Jump to content
  • 0

Dúvida sobre a taxa da renda fixa.

Pergunta

Boa tarde, estou com uma dúvida referente a taxa com vencimentos menores. 

Fiquei na dúvida se seria a taxa total no vencimento ou se seria a taxa proporcional ao tempo investido até o vencimento.

Resumindo... kkk No print, mostra uma taxa de 88% do CDI será esse valor total no vencimento de 75 dias ou seria proporcional a esse periodo em relação ao ano. 

Fiquei na dúvida porque se realmente for o caso de ser toda a taxa no vencimento faz muito sentido investir (não estou considerando a análise de risco ainda) teria que fazer essa análise ainda, digo apenas da taxa.

Screenshot_2025-03-12-13-09-40-651_com.btg.pactual.digital.mobile.jpg

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 12/03/2025 at 13:35, Eduardo Felipe Borges Beraldo disse:

Fiquei na dúvida se seria a taxa total no vencimento ou se seria a taxa proporcional ao tempo investido até o vencimento.

Resumindo... kkk No print, mostra uma taxa de 88% do CDI será esse valor total no vencimento de 75 dias ou seria proporcional a esse periodo em relação ao ano. 

Fiquei na dúvida porque se realmente for o caso de ser toda a taxa no vencimento faz muito sentido investir (não estou considerando a análise de risco ainda) teria que fazer essa análise ainda, digo apenas da taxa.

Boa tarde, @Eduardo Felipe Borges Beraldo!

As corretoras e o mercado padronizaram mostrar os títulos de forma anual, mas no caso, o "CDI" em si é a rentabilidade, que varia todo dia, e você ganhará um percentual dela.

Os títulos do print vão render 88% e 75% da taxa do CDI durante todo o período que você mantiver eles. Lembrando: o CDI varia diariamente. Seus títulos vão seguir esses rendimentos diários, mesmo sem necessariamente terem liquidez diária (não necessariamente você pode resgatá-los todo dia).

Por exemplo:

Vamos dizer, que o CDI vai render 12% em 2025, sem alterar a rentabilidade nenhum dia (o que é um absurdo, mas é apenas para exemplificar);

A cada mês, o CDI renderia 1%

A cada dia, renderia uma fração ainda menor dessa porcentagem

Se você investisse em um título com duração de um ano que paga metade (50%) do CDI, teria uma rentabilidade de 6%

Para o mesmo título, mas com duração de um mês, sua rentabilidade seria 0,5%

Se durasse só um dia, metade de uma fração ainda menor...

P.S: Sei que a rentabilidade não seria na realidade de 1% ao mês, dado os efeitos dos juros compostos, mas quis deixar o mais simples possível de entender.

Espero que isso sane sua dúvida!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 12/03/2025 at 13:35, Eduardo Felipe Borges Beraldo disse:

É proporcional aos 75 dias que você ficaria com o título.

Exemplo: supondo um CDI a 15% a.a., 88% disso seria 13,2% a.a.. Como são 75 dias, e não um ano. 
Faz 75/365 =0,205 > 2,7%
Essa LCA renderia 2,7% nos 75 dias.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...