Jump to content
  • 0

LCI e LCA 13,25?

Elcimar Guimarães

Pergunta

Olá  para todos da comunidade AUVP.

Meu nome é Elcimar.

No momento sou Sardinha, mas quero crescer e me tornar um profissional investidor Tubarão. 

Estou com uma dúvida sobre LCI e LCA.

A questão é  a seguinte:

Se a taxa Selic está atualmente em 13,25 porquê está tão difícil encontrar um título pagando está taxa.

Eu tenho procurado, mas não encontro.

Enquanto isso o CDB tem aos montes.

Isso pode ser um indicador que a taxa selic vai diminuir; ou é por outro motivo?

Agradeço desde já pela resposta.

Obrigado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
5 minutes ago, Elcimar Guimarães disse:

Meu nome é Elcimar.

No momento sou Sardinha, mas quero crescer e me tornar um profissional investidor Tubarão. 

A questão é  a seguinte:

Se a taxa Selic está atualmente em 13,25 porquê está tão difícil encontrar um título pagando está taxa.

Isso pode ser um indicador que a taxa selic vai diminuir; ou é por outro motivo?

Obrigado.

As taxas de Lcis e Lcas serão sempre menores que as de um CDB, porque é preciso levar em consideração que não existe o desconto do imposto de renda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 1
1 hour ago, Elcimar Guimarães disse:

Meu nome é Elcimar.

A questão é  a seguinte:

Obrigado.

Bom dia, @Elcimar Guimarães !

Apenas complementando nossos amigos.

LCIs e LCAs são títulos que tem isenção do IR. Ou seja, quando chega o vencimento você receber o valor líquido rendido. Não é como o CDB que vai ter um desconto de IR que pode ir de 22,5% à 15%. 

Um exemplo hipotético.

Vamos imaginar uma LCA que pague 91% do CDI com vencimento para 2 anos. Considerando a taxa Selic de hoje você vai ter uma rentabilidade equivalente de 9,46%a.a.

Se você comparasse diretamente com um CDB que rendesse 100% do CDI ou o próprio tesouro também pensando em resgatar o valor em 2 anos, a rentabilidade anual seria de aproximadamente 8,58%a.a.

Veja que essa rentabilidade é menor por conta que o CDB e o tesouro terão incidência do IR.

Nominalmente os percentuais causam essa impressão. 100% obviamente é maior que 91%. Mas o IR muda o jogo.

Para se tornar equivalente, precisaríamos de um CDB que estivesse pagando aproximadamente 108% do CDI para ficar no mesmo marco que a LCA pagando 91% do CDI.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
27 minutes ago, Elcimar Guimarães disse:

Meu nome é Elcimar.

A questão é  a seguinte:

Obrigado.

“Tenta” procurar as 10:00, tem muita cosia bacana, eu falo “tenta” pq é muita gente entrando e o celular até trava.

obs: não esquece de levar uma foice kkkkk 

Estou brincando, mas entra as 10 hora que vc encontra sim coisas boa.

• Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Vamos imaginar uma LCA que pague 91% do CDI com vencimento para 2 anos. Considerando a taxa Selic de hoje você vai ter uma rentabilidade equivalente de 9,46%a.a.

Faaala pessoal.😁

@Eddy Paulini , você poderia me explicar ou indicar onde posso estudar sobre como fazer o calculo para chegar na porcentagem de 9,46%?   É uma pergunta meio boba, mas ainda me sinto perdido em meio a tantos números...rs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
26 minutes ago, Andre Nonaka Madeira disse:

Faaala pessoal.😁

@Eddy Paulini , você poderia me explicar ou indicar onde posso estudar sobre como fazer o calculo para chegar na porcentagem de 9,46%?   É uma pergunta meio boba, mas ainda me sinto perdido em meio a tantos números...rs

Bom dia, @Andre Nonaka Madeira !

Aqui na AUVP temos um facilitador que dá estes valores pra você!

É a calculadora de renda fixa do Investidor Sardinha. Inclusive fiz estes exemplos aqui do tópico por lá Hahaha

E também é a mesma ferramenta que o amigo @Artur Barbosa comentou ali em cima!

Vou deixar o link abaixo. Espero que ajude!

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Meu nome é Elcimar.

A questão é  a seguinte:

Obrigado.

Fala amigo, título que pague essa taxa somente o tesouro selic. Mas levando em consideração o tempo que vc tem para deixar aportado, talvez seja interessante também seguir o contra fluxo e dar uma olhada nos IPCA +. Com a baixa procura, conseguimos encontrar coisas bem interessantes. 

Abraco

Link para compartilhar

• Criar novo...