Jump to content

Quanto custa meu sonho - 33 anos

Recommended Posts

Olá Caio,

Primeiro seja bem vindo.

Agora vou dar meus 10 centavos aqui.

Lendo a descrição me passou muito a ideia de que você tem um espírito aventuteiro e mais "nômade".

porém isso conflita com a ideia de um imobilizado de > 2M.

Minha opinião, foca na geração de renda e deixa os passivos de valor (principalmente as casas) num segundo plano.

Faça as contas só com a renda de 15k passiva e veja o que precisa para chegar lá. Acredito que seja viável e talvez já possibilite o estilo de vida que você procura.

E aí se quiser ter um canto teu pra quando não estiver viajando, talvez algum lugar mais de boa ainda caiba nesse orçamento.

Mas enfim, é só a impressão que tive lendo um recorte muito específico. talvez não tenha nada a ver.

• Brabo 3
Link para compartilhar

15 horas atrás, Caio Oliveira Rocha disse:

Saudações colegas de turma e futuros independentes financeiros!

Meu sonho envolve viver perto do mar, surfando, mergulhando e tudo que for dentro d'agua.

Tenho 33 anos, sou médico de família e comunidade (pra quem nao conhece, é uma especialidade focada em atendimentos na atencao primaria, medicina preventiva, local de atuacao majoritariamente no SUS em postos de saude de bairro, expandindo mercado a cada ano na rede privada, mas é uma das especialidades que dá menos dinheiro)

Obs: não pretendo ter filhos.

- carro: Jimny ou 4x4 compacto: 100.000

- casa praiana: 1.500.000

- barco: 150.000

- chalé na serra: 500.000

- manutencao anual: (5000+15.000+10.000+10.000)/ano - (carro+casa+barco+chalé) 40.000/ano

- renda passiva: 15.000/mês

-viagem surfe/internacional anual: 30.000/ano

Total: 2.250.000 patrimonio + 20.833/mês

Eu gostaria de dedicar de 20 a no maximo 30h semanais para trabalhar, o que dificulta um pouco o poder de investimento, sendo conservador, com 2000 mensais, por 22 anos, com o que tenho hoje (180mil), a calculadora me mostra que estarei longe ainda desse sonho.

Me mostra que terei que trabalhar mais ou aumentar meu rendimento para aportar pelo menos 4.000/mensais e por mais tempo, aposentar mais tarde, por volta dos 60, 60 e poucos anos.

Me deixa um pouco reflexivo, achei que poderia ser mais facil, mas tenho que agradecer as possibilidades que tenho com minha formação e correr atrás

Obrigado a quem leu até aqui, adoraria saber sua opiniao, mesmo que seja pra jogar um balde de agua fria nesses planos

Olá Caro Confrade!!! 

Faltou algumas informações ai para eu conseguir te dar uma ideia do que EU faria na sua situação.

Conta para nós: Qual sua renda atual? Tem um trampo só? Quais seus gastos mensais hoje?

Com esses 3 itens, acho que consigo dar meus 5centavos de achismo para ti! 

• Brabo 1
Link para compartilhar

12 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Olá Caio,

Primeiro seja bem vindo.

Agora vou dar meus 10 centavos aqui.

Lendo a descrição me passou muito a ideia de que você tem um espírito aventuteiro e mais "nômade".

porém isso conflita com a ideia de um imobilizado de > 2M.

Minha opinião, foca na geração de renda e deixa os passivos de valor (principalmente as casas) num segundo plano.

Faça as contas só com a renda de 15k passiva e veja o que precisa para chegar lá. Acredito que seja viável e talvez já possibilite o estilo de vida que você procura.

E aí se quiser ter um canto teu pra quando não estiver viajando, talvez algum lugar mais de boa ainda caiba nesse orçamento.

Mas enfim, é só a impressão que tive lendo um recorte muito específico. talvez não tenha nada a ver.

Concordo com o colega.

Amigo, não seria melhor viajar mais vezes pra surfar? Acredito que vc seria mais realizado assim.

Não é fácil adquirir e manter imóveis, carro, barro etc etc. E não se trata apenas de dinheiro. 

E, sinceramente, é um pouco utópico vc achar que com 15k por mês vc vai sustentar esse estilo de vida a não ser que continue trabalhando e complemente esse valor aí. Eu ganho isso e só tenho um apto e olhe lá. No mundo dos sonhos tudo é possível, mas a realidade não é bem assim. 

Como uma senhorinha um pouco mais velha que vc te digo que com o passar dos anos a gente percebe que não precisa de muitos bens pra ser feliz e realizado. Boa saúde, bom ambiente de pessoas, um dinheiro caindo na conta sempre e algum conforto tá mais do que bom. Quem passa a vida buscando mais e mais patrimônio tem uma lacuna enorme dentro de si que nada será suficiente.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

Salve minha gente, grata surpresa logar na comunidade e poder contar com a opiniao de voces.

Vou seguir com uma resposta só para os apontamentos que foram gentilmente colocados.

