Jump to content
  • 0

Dúvida sobre diversificação (número de setores) e (número de empresas por setor)


Marcelo Diniz

Pergunta

Olá pessoal, tudo bem? Eu estava assistindo uma live de Mira, o Sócio da Nathalia Arcuri do canal Me Poupe. Ele disse que, de acordo com a pesquisas, o número ideal para você tirar mais proveito da diversificação sem fracionar muito os seus aportes é 12. Ou seja, dentro de um setor você deveria escolher 12 empresas para fazer os seus aportes. Devido a isso pergunto:
1 - Vocês concordam com isso? 2 - Existiria um número ideal de setores que nos favorecesse mais? Tipo, escolher 5 setores e fazer a portes somente entre esses setores?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Marcelo Diniz 1- Não. Muito difícil concordar com uma afirmação dessas sem saber que pesquisas são essas e sem ler e analisar criticamente as mesmas. Já vi gente que trabalha com 20, já li o livro do Greenblat que trabalha com 30, já li livro que indica ter poucas ações, já li livro que indica não ter nenhuma e investir só em ETF. Tudo fez sentido, tendo em vista que cada autor tem uma estratégia diferente e parte de uma premissa diferente.
2- Acredito que o ideal é enteder os conceitos macro econômicos por trás de cada setor e as relações e correlações entre eles. Eu creio que é mais fácil você chegar a setores que você não quer de jeito nenhum, por exemplo, aviação civil. Existem setores mais estáveis, previsíveis, que investidores usam como "garantia", por exemplo, o de energia elétrica. Existem setores cíclicos, por exemplo, commodities. E por aí vai...
Enfim... Conhecendo as características de cada setor e combinando isso com a sua estratégia, seus objetivos pessoais de curto, médio e longo prazo, bem como seu perfil de investidor você vai acabar chegando a conclusões ótimas para você, mas que serão diferentes das minhas e das de outras pessoas.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
O que deve sempre tomar cuidado é para diversificar e não pulverizar.
Acho 12 empresas por setor muita coisa. Me baseio um pouco em pesquisas utilizadas no desenvolvimento da Magic Formula, em geral entre 20 a 30 ativos na carteira, diversificando entre setores, elimina dessa forma os riscos sistemáticos (Economia, Política que podem diversos ativos) e não sistemáticos (Risco de 1 Empresa: Escândalos, Má Administração).
Em questão de setores, você deve escolher os que mais te agradar e diversificar. Isso é de cada um, tem que goste de um setor e quem goste de outro, ideal é você escolhe setores perenes: Bancos, Utilidades Publicas, Saúde etc.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Sinceramente acho que vai de cada um. Mas qto maior o número de empresas mais atenção deve-se tomar. Mesmo pq pode prejudicar dependendo do volume de aportes. Acho interessante diversificar tomando o cuidado para não fragmentar dmais os investimentos e atrapalhar no retorno.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...