Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, meu nome é Gustavo tenho 30 anos e comecei a investir na época da pandemia, tudo caindo e aquela loucura e fui comprar ação barata, pra especular obviamente e sem estratégia nenhuma. Estou no módulo 4 do curso

Demorei pra ter um estratégia bem definida então fui  pulando de galho em galho swing trade, casas de análise etc......

Resumo da obra:

- Hoje tenho uma carteira com mais o menos 80mil investido

-  14 ações de dividendos, 12 FIIs

- 40% renda fixa, 30% ações, 30% fiis

Por não ser um investidor muito experiente eu acabo seguindo a carteira da Capitalizo, anteriormente eu seguia todas (small caps, valorização, dividendos, fundos, internacional , etc) achei que tinha pulverizado muuuuuito minha carteira e reduzi pra como esta hoje, no entanto ainda acho que ta muito pulverizado.

Queria uma ajuda com isso, não sei se ta com um número muito grande de ações, como eu começar a reduzir pra parar de seguir a carteira recomendada 100%, se seria legal diversificar em ações pra crescimento....

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
52 minutes ago, Gustavo Eduardo Silva Machado disse:

Olá pessoal, meu nome é Gustavo tenho 30 anos e comecei a investir na época da pandemia, tudo caindo e aquela loucura e fui comprar ação barata, pra especular obviamente e sem estratégia nenhuma. Estou no módulo 4 do curso

Demorei pra ter um estratégia bem definida então fui  pulando de galho em galho swing trade, casas de análise etc......

Resumo da obra:

- Hoje tenho uma carteira com mais o menos 80mil investido

-  14 ações de dividendos, 12 FIIs

- 40% renda fixa, 30% ações, 30% fiis

Por não ser um investidor muito experiente eu acabo seguindo a carteira da Capitalizo, anteriormente eu seguia todas (small caps, valorização, dividendos, fundos, internacional , etc) achei que tinha pulverizado muuuuuito minha carteira e reduzi pra como esta hoje, no entanto ainda acho que ta muito pulverizado.

Queria uma ajuda com isso, não sei se ta com um número muito grande de ações, como eu começar a reduzir pra parar de seguir a carteira recomendada 100%, se seria legal diversificar em ações pra crescimento....

Bom dia, @Gustavo Eduardo Silva Machado !

A primeira dica que eu deixaria é não seguir mais as casas de análises. Aqui no curso você terá bagagem suficiente para montar sua própria carteira e definir seus objetivos e fundamentos.

O segundo ponto é por enquanto não aportar em nenhum ativo. Aporte no máximo no tesouro Selic enquanto estuda. Até porque no módulo 8 você terá aulas que tratam sobre ajustar carteira de investimentos que já fizemos antes de começar a estudar.

O terceiro ponto é que não tem número mágico ou certo de ativos em carteira. O que gosto de reforçar sobre isso é se atentar na diversificação da carteira pois de nada adiantaria ter 10 ações na carteira sendo 8 bancos  😅. E também é válido pensar em você ter uma quantidade de ativos que você consiga acompanhar. E isso vale para ações e FIIs. Lembrando que acompanhar não é abrir o broker e ver se as cotações estão em alta ou em baixa. Mas sim, sentar para ler relatórios, interpretar números e resultados, entender se a empresa mantém seus fundamentos.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
  • Criar novo...