Sua leitura sobre o estilo de vida nomade confere Mikhail! Quero sim estar em varios lugares diferentes, mas ter uma base para chamar de casa, poder convidar os amigos e a familia me traz conforto. Estou aprendendo a surfar em Maresias, litoral norte de SP, uma das melhores ondas do Brasil, mas infelizmente um lugar bastante caro, o valor da casa que coloquei seria para ter algum lugar confortavel como base nessa praia.

Atualmente to desempregado! Mas uma situacao do ultimo mes.

Gastos mensais em 8000 reais, tenho pontos a melhorar para gastar menos no orcamento domestico, principalmente com comida.

Minha ultima renda era 11.300 reais trabalhando 20h/semana liquidos. A perspectiva é conseguir algo nesse patamar de renda ou um pouco mais, tambem estou abrindo a mente para diversificar as fontes de renda com trabalho dando plantoes em pronto-socorro (não me agrada muito o estilo de trabalho, mas estou disposto a enfrentar)

E realmente Barbie, viajar mais seria melhor, fico amarrado um pouco com ideias de vinculo tradicional de trabalho e imagino ter poucas ferias, uma ideia seria migrar para atendimentos pela internet, mas por enquanto é algo fora da minha expertise

Concordo contigo, quando eu ganhava uns 17mil liquido, ainda me parecia meio utopico manter esse estilo de vida, acho que quanto mais ganhamos acabamos adotando padroes de consumo mais elevados

Coloquei o valor dos pateimonios bem alto tambem para garantir, preferindo sobrar do que faltar.

Mas realmente, mirar inicialmente na parte da renda pode ser um norte mais palpável

Muito obrigado pelas contribuicões até aqui ;)

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hora atrás, Caio Oliveira Rocha disse:

"Gastos mensais em 8000 reais, tenho pontos a melhorar para gastar menos no orcamento domestico, principalmente com comida.

Minha ultima renda era 11.300 reais trabalhando 20h/semana liquidos. A perspectiva é conseguir algo nesse patamar de renda ou um pouco mais, tambem estou abrindo a mente para diversificar as fontes de renda com trabalho dando plantoes em pronto-socorro (não me agrada muito o estilo de trabalho, mas estou disposto a enfrentar)"

Vou me lastrear nessa parte do seu comentário... 

Ganhando 11k no mês gastando 8k, acredito que as ferramentas estão em sua mão para ultrapassar e muito o que vc sonha, mas terá que abrir mão de algumas coisas momentâneas e rever gastos, se realmente quer dar um Boost no seu sonho... 

Lembra que os primeiros aportes são os que contam mais? Eu focaria nisso (vide que vc já tem uma grana).

Se vc está brindo a mente para diversificar, melhor ainda.. vc trabalha 20hrs na semana e ganham bem (ganhava né?), com a possibilidade de trabalhar 35/40hrs e por um tempo... queimar uma lenha mesmo para um futuro top... cara, ta na tua mão!! heuehue 

Desejo muito sucesso e muita sabedoria daqui para frente meu parceiro!!!
Quem sabe no futuro não vamos pegar umas ondas juntos? 

P.S: Sou mineiro, nunca subi em uma prancha.
P.S-2: Não sou fã de praia, mas sou fã de pessoas alto astral (e vc parece ser essa pessoa) e que gostem de uma cachaça! heuheueheuheuhe

• Brabo 1
Link para compartilhar

Gastos mensais em 8000 reais, tenho pontos a melhorar para gastar menos no orcamento domestico, principalmente com comida.

Minha ultima renda era 11.300 reais trabalhando 20h/semana liquidos.

gastar 8k ganhando 12 é viver perigosamente. não sobra margem de manobra.

pior ainda se boa parte desses 8k forem dívidas grandes (financiamentos), que não é algo que você consegue reduzir de uma hora para outra.

Ao menos você tem uma boa reserva que se estiver com uma boa liquidez pode te ajudar a segurar as pontas enquanto arruma outro trabalho.

acho que quanto mais ganhamos acabamos adotando padroes de consumo mais elevados

e esse é o maior erro e que faz com que a maioria que consegue ganhar bem ainda assim não consiga construir um patrimonio e uma carteira boa.

ganha mais, gasta mais.

mas aí é questão de achar um equilibrio saudável entre o seu eu do presente e o seu eu do futuro, e não se comparar com os outros.

Concordo contigo, quando eu ganhava uns 17mil liquido, ainda me parecia meio utopico manter esse estilo de vida

por que tinha que trabalhar pra receber esses 17.

agora pensa que beleza seria surfar o dia todo, todos os dias, e no final do mês pingar os 17 lá igual.

ainda teria tempo para fazer mais renda se quisesse.

tambem estou abrindo a mente para diversificar as fontes de renda com trabalho dando plantoes

procure pensar em formas de renda que não sejam 1-1 com o seu tempo, ou seja não é uma mera troca de tempo por dinheiro.

as vezes você acha algo que exige um tempo finito agora mas te tráz receita recorrente pra sempre.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...