Jump to content
  • 0

Comparação de IPCA com Selic


Waliff Cordeiro Bandeira

Pergunta

Boa tarde,
Assisti as aulas referentes à ativos de IPCA+ e Selic mas fiquei na dúvida sobre como comparar esses ativos. Consigo encontrar facilmente a rentabilidade atual do selic pesquisando 'Selic hoje', mas qual deveria ser o valor de comparação do IPCA? Devo pesquisar por 'IPCA dos últimos 12 meses' e isso seria uma boa comparação?
Por exemplo, hoje a selic está 13,25\% e o IPCA dos últimos 12 meses está 10,20\%
Para comparar ativos desse tipo posso pegar essas informações assim mesmo?
Por exemplo, Selic está 13,25\% a.a. hoje e IPCA + 5\% estaria equivalente a 15,2\% ? Desconsiderando qualquer IR
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Waliff Cordeiro Bandeira Essa comparação é difícil, pois depende de fatores futuros, que podem ou não se concretizar.
O Tesouro Selic é pós fixado e vai variar diariamente com a Selic over (DI).
O Tesouro IPCA+ tem uma parte pós fixada, o IPCA, que tem valor distinto da Selic over e cuja variação pode ou não ser igual a da Selic (geralmente não é), e uma parte prefixada, fixa, que é o valor após o "+" do título.
O Tesouro IPCA+ sofre marcação a mercado e o Tesouro Selic não. Escolher um ou outro depende do seu perfil de investidor, dos seus objetivos de curto, médio ou longo prazo e de quando você vai precisar do capital investindo.
Em suma, quem investe em tesouro selic geralmente tem metas e objetivos para esse investimento distintos de quem investe em tesouro IPCA +.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Waliff Cordeiro Bandeira como disse o Renzo Nogueira Margotto, é bem complicada a comparação. Como fala o Raul, no mundo dos investimentos o retrovisor é bem mais claro que o para-brisa. O boletim FOCUS do Banco Central poderia ser uma fonte de informação para se levar em consideração, mas como toda previsão, tem um futuro incerto. São expectativas que se modificam muito rapidamente.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Waliff Cordeiro Bandeira IPCA é imprevisível, mas a conjuntura macroeconomica do país e do mundo pode te dar indícios do caminho dele.
Em uma live passada, o Raul Sena comentou que por estarmos em ano de eleição é provável que o governo faça de tudo pra estancar a inflação até a data das eleições, por que isso é boa propaganda. É daí que vem aquele papo de corte do ICMS pra combustíveis, por exemplo.
No entanto, na prática, se o governo continua imprimindo dinheiro e o PIB não acompanha essa impressão, a inflação está estancada mas deve vir com todo esse acúmulo uma vez que as políticas de "estancamento" sejam revogadas, o que tem que acontecer após as eleições independente do resultado delas.
Esses são fatores que vão exercer uma pressão de redução do IPCA (ou estabilização) até as eleições e crescente depois delas, mas o IPCA é sensível a mais coisa do que isso é difícil demais de saber o que vai acontecer.
Como saber, por exemplo, se um país produtor de petróleo vai entrar em guerra, reduzindo a disponibilidade da commodity e pressionando o preço dela no mundo inteiro? Ou se os sheiks vão se reunir e decidir baixar o preço pra concorrer com outro país produtor? Tudo isso é imprevisível.
Mas se você tiver uma boa diversificação dos investimentos, você sempre vai ter algum ativo triunfando qualquer que seja o cenário. Por isso é importante ter boas rendas fixas pré fixadas, pós fixadas com bom prêmio e todo tipo de ativo que tiver bons fundamentos e boa relação prêmio/risco.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...