Jump to content
  • 0

CONSÓRCIO SICOOB

Convidado Anônimo

Pergunta

Possuo um consórcio imobiliário desde 2017.

O mesmo possui uma taxa de 4% do valor final. (O que acredito ser uma taxa baixíssima).

Através das aulas, tem sido muito taxativa a informação de que Consórcio só é bom para o dono do consórcio.

Alguém poderia me passar mais informações ou dicas sobre o que fazer?

Algumas observações para ajudar em calculos:

Início do consórcio (05/2017) Parcela no valor de R$ 1.051,66 - Valor do imóvel era 180k

Atualmente o valor da parcela está: R$ 1.483,16 e o valor do imóvel está próximo a 265k

Paguei 94 parcelas. Faltam 101

Para dar um lance de quitação, hoje o valor seria de aproximadamente 77k, considerando um abatimento de 25% do valor total do imóvel (que hoje seria 265k)

Se hoje eu ofertar um lance de 77k eu recupero após 180 dias aproximadamente 200k.

Alguém passou ou passa pela mesma situação? O que me indicaria?

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá Anônimo, bem vindo ao clube dos consorciados! Kkkkkk

A máxima de que o consórcio é para o dono é FATO, mas pode ser bom também para quem vende, kkkkkk

Com relação ao seu caso, essa taxa de 4% se trata do que?! qual a taxa de administração do grupo? Qual o o saldo devedor e valor amortizado? 

Percebe-se que está praticamente na metade do grupo, então pode haver saídas, a depender daquilo que achar ser mais viável a você.

Mas, o consórcio num geral não é o meio de crédito mais indicado pois não há previsibilidade do bem e de seus custos. Normalmente o valor do bem é reajustado anualmente por algum índice, provavelmente IPCA e se este índice romper as máximas, as parcelas sofrerão o reajuste, algo que pode extrapolar o seu orçamento.

No caso da contemplação, ainda pior, pois o valor do crédito tomado será o disponível a data (265k), contudo o saldo devedor continuará sofrendo o reajuste do contrato, pois ainda haverá contemplação de cotas até o final do grupo, como se fosse um 'financiamento' mas sem qualquer luz sobre quais as taxas e qual o valor pago ao final. Ao menos os financiamentos são 'preto no branco' e você sabe o que, como e quanto pagar.

Além ainda da taxa de administração que usualmente gira em torno de 15% e que você provavelmente já pagou nas primeiras parcelas. Veja o quando pagou e o quanto amortizou da cota. Também, esta taxa de 4% que indicou e que não entendi do que se trata... 

O problema de continuar nesta e levar a cota até o fim é que você poderia investir este valor sob sua custódia e muito provavelmente ter retornos maiores do que esperar até o fim da cota... imagina mais 08 anos nessa... sem poder ter acesso ao seu bem ou ao valor pago.

Portanto, LEIA seu contrato e entenda as cláusulas, prejuízos e dificuldades, mas minha sugestão é cair fora enquanto há tempo.

Em minha experiência, eu vendi a minha cota para empresa especializada, perdi uma boa grana, mas hoje estou recuperando o valor e com o dinheiro em meu poder.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 14/03/2025 at 13:54, Vinicius Catozzi Romero disse:

Olá Anônimo, bem vindo ao clube dos consorciados! Kkkkkk

A máxima de que o consórcio é para o dono é FATO, mas pode ser bom também para quem vende, kkkkkk

Com relação ao seu caso, essa taxa de 4% se trata do que?! qual a taxa de administração do grupo? Qual o o saldo devedor e valor amortizado? 

Percebe-se que está praticamente na metade do grupo, então pode haver saídas, a depender daquilo que achar ser mais viável a você.

Mas, o consórcio num geral não é o meio de crédito mais indicado pois não há previsibilidade do bem e de seus custos. Normalmente o valor do bem é reajustado anualmente por algum índice, provavelmente IPCA e se este índice romper as máximas, as parcelas sofrerão o reajuste, algo que pode extrapolar o seu orçamento.

No caso da contemplação, ainda pior, pois o valor do crédito tomado será o disponível a data (265k), contudo o saldo devedor continuará sofrendo o reajuste do contrato, pois ainda haverá contemplação de cotas até o final do grupo, como se fosse um 'financiamento' mas sem qualquer luz sobre quais as taxas e qual o valor pago ao final. Ao menos os financiamentos são 'preto no branco' e você sabe o que, como e quanto pagar.

Além ainda da taxa de administração que usualmente gira em torno de 15% e que você provavelmente já pagou nas primeiras parcelas. Veja o quando pagou e o quanto amortizou da cota. Também, esta taxa de 4% que indicou e que não entendi do que se trata... 

O problema de continuar nesta e levar a cota até o fim é que você poderia investir este valor sob sua custódia e muito provavelmente ter retornos maiores do que esperar até o fim da cota... imagina mais 08 anos nessa... sem poder ter acesso ao seu bem ou ao valor pago.

Portanto, LEIA seu contrato e entenda as cláusulas, prejuízos e dificuldades, mas minha sugestão é cair fora enquanto há tempo.

Em minha experiência, eu vendi a minha cota para empresa especializada, perdi uma boa grana, mas hoje estou recuperando o valor e com o dinheiro em meu poder.

Fala Vinicius, tudo bem? Obrigado pelo retorno
(Cara, me marquei como anônimo! kkkk) 

Obrigado pelas boas vindas! kkkkkk
Vamos lá, respondendo aos pontos que você citou:

A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO É 4% e tem um FUNDO DE RESERVA DE 2%

Paguei 48% do bem até o momento. (sim estou praticamente na metade)

Hoje o valor de bem está em 265k. Estou pagando atualmente parcelas de 1.483,87
Vi na cooperativa e existe uma possibilidade que fazer um lance de quitação. Eu daria um lance de aprox. 77k e abatendo 25% do valor do bem (como lance também) eu pegaria por volta de 200k após 180 dias.

Como vi muitos vídeos falando sobre consórcio ser fria, estou pendendo para o lado de que seja um bom negócio quita-lo o quanto antes, afinal eu iria para de pagar as parcelas por mês e muito provavelmente investiria os 200k que vou receber.

A taxa administrativa é muito baixa.. e isso é o que sempre me faz pensar vaaarias vezes!

Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Eduardo Nereu Marques Junior

Sim, realmente a taxa da adminstração do grupo é muito baixa, talvez pelo fato de ser cooperativa... Mas ta aí talvez uma oportunidade.

A má fama do consórcio se dá muito pelas entrelinhas daquilo que é prometido na hora da venda e o que de fato é vendido. Muitas das vezes não analisamos friamente as cláusulas e condições, além de taxas e forma de cobrança que acabam sendo omitidas, principalmente naquelas "parcelas reduzidas até a contemplação...", enfim, depois vem o nabo.

Agora, pelo que está dizendo, parece não ser um dos piores negócios, em especial se pretende quitá-lo, pois aí que muita gente cai no conto, principalmente naqueles "reels" que o mago do consórcio contempla uma carta de X, investe o valor, paga as parcelas, faz dinheiro... isso é furada.

Atente-se somente se, como sendo carta de crédito imobiliário, se há cláusula de exclusividade para utilização do crédito para esta finalidade. 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...