Jump to content
  • 0

Dúvida sobre possível taxa/IR

Andrey Cesar

Pergunta

Boa tarde, pessoal!

Tenho um valor aplicado em CDB de liquidez diária de banco digital e, devido a um imprevisto emergencial, precisarei emprestar 120 mil reais para minha mãe. Dentro de alguns dias receberei de volta esse valor e pretendo aplicá-lo no Tesouro Selic (até concluir todas as aulas do curso), através da plataforma do BTG.

Minha dúvida é: o fato das movimentações de emprestar, receber de volta e aplicar em outra instituição financeira implicaria em alguma taxa para mim? Além disso, interferiria na declaração do IR do próximo ano?

Não sei se coloquei todas os detalhes para uma resposta mais assertiva, porém, caso tenha faltado alguma informação, posso complementar sem problemas.

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, @Eddy Paulini!

On 11/03/2025 at 16:30, Eddy Paulini disse:

Se foi isso mesmo, o imposto já foi cobrado no momento do saque. A receita já retém o valor dado a alíquota vigente no momento do saque.

Expand  

Certo, foi isso mesmo. No entanto, o CDB é daqueles com liquidez diária, que são oferecidos em bancos digitais, então o imposto é cobrado de forma diferente, correto?

On 11/03/2025 at 16:30, Eddy Paulini disse:

Agora você vai receber o valor de volta e pretende investir novamente só que em outra aplicação. Na sua declaração de IR, provavelmente ficará algo como:

- Declarar que o investimento do CDB ficou com a posição final igual a 0;

- Declarar uma nova linha de bens e direitos onde você terá um valor investido no Tesouro.

Expand  

Exatamente! Perfeito, ficou claro a questão do IR.

Então, quanto ao valor acima de 100 mil, a transferência dele e, posteriormente, o recebimento de volta, não incorrerá em nenhum tipo de imposto?

Agradeço o apoio de sempre!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
  On 11/03/2025 at 22:50, Andrey Cesar disse:

Certo, foi isso mesmo. No entanto, o CDB é daqueles com liquidez diária, que são oferecidos em bancos digitais, então o imposto é cobrado de forma diferente, correto?

Expand  

Não. Igual aos CDBs que você recebe o valor líquido já descontado no vencimento, um CDB de liquidez diária você também saca o valor líquido com o IR já deduzido e recolhido na fonte.

É tudo igual!

On 11/03/2025 at 22:50, Andrey Cesar disse:

Então, quanto ao valor acima de 100 mil, a transferência dele e, posteriormente, o recebimento de volta, não incorrerá em nenhum tipo de imposto?

Expand  

Correto, em nenhum imposto. CDBs e Tesouro tem essa "facilidade" que o imposto já é recolhido na fonte.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
  On 12/03/2025 at 01:01, Eddy Paulini disse:

Não. Igual aos CDBs que você recebe o valor líquido já descontado no vencimento, um CDB de liquidez diária você também saca o valor líquido com o IR já deduzido e recolhido na fonte.

É tudo igual!

Correto, em nenhum imposto. CDBs e Tesouro tem essa "facilidade" que o imposto já é recolhido na fonte.

Expand  

Esclarecido.

Muito obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...