvida... Eu sou dev e trampo pro exterior, 30% internacional estaria me expondo mais ainda ao dolar (já que eu recebo em dolar). Eu deveria abaixar minha posição em ações internacionais devido à ja estar exposto ao dolar ?

Seguindo para Ações Nacionais:
TICKER - NOTA no diagrama

• Petróleo e Gás: PRIO3 - 5
  • Financeiro: ITSA4 - 11, ABCB4 - 7, BBDC4 - 9
  • Logística e Infraestrutura: LOGG3 - 3, RENT3 - 3
  • Consumo e Varejo: VIVA3 - 5, ABEV3 - 9
  • Agronegócio: SOJA3 - 3
  • Saneamento: SAPR11 - 5
  • Energia: CPFE3 - 9
  • Indústria e Tecnologia: WEGE3 - 11, LEVE3 - 7, POSI3 - 3
  • Mineração e Siderurgia: VALE3 - 9, GOAU4 - 5

Vejo aqui 5 commodities PRIO3, VALE3, GOAU4, SOJA3, ABEV3. Deveria remover para diminuir a exposição à commodities e a volatilidade que possuem?

Fundos Imobiliários (FIIs):

• Logística: XPLG11, BTLG11
  • Híbrido: KNRI11
  • Shoppings: VISC11, XPML11

ETFs
TICKER - DESCRIÇÃO - NOTA

• SCHD (Ações (Dividendos)) - 9
  • VEA (Ações (Mercados Desenvolvidos)) - 7
  • BND (Renda Fixa) - 9
  • VNQ (Imobiliário (REITs)) - 7
  • IVV (Ações (Large Cap)) - 7

As notas aqui confesso que fiquei meio perdido... não soube avaliar bem se escolhi corretamente.

É isso pessoal! Gostaria muito de ouvir o feedback e saber a opinião de vcs principalmente em relação às minhas dúvidas, porém aceito insights de toda a carteira tb haha

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia, @Alexandre Rocha Albino !

Parabéns pelos estudos!

28 minutes ago, Alexandre Rocha Albino disse:

Começando pela alocação da carteira, ficou:

• 30% ações internacionais (ETFs somente)
  • 25% ações nacionais
  • 15% FIIs
  • 5% cripto
  • 25% renda fixa

Aqui já tenho uma dúvida... Eu sou dev e trampo pro exterior, 30% internacional estaria me expondo mais ainda ao dolar (já que eu recebo em dolar). Eu deveria abaixar minha posição em ações internacionais devido à ja estar exposto ao dolar ?

Na minha opinião, se seu objetivo é viver de renda no Brasil, 30% eu acho muita coisa no exterior.

28 minutes ago, Alexandre Rocha Albino disse:

Seguindo para Ações Nacionais:
TICKER - NOTA no diagrama

• Petróleo e Gás: PRIO3 - 5
  • Financeiro: ITSA4 - 11, ABCB4 - 7, BBDC4 - 9
  • Logística e Infraestrutura: LOGG3 - 3, RENT3 - 3
  • Consumo e Varejo: VIVA3 - 5, ABEV3 - 9
  • Agronegócio: SOJA3 - 3
  • Saneamento: SAPR11 - 5
  • Energia: CPFE3 - 9
  • Indústria e Tecnologia: WEGE3 - 11, LEVE3 - 7, POSI3 - 3
  • Mineração e Siderurgia: VALE3 - 9, GOAU4 - 5

Vejo aqui 5 commodities PRIO3, VALE3, GOAU4, SOJA3, ABEV3. Deveria remover para diminuir a exposição à commodities e a volatilidade que possuem?

A carteira de ações está boa. Bem diversificada. 

Quanto a exposição em commodities, é variável de pessoa para pessoa. Quanto mais exposição em setores comoditizados, maior a volatilidade e até mesmo o risco da carteira. Se você está tranquilo com isso, não tem problemas. 

Eu deixo o adendo também de se ter ciência sobre estar exposto a mais de uma empresa de uma mesmo setor. Por exemplo, você tem três empresas no setor financeiro, mais especificamente no segmento bancário. Existe uma exposição maior ao que chamamos de risco não sistemático.

E também, não sei se é do seu interesse mas pode aumentar a diversificação, uma empresa do setor de seguros pode ser bacana para estudar.

OBS: particularmente não considero Ambev como uma empresa comoditizada.

33 minutes ago, Alexandre Rocha Albino disse:

Fundos Imobiliários (FIIs):

• Logística: XPLG11, BTLG11
  • Híbrido: KNRI11
  • Shoppings: VISC11, XPML11

ETFs
TICKER - DESCRIÇÃO - NOTA

• SCHD (Ações (Dividendos)) - 9
  • VEA (Ações (Mercados Desenvolvidos)) - 7
  • BND (Renda Fixa) - 9
  • VNQ (Imobiliário (REITs)) - 7
  • IVV (Ações (Large Cap)) - 7

As notas aqui confesso que fiquei meio perdido... não soube avaliar bem se escolhi corretamente.

