Jump to content
  • 0

Diagrama do cerrado e rentabilidade na renda fixa.

Ricardo Jorge Mendes Junior

Pergunta

Bom Tarde pessoal!

No diagrama do cerrado inserimos as ações e ele puxa o valor patrimonial da cotação correto? 

Quando se trata de renda fixa nós lançamos apenas um indicação de qual ativo estamos colocando na carteira.

Como o sistema saberá em uma data futura qual a proporção entre Renda fixa e ações uma vez que ele, o sistema, nao sabe quanto rendeu a parte de renda fixa?  

Exemplo carteira de 2000 mil reais

LCI 90% cdi - 1000

Ação SARD3 - 1000

Próximo mês SARD3 subiu 10%, porem o LCI nao ficou parado, houve um rendimento hipotético presumido pela taxa contratada, mas no sistema acredito estará:

LCI 90% cdi - 1000

Ação SARD3 - 1100

Acredito que entendi errado? E quando um titulo de renda fixa vence nós excluímos ele do diagrama? Se sim para recolocar poderíamos fazer como?

Espero ter explicado minha duvida com clareza, Vlw Galera!

Editado por Ricardo Jorge Mendes Junior
  • Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
2 horas atrás, Ricardo Jorge Mendes Junior disse:

Bom Tarde pessoal!

No diagrama do cerrado inserimos as ações e ele puxa o valor patrimonial da cotação correto? 

@Ricardo Jorge Mendes Junior o Diagrama do Cerrado atualiza uma vez ao dia a cotação dos tickers da Renda Variável, e vai usar para saber quanto você tem de cada ticker para fazer os cálculos. Na Renda Variável nós informamos somente a quantidade comprada de cada ticker e o Diagrama do Cerrado vai multiplicar pela cotação do dia.

Quando se trata de renda fixa nós lançamos apenas um indicação de qual ativo estamos colocando na carteira.

Como o sistema saberá em uma data futura qual a proporção entre Renda fixa e ações uma vez que ele, o sistema, nao sabe quanto rendeu a parte de renda fixa?  

No caso da Renda Fixa você lança a primeira vez pelo valor que aportou em cada título. Aí a atualização do valor será feita manualmente. O ideal é que antes de cada aporte você atualize o valor dos títulos para que o Diagrama possa fazer a simulação de maneira mais próxima da realidade do dia.
Eu tenho um aporte principal no mês (início do mês quando recebo) e ao longo do mês recebo os dividendos, então acabo fazendo mais um ou dois aportes. A atualização se faz no aporte principal, os demais eu acho que não vale o trabalho, pois normalmente são valores de aporte menores, e a diferença será pequena.

Acredito que entendi errado? E quando um titulo de renda fixa vence nós excluímos ele do diagrama? Se sim para recolocar poderíamos fazer como?

Você entendeu certo a dinâmica do Diagrama. Se você não atualizar a renda fixa, o valor dela será o valor que você lançou inicialmente.

Sim, quando vence a renda fixa, vamos excluir o lançamento. Lembrando que isto fará um modificação nas proporções da carteira, pois para o Diagrama a Renda Fixa estará com um valor menor na carteira e a simulação vai levar em conta isto. Pode ser que indique aportar em renda fixa, pode ser que não . Vai depender como está o restante da carteira frente as metas definidas por você para cada classe de ativo.

• Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• Criar novo...