Jump to content

Bradesco !!!

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Eu e meu esposo fizemos uma viagem para São Paulo para visitar a família, até ai tudo bem, porém no dia da voltar para casa (moramos em Porto Velho - Rondônia) meu esposo percebeu que tinha perdido a carteira, até então achávamos que tínhamos perdido em casa, chegamos a bloquear a aproximação dos cartões, tinham 3 cartões  dentro da carteira, porém um não conseguimos bloquear(era um adicional do meu cartão principal). Voltamos pra casa, vida normal, até o dia de organizar os gatos domésticos, percebi cerca de 6 compras que não reconhecia, de valores aleatórios(110,50,200,140...) feitos todos em horários próximos (ambos feitos em São Paulo). Ligamos para o banco para tentar contestar as comprar, mas ao ligar o atendente informou que não seria possível contestar compra feita por aproximação porque eles consideram um tipo de compra segura. Neste caso o que eu posso fazer ?   

• Brabo 1
  • Sad 1
Link para compartilhar

42 minutes ago, Beatriz Alves disse:

Boa tarde pessoal!

Eu e meu esposo fizemos uma viagem para São Paulo para visitar a família, até ai tudo bem, porém no dia da voltar para casa (moramos em Porto Velho - Rondônia) meu esposo percebeu que tinha perdido a carteira, até então achávamos que tínhamos perdido em casa, chegamos a bloquear a aproximação dos cartões, tinham 3 cartões  dentro da carteira, porém um não conseguimos bloquear(era um adicional do meu cartão principal). Voltamos pra casa, vida normal, até o dia de organizar os gatos domésticos, percebi cerca de 6 compras que não reconhecia, de valores aleatórios(110,50,200,140...) feitos todos em horários próximos (ambos feitos em São Paulo). Ligamos para o banco para tentar contestar as comprar, mas ao ligar o atendente informou que não seria possível contestar compra feita por aproximação porque eles consideram um tipo de compra segura. Neste caso o que eu posso fazer ?   

@Beatriz Alves quanto tempo vocês demoraram entre as compras e falar com o Banco? Não havia opção de bloquear o cartão adicional? Deveriam ter ligado no Banco solicitando. Vocês não recebem aviso por SMS de cada compra feita nos cartões? Habilita urgente o serviço, pois vocês descobrem na hora qualquer golpe.

Agora o que dá para se fazer ou não, não saberia dizer. Talvez a @Daniele Vilela e @Aline Correa talvez possam ajudar na parte Legal.

• Brabo 3
Link para compartilhar

Aqui tem alguns problemas que dificultam uma eventual indenização. É linha uma tênue e depende do que você consegue comprovar (em juízo só importam as provas).

Veja, há primeiro uma alegação de perda do cartão (culpa exclusiva). Depois de uso por aproximação. E pra terminar, os valores utilizados são baixos e não dá para dizer que não se coaduna com o seu perfil de compra (poderia de fato ter sido você). PRIMEIRO CASO

No entanto, as compras foram feitas em curto intervalo de tempo e em um local que vocês não estavam mais. O banco responde pelas falhas de forma objetiva, por dever de segurança. SEGUNDO CASO

Seria mais fácil caso os valores não condissessem (compras muito altas).

*A chance de êxito na demanda é baixa, mas você pode processar por conta indo até o Juizado Especial da sua cidade, não precisa de advogado até 20 salários-mínimos e não custa nada (nem se você perder).

• Brabo 3
Link para compartilhar

São dois desfechos bem diferentes para casos similares. O que muda é a forma em que feitas as alegações e as provas produzidas em ambos os processos:

