Jump to content
  • 0

Custo de oportunidade modulo 3 aula 8

Felipe Andreazza

Pergunta

Na aula 8 do modulo 3.

Para fins de verificar o custo de oportunidade foi feito o calcula da segunda vez com a retida do IR no dia do saque para novo investimento minuto 14:57 min do video 8. Acontece que a comparação do rendimento final foi feito com o valor final cheio do Tesouro direto sem a retirada do IR. Analisando desta forma não tenho um custo de oportunidade?

Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Felipe Andreazza disse:

Na aula 8 do modulo 3.

Para fins de verificar o custo de oportunidade foi feito o calcula da segunda vez com a retida do IR no dia do saque para novo investimento minuto 14:57 min do video 8. Acontece que a comparação do rendimento final foi feito com o valor final cheio do Tesouro direto sem a retirada do IR. Analisando desta forma não tenho um custo de oportunidade?

desculpe é na aula 7 maração a mercado parte 2 e nao na aula 8 

Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Eu me lembro que primeiro ele faz sem a retirada do IR para entendermos a mecânica, ou a matemática, depois ele volta e faz a conta novamente com a retirada do IR

Artur

Obrigado pelo retorno.

Sim. isto mesmo que eu quero dizer (da segunda vez que ele calcula  o IR da aplicação o saldo (renda menso ir)mas o mesmo nao é feito com a renda do tesouro direto no final do contrato (retirar o IR para saber o saldo liquido da retirada no final do contrato para comparar com o novo saldo que ele vai ter na nova aplicação. Isso significa que vale a pena fazer a retirado ao contrario do que ele diz no video.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Espera aí, ele não tira do valor futuro da oportunidade e nem do fechamento do título, ou seja, para motivo de comparação entre os dois, está correto. 

Se for descontar o IR, vai descontar 15% nos dois valores

acho que vc vai concordar comigo ele deveria tirar o ir em todos os casos, quando ele saca o valor e ele fez isto e no final ele também deveria ter retirado o ir  tanto do valor que ficou no tesouro quando daquele em que ele aplicou novamente com outra taxa.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Felipe Andreazza disse:

acho que vc vai concordar comigo ele deveria tirar o ir em todos os casos, quando ele saca o valor e ele fez isto e no final ele também deveria ter retirado o ir  tanto do valor que ficou no tesouro quando daquele em que ele aplicou novamente com outra taxa.

Faz sentido sim, pois os 15% vai incidir em cima do rendimento no período e isso vai influenciar na comparação.

Fiz o cálculo na planilha para me assegurar.

Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Felipe Andreazza disse:

Na aula 8 do modulo 3.

@Felipe Andreazza @Artur Barbosa na aula o Raul avisa que fez pelo valor bruto (minuto 13:00), que é apenas para demonstrar a dinâmica dos cálculos. 

Na prática vamos calcular o IR no momento do resgate, com o valor líquido vamos simular nas oportunidades disponíveis e se o resultado da simulação der um valor bruto maior ou um valor líquido maior do investimento que temos daria bruto ou líquido se deixarmos até o vencimento, vale a pena resgatar e investir.

Vejam que o que importa é que façamos a simulação pelo valor líquido, e o resultado podemos comparar o bruto da simulação com o bruto do título que temos, ou então o líquido da simulação com o líquido do título que temos.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Flavio Prado disse:

Vejam que o que importa é que façamos a simulação pelo valor líquido, e o resultado podemos comparar o bruto da simulação com o bruto do título que temos, ou então o líquido da simulação com o líquido do título que temos.

Então, a questão é exatamente essa, se calcularmos o resultado final, lá na comparação da oportunidade para ver se vale a pena, pelo valor bruto é diferente de comparar com o valor líquido. Entendo que o mais certo é pelo valor líquido, apesar de dar mais trabalho.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Então, a questão é exatamente essa, se calcularmos o resultado final, lá na comparação da oportunidade para ver se vale a pena, pelo valor bruto é diferente de comparar com o valor líquido. Entendo que o mais certo é pelo valor líquido, apesar de dar mais trabalho.

@Artur Barbosa exato, o cálculo deve ser feito pelo líquido, e é por isto que o Raul fala na aula que está fazendo pelo bruto que é para simplificar na explicação, mas que o correto é fazer pelo líquido.

Link para compartilhar

• Criar novo...