Novamente, uma boa diversificação. Principalmente na parte de ETFs internacionais onde eles complementam legal sua carteira e não tem correlação entre eles.

Qual foi sua dúvida nas notas especificamente?

38 minutes ago, Alexandre Rocha Albino disse:

É isso pessoal! Gostaria muito de ouvir o feedback e saber a opinião de vcs principalmente em relação às minhas dúvidas, porém aceito insights de toda a carteira tb haha

Eu acho que você está no caminho certo. Tem bastante coerência no que você optou. E digo isso sem saber especificamente seus objetivos, aportes, tempo que ainda vai investir, etc   😅

Mas está indo bem!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Na minha opinião, se seu objetivo é viver de renda no Brasil, 30% eu acho muita coisa no exterior.

Eu n pretendo ter amarras aqui... até pq se a oportunidade boa aparecer eu não teria problemas em ir morar fora também então tendo investimentos fora eu ficaria "livre" pra ter essa escolha. Foi o que pensei a respeito dos 30%.

48 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Quanto a exposição em commodities, é variável de pessoa para pessoa. Quanto mais exposição em setores comoditizados, maior a volatilidade e até mesmo o risco da carteira. Se você está tranquilo com isso, não tem problemas.

Bons pontos, eu refleti a respeito dessa exposição um tempo e como as empresas e pesos me soaram muito bem não fiquei receoso de ficar com uma maior volatilidade. O que fiquei com medo foi de estar me convencendo disso sem ser muito lógico... 

51 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Eu deixo o adendo também de se ter ciência sobre estar exposto a mais de uma empresa de uma mesmo setor. Por exemplo, você tem três empresas no setor financeiro, mais especificamente no segmento bancário. Existe uma exposição maior ao que chamamos de risco não sistemático.

E também, não sei se é do seu interesse mas pode aumentar a diversificação, uma empresa do setor de seguros pode ser bacana para estudar.

Não havia lembrado do setor de seguros nos financeiros. Vou estudar o setor e ver se substituo/adiciono na minha carteira! Muito obrigado pelo lembrete desse setor, extremamente valioso o comentário.

52 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Qual foi sua dúvida nas notas especificamente?

Achei difícil definir pesos pros ETFs pois englobam uma grande quantidade de empresas e setores diferentes atualmente as notas que eu dei foram por questão de "estabilidade" mas pensei ser uma razão fraca pra definição de notas e acabou tendo muitas notas iguais. Não sei se ficaram boas ou ruins, só que eu senti uma força baixa na assertividade da nota.

57 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Eu acho que você está no caminho certo. Tem bastante coerência no que você optou. E digo isso sem saber especificamente seus objetivos, aportes, tempo que ainda vai investir, etc

Eu pretendo investir com perspectiva de viver de renda em 10 anos. Meus aportes mensais são bem altos e estavam muito concentrados em renda fixa pois ainda estava fazendo o estudo das empresas após terminar os 8 módulos então haverá alguns meses sem renda fixa nos aportes.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Alexandre Rocha Albino disse:

Eu n pretendo ter amarras aqui... até pq se a oportunidade boa aparecer eu não teria problemas em ir morar fora também então tendo investimentos fora eu ficaria "livre" pra ter essa escolha. Foi o que pensei a respeito dos 30%.

Se está de acordo com seus objetivos, show de bola!

Normalmente quando falamos de carteiras, percentuais, metas, etc, não tem muito como fugir da nossa visão de mundo, dos nossos vieses  😅

Mas isso não significa que tem certo ou errado. Mas acho que sempre vale ver os pontos de vistas. Tanto que agora com você comentando de eventualmente morar fora, pode fazer mais sentido um percentual maior no exterior.

1 hora atrás, Alexandre Rocha Albino disse:

Bons pontos, eu refleti a respeito dessa exposição um tempo e como as empresas e pesos me soaram muito bem não fiquei receoso de ficar com uma maior volatilidade. O que fiquei com medo foi de estar me convencendo disso sem ser muito lógico... 

Tem lógica o que você pensou. Coerente!

1 hora atrás, Alexandre Rocha Albino disse:

Achei difícil definir pesos pros ETFs pois englobam uma grande quantidade de empresas e setores diferentes atualmente as notas que eu dei foram por questão de "estabilidade" mas pensei ser uma razão fraca pra definição de notas e acabou tendo muitas notas iguais. Não sei se ficaram boas ou ruins, só que eu senti uma força baixa na assertividade da nota.

Existem alguns pontos que podem ser avaliados nos ETFs. Vou deixar abaixo alguns que eu costumo sugerir e que inclusive uso na avaliação dos meus:

- estratégia que o ETF segue;

- taxa de administração;

- tempo de mercado;

- gestão passiva o ativa;

- número de ativos e seus percentuais;

- DY;

- beta;

- correlação de ativos com relação a sua carteira e outros ETFs.

Lembrando que são sugestões e você pode ver o que lhe faz sentido. Quanto mais estes pontos que mostram qualidade no ETF e maior diversificação (acho este ponto da diversificação um dos mais importantes), melhor a nota.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...