Jump to content
  • 0

Compensação de Prejuízos no IR: Vale a Pena Vender e Recomprar Ativos?

Gustavo Leles#8154

Pergunta

Pessoal, bom dia!

Comecei a investir por volta de 2022 e, devido à queda recente do mercado, alguns dos meus ativos estão com prejuízo em relação ao meu preço médio.

Minha dúvida é: vale a pena vender essas ações e FIIs com prejuízo e comprá-los novamente logo em seguida? Meu objetivo é declarar esses prejuízos no Imposto de Renda do próximo ano para utilizá-los na compensação de ganhos futuros.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
31 minutes ago, Gustavo Leles#8154 disse:

Pessoal, bom dia!

Comecei a investir por volta de 2022 e, devido à queda recente do mercado, alguns dos meus ativos estão com prejuízo em relação ao meu preço médio.

Minha dúvida é: vale a pena vender essas ações e FIIs com prejuízo e comprá-los novamente logo em seguida? Meu objetivo é declarar esses prejuízos no Imposto de Renda do próximo ano para utilizá-los na compensação de ganhos futuros.

Bom dia, @Gustavo Leles#8154 !

Na teoria essa ideia funciona. Mas na prática a teoria é outra  😅

Existem riscos aqui nessa estratégia. Primeiro que demanda tempo, segundo que a cotação no dia seguinte variar bastante inclusive subindo e terceiro que para elas por elas, é preciso também considerar as taxas da B3 nas compras e nas vendas. Por fim, um detalhe que já pegando algumas pessoas desprevenidas que tiveram essa ideia é fazer a venda em data com perdendo o direito de bonificações e/o proventos.

A questão então é: vale a pena o risco?

Lembre-se que investimento é igual sabonete. Quanto mais mexe, menor fica.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...