Jump to content

CRÉDITO PESSOAL (PARTICULAR PESSOA FÍSICA) É ILEGAL?


Recommended Posts

SE EU CONSIGO UM CRÉDITO PESSOA FÍSICA, COM ALGUÉM POR EXEMPLO QUE NÃO QUEIRA INVESTIR, ESTA NA POUPANÇA , EU POSSO POR EXEMPLO TOMAR ESSE EMPRÉSTIMO COMO PESSOA FÍSICA PARA INVESTIR E MELHORAR A RENDA PARA NÓS DOIS, (TOTALMENTE POSSÍVEL).
A MINHA DUVIDA É SE ISSO SERIA LEGAL E SE POSSO DECLARAR ESSE VALOR NORMALMENTE COMO EMPRÉSTIMO ASSIM COMO FAZEMOS COM EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS? OU SE TERIA ALGUMA ILEGALIDADE NESSE CASO.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Valteir Rodrigues Cristino, além do excelente artigo postado pelo Renzo Nogueira Margotto, encontrei este artigo que pode te ajudar com a questao do imposto de renda.

https://exame.com/invest/minhas-financas/como-declarar-emprestimos-no-imposto-de-renda-2022/

Eu apenas tomaria a precaucao de estabelecer um contrato sobre este emprestimo para evitar qualquer falso entendimento entre as partes.
Link para compartilhar
Share on other sites

Valteir Rodrigues Cristino é sempre bom ficar atendo aos requisitos legais. Os artigos trazidos pelos amigos Renzo Nogueira Margotto e Pedro Henrique Gomes Dos Santos explanam muito bem o assunto. E dando uma pesquisada sobre precedentes jurídicos sobre o assunto, encontrei diversos processos com ganho de causa aos tomadores de empréstimos, desta forma acredito que essa prática deve ser muito bem pensada e avaliada antes da realização para evitar dor de cabeça.
https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=JUROS+SOBRE+EMPRESTIMOS+ENTRE+PARTICULARES
Link para compartilhar
Share on other sites

Valteir Rodrigues Cristino pelo que entendi você irá pegar dinheiro com terceiros para você investir, correto? Precisa tomar muito cuidado com isto, pois os investimentos são para longo prazo, e se quem emprestou o dinheiro quiser resgatar antecipadamente? Pode ser que os investimentos que você fez estejam em queda ou então são investimentos que o resgate é somente no vencimento. E como seria a remuneração deste empréstimo? Será que o risco vale o ganho? Eu particularmente não vejo que seja uma boa ideia pegar dinheiro de terceiros para investir e ficar com uma “dívida”.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...