Jump to content
  • 0

Taxa de performance no FII

Victor Ismail Miguel

Pergunta

Oi gente! Eu estou estudando alocar uma quantidade nos FIIs, com os P/VPs mais baixos, os rendimentos tem aparecido bem altos e me pareceu uma boa ideia dar uma diversificada por ali. Eu ainda não terminei o modulo de renda variável, então pode xingar se a pergunta for tonta kkk

Eu vi um FII (TGAR11) que está entregando DY de ~18%, e como não tem imposto de renda, me parece uma boa opção pra dar uma subida na minha rentabilidade combinada da carteira. Mas vi que ele tem uma taxa de performance, de 30% do yield acima de 100% do CDI.

Meu entendimento é que o 18% é já descontando a taxa de performance, e o risco de oscilar me pareceria uma oportunidade precaução (subiria a ação, caindo o yield - eu poderia vender e depois por o montante aumentado numa renda fixa ou outro FII por exemplo).

Qual é a opinião geral por aí, parece uma ideia ruim?

Valeeeu!

image.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 horas atrás, Victor Ismail Miguel disse:

Oi gente! Eu estou estudando alocar uma quantidade nos FIIs, com os P/VPs mais baixos, os rendimentos tem aparecido bem altos e me pareceu uma boa ideia dar uma diversificada por ali. Eu ainda não terminei o modulo de renda variável, então pode xingar se a pergunta for tonta kkk

Eu vi um FII (TGAR11) que está entregando DY de ~18%, e como não tem imposto de renda, me parece uma boa opção pra dar uma subida na minha rentabilidade combinada da carteira. Mas vi que ele tem uma taxa de performance, de 30% do yield acima de 100% do CDI.

Meu entendimento é que o 18% é já descontando a taxa de performance, e o risco de oscilar me pareceria uma oportunidade precaução (subiria a ação, caindo o yield - eu poderia vender e depois por o montante aumentado numa renda fixa ou outro FII por exemplo).

Qual é a opinião geral por aí, parece uma ideia ruim?

Valeeeu!

image.png

Boa noite, @Victor Ismail Miguel !

Vamos nos lembrar que o DY não passa de uma simples divisão entre os valores pagos nos últimos 12 meses em proventos sobre o valor atual da cotação. Hoje os FIIs estão enfrentando umas quedas devido a vários fatores, em especial a taxa de juros.

Onde quero chegar com isso? Cuidado ao avaliar unicamente o DY do ativo em questão. Hoje a cotação de TGAR11 está por volta de R$ 80,50, o que gera seu DY atual de 18% (aproximadamente R$ 14,56 pagos nos últimos 12 meses / cota de R$ 80,50).

E apenas a título de curiosidade, veja o DY caso a cotação estivesse em sua média de R$ 110.  (14,56 / 100) * 100 = 13,26% de DY.

Então, atenção ao olhar apenas um DY e entender mais a fundo o cenário como um todo. Como comentei, muitos fundos estão tomando um baile por conta da taxa de juros. Mas isso não significa que é simplesmente a taxa cair que os fundos voltam ao normal. É preciso entender que fundos imobiliários em cenários de taxa de juros mais elevadas tem seu risco mais elevado. Logo, interpretar os fundamentos do fundo é essencial.

Espero que ajude a refletir!

Link para compartilhar

• 0

Olá, 

Só a titulo de curiosidade, esse DY de 18% é "falso". Em outro tópico, eu analisei este fundo e nos últimos 12 meses ele vem reduzindo os valor dos dividendos, pagando hoje 30% menos do que pagava em fevereiro de 2024. Como o DY mede a soma dos dividendo dos últimos 12 meses, e o valor atual da cota que está bem reduzida, pois o fundo está "pior", ficando esse DY falso, que parece ser bom, mas na prática é o sintoma de um fundo doente. 
Ai, sugiro que vc avalie se a doença tem cura ou não kkkkkkkkk

Link para compartilhar

• Criar novo...