Jump to content

Extrovertido ou introvertido: qual o seu?

Recommended Posts

Acredito muito que essa classificação depende da situação. Em ambientes hostis, onde não conheço ninguém, costumo me comportar de forma introvertida. No entanto, em contextos mais favoráveis, como durante uma partida de futebol, jogando online ou em cidades do interior, sinto-me mais à vontade para interagir com os outros e até tomar a iniciativa de conversar. Algumas pessoas já mencionaram este conceito na discussão.

Editado por Pedro Henrique Carvalho Mota
  • Brabo 2
Link para compartilhar

On 10/03/2025 at 21:06, Eddy Paulini disse:

Cara, você citou em um ponto muito interessante. Ser introvertido não significa ser tímido ou ter dificuldades em comunicação e interações sociais. E é aqui onde muita gente confunde as coisas e acabam rotulando o introvertido como não sabendo se expressar, sendo tímido, sendo quieto, etc. O que é um erro grosseiro.

Um introvertido pode falar bem, ser comunicativo, expressivo, mas nos ambientes que lhe proporcionam isso. Algo menos alvoroçado, necessidade de mais tempo sozinho para recarregar a energia o que é o contrário de um extrovertido que precisa justamente da companhia e de maiores movimentos e intensidades para se sentir recarregado.

Nós introvertidos podemos ser tão comunicativos quanto um extrovertido. Nossa visão de mundo que é um pouco diferente onde existe uma tendência (e enfatizo a tendência e não generalizando introvertidos ou extrovertidos) que sejamos mais observadores, mais apreço a conversas e temas com um pouco mais de profundidade, tendemos a ser mais seletivos tanto em assuntos como com pessoas e ambientes.

Gostei de você ter reforçado que é um introvertido mas comunicativo!

Exato, Como diz o "Grugue" 

Introvertido é um termo que se refere a uma pessoa que tende a se concentrar em si mesma, nos seus pensamentos e sentimentos. Introvertidos podem preferir ficar sozinhos, mas isso não significa que tenham medo de socializar. 

A maioria confunde os pontos das cituações, Extrovertido ou introvertido!

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

4 horas atrás, Elisangela Xavier Almeida disse:

Perfeita sua colocação, Eddy!

Embora eu seja  bem comunicativa e expressiva, tenho e preciso dos meus momentos de solitude para recarregar as energias. Gosto muito de estar em ambientes tranquilos e conversas com profundidade. Creio que uma melhor definição para mim seria: extrovertida/introvertida. Será que isso "eqziste"? Que tens a dizer, meu mestre Jedi?

Um introvertido pode ter uns traços mais extrovertidos e vice versa. 

Por exemplo: um introvertido quando está em um ambiente com pessoas conhecidas e de confiança, é natural ele "se tornar extrovertido". E até mesmo necessário pois o ser humano é um ser sociável, goste ou não.

Da mesma forma que um extrovertido também pode pedir uns momentos de solitude.

O cerne da questão é saber dosar.

Link para compartilhar

• Criar novo...