1. APELAÇÃO. DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. SENTENÇA PROCEDENTE. RECURSO DA PARTE RÉ. PARTE ATIVA QUE ALEGARA QUE SEU CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO FORA PERDIDO OU FURTADO. COMPRAS POR TERCEIRO, MEDIANTE USO DA TECNOLOGIA CONTACTLESS, OU SEJA, POR APROXIMAÇÃO. DESCUIDO DO CLIENTE. FORTUITO EXTERNO. AUSÊNCIA DE PROVAS DE QUE O PERFIL DE COMPRAS, DO CLIENTE, SE COADUNARA COM ESSA OPERAÇÃO, AO MENOS, A PONTO DE NÃO CARACTERIZAR COMPRA QUE DEVESSE FAZER O CORRESPONDENTE BANCÁRIO INTUIR QUE SERIA ANÔMALA OU FORA DAQUELE PERFIL. SITUAÇÃO QUE AFASTA A POSSIBILIDADE SE RESPONSABILIZAR, CIVILMENTE, A OPERADORA DO CARTÃO, PORQUE NÃO SE INFERE FALHA DESTA, NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. CULPA EXCLUSIVA DA VÍTIMA. EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE DAQUELA (ART. 14, § 3º, INC. II, DO CDC). SENTENÇA REFORMADA. (...). (TJPR - 13ª Câmara Cível - 0032518-29.2023.8.16.0030 - Foz do Iguaçu -  Rel.: DESEMBARGADOR JOSÉ CAMACHO SANTOS -  J. 07.02.2025)

2. RECURSO INOMINADO. BANCÁRIO. CARTÃO DE CRÉDITO. FRAUDE PERPETRADA POR TERCEIROS. COMPRAS REALIZADAS COM O CARTÃO DA PARTE AUTORA. OPERAÇÕES EFETUADAS EM CURTO INTERVALO DE TEMPO EM OUTRO PAÍS. DEVER DE SEGURANÇA. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CARACTERIZADA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. RESTITUIÇÃO DEVIDA. (...). (TJPR - 2ª Turma Recursal - 0035574-97.2023.8.16.0021 - Cascavel -  Rel.: JUIZ DE DIREITO DA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS IRINEU STEIN JUNIOR -  J. 04.02.2025)

• Brabo 2
Link para compartilhar

Bom dia vou deixar um link de um vídeo do raul que vi essa semana

5 truques que os BANCOS não querem que você saiba 💰 - YouTube

Nele fala que bancos não tem medo de processos, nem nada, o medo é do BACEN.
Como foi lesado vale a pena fazer a denuncia.
Aconselho assistir o video para entender melhor

• Brabo 1
Link para compartilhar

On 15/03/2025 at 09:49, Aline Correa disse:

Se você optar por processar, faça um boletim de ocorrência virtual. Pode fazer depois de acontecidos os fatos. É só digitar 'boletim de ocorrência' no google mais o nome da sua cidade.

E se precisar de mais orientações, me manda mensagem

Entendi, mas você acha que vale apena entrar na justiça mesmo a gente não fazendo o procedimento correto (bloquear o cartão) ? porem nenhumas das compras apareceu quando foi realizadas.

Muito Obrigada desde já! esta nós ajudando muito!

Link para compartilhar

On 15/03/2025 at 09:54, Mateus Vicente Serafim disse:

Bom dia vou deixar um link de um vídeo do raul que vi essa semana

5 truques que os BANCOS não querem que você saiba 💰 - YouTube

Nele fala que bancos não tem medo de processos, nem nada, o medo é do BACEN.
Como foi lesado vale a pena fazer a denuncia.
Aconselho assistir o video para entender melhor

Eu vi esse vídeo, até por isso fiz esse post pra tirar essa duvida e não fazer maldade com o banco! 

Link para compartilhar

15 horas atrás, Beatriz Alves disse:

Entendi, mas você acha que vale apena entrar na justiça mesmo a gente não fazendo o procedimento correto (bloquear o cartão) ? porem nenhumas das compras apareceu quando foi realizadas.

Muito Obrigada desde já! esta nós ajudando muito!

claro, é de graça mulher. É só vc ir no juizado especial da sua cidade e contar os fatos. Pede indenização por danos materiais e morais. Porém, como eu falei, a chance de conseguir é remota, justamente pq o entendimento jurisprudencial mais recente n está a seu favor, mas nunca se sabe, vai que...

• Brabo 2
Link para compartilhar

On 17/03/2025 at 11:16, Aline Correa disse:

claro, é de graça mulher. É só vc ir no juizado especial da sua cidade e contar os fatos. Pede indenização por danos materiais e morais. Porém, como eu falei, a chance de conseguir é remota, justamente pq o entendimento jurisprudencial mais recente n está a seu favor, mas nunca se sabe, vai que...

Muitooo obrigada!!!!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...