Jump to content
  • 0

Como são modelados os preços dos títulos do Tesouro Direto?

Lucas Eduardo Wendt

Pergunta

O que eu entendi é que o Tesouro Direto modela os títulos como um tipo de token que a gente consegue comprar em partes de 1/100. Tipo como o BTC dá pra dividir em 7 casas até onde eu me lembro. Essa parte tá clara. Investimento mínimo é o valor de 1/100 do título.

Só que o que tá me deixando confuso é o preço. Como isso funciona?

Tipo se eu compro um Tesouro SELIC em dois dias diferentes eu to comprando o mesmo token a preços diferentes ou tem diferença entre os tokens do mesmo tipo? Idem pra IPCA, Pré-fixado e suas variações.

Aproveitando o espaço, com Bonds e Bills Americanas, Debêntures, certificados de recebíveis e afins funciona do mesmo jeito? É tipo um token que compra inteiro ou em n subpartes e que mesmo sendo classificado como renda fixa a gente ganha dinheiro com o "ganho de capital" desse token? E marcação a mercado seria efeito quando o preço do token desvia da rentabilidade (aumento de preço) esperada?

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa noite, @Lucas Eduardo Wendt !

1 hora atrás, Lucas Eduardo Wendt disse:

O que eu entendi é que o Tesouro Direto modela os títulos como um tipo de token que a gente consegue comprar em partes de 1/100. Tipo como o BTC dá pra dividir em 7 casas até onde eu me lembro. Essa parte tá clara. Investimento mínimo é o valor de 1/100 do título.

Só que o que tá me deixando confuso é o preço. Como isso funciona?

Os títulos do Tesouro Prefixado e IPCA+ tem valores de vencimento pré determinados. Ambos valem R$1.000 no vencimento. O que muda um pouco é o Tesouro IPCA+ que causa confusão pois ele vale R$1.000 corrigidos pela inflação. Ou seja, nominalmente seu valor é maior.

Sabendo que temos então um ponto de chegada que é o valor final, o Tesouro então avalia as taxas sendo oferecidas de mercado hoje para estipular uma taxa nos seus títulos. Por exemplo, hoje conseguimos encontrar no mercado CDBs prefixados sendo ofertados a uma média de 15%. O tesouro vai lá e coloca uma oferta para um título de tesouro prefixado de 14,71% com vencimento para 2028. Se o título precisa valer R$1.000 no vencimento, aqui será definido a quanto o título precisa ser vendido para que com essa taxa, ele chegue em R$1.000 daqui a 3 anos. É uma "conta inversa" onde se começa pelo final.

2 horas atrás, Lucas Eduardo Wendt disse:

Tipo se eu compro um Tesouro SELIC em dois dias diferentes eu to comprando o mesmo token a preços diferentes ou tem diferença entre os tokens do mesmo tipo? Idem pra IPCA, Pré-fixado e suas variações.

Cada compra é única. Cada compra de título feito mesmo que seja de uma mesmo tipo de tesouro, cada um terá sua taxa. 

2 horas atrás, Lucas Eduardo Wendt disse:

Aproveitando o espaço, com Bonds e Bills Americanas, Debêntures, certificados de recebíveis e afins funciona do mesmo jeito? É tipo um token que compra inteiro ou em n subpartes e que mesmo sendo classificado como renda fixa a gente ganha dinheiro com o "ganho de capital" desse token? E marcação a mercado seria efeito quando o preço do token desvia da rentabilidade (aumento de preço) esperada

Essa parte ficarei devendo, pois estudei pouco renda fixa americana. Nunca tive interesse e/ou vi vantagens.

Mas partindo de uma lógica (de vozes da minha cabeça 😅) acredito que as mecânicas sejam semelhantes dado que muita coisa que temos aqui no quesito bolsa, etc, o Brasil se espelhou (para não dizer que copiou) da bolsa americana.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Averiguando o negócio aqui

Dia 5 agora eu comprei o Tesouro Prefixado a R$ 384,18, hoje ele tá R$ 392,16, 2% maior, em dois dias

Se eu consigo esse preço de venda hoje no título que eu comprei anteontem tenho a confirmação que basicamente tá sendo negociada a mesma coisa em preços e momentos diferentes.

Essa dúvida é basicamente sobre como eu modelo isso no Beancount. Se eu crio um token para cada aporte ou só defino um TDBR_PREFIXADO_2032 e basicamente só atualizo o preço.

Link para compartilhar

• Criar novo...