Jump to content
  • 0

Dúvida nas perguntas do Diagrama do Cerrado

Pergunta

Estou analisando minha carteira já existente com o Diagrama do cerrado de modelo que existe na plataforma e estou com dúvida em duas perguntas:

• Qual indicador indica esse Lucro? É algum dos CAGR Lucro Liquido ou Operacional? Liquido né?

A empresa tem um crescimento de receitas (ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos

• Existe alguma forma fácil de achar resposta pra essa pergunta?

A empresa é líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só será considerada se for a primeira colocada no setor).

Eu ainda não alterei nenhuma pergunta, qual é a recomendação sobre isso? Com eu já tinha uma carteira estou ainda num processo de adaptação da carteira antiga pra saber se mantenho ou tiro o que tenho. Atualmente minha carteira de ações esta da seguinte forma.

ALUP11

BBDC3

BBSE3

CAML3

CSAN3

EGIE3

ENEV3

FESA4

FLRY3

ITSA4

KLBN11

LEVE3

ODPV3

RADL3

SUZB3

TAEE11

TUPY3

VIVT3

WEGE3

WIZC3

Sobre aumentar as perguntas do diagrama, faz sentido eu adicionar perguntas seguindo uma análise fundamentalista tbm ou  isso poderia ser em outro momento?

E caso alguém tenha perguntas diferentes e que fizeram sentido pra vcs gostaria de ouvir também.

Editado por Gustavo Eduardo Silva Machado
  • Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
17 horas atrás, Gustavo Eduardo Silva Machado disse:
  • Qual indicador indica esse Lucro? É algum dos CAGR Lucro Liquido ou Operacional? Liquido né?

A empresa tem um crescimento de receitas (ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos

@Gustavo Eduardo Silva Machado o CAGR LUCRO é calculado com o lucro líquido e o CABR RECEITA é calculado com a receita bruta.

• Existe alguma forma fácil de achar resposta pra essa pergunta?

A empresa é líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só será considerada se for a primeira colocada no setor).

O velho e bom Google. É perguntando qual a empresa líder no Setor tal. Claro que as empresas vão sempre dar um "sambare love" na informação falando que no critério "tal" elas são líderes, e a concorrente dela vai falar que no critério "qual" ela é a líder. 

Eu ainda não alterei nenhuma pergunta, qual é a recomendação sobre isso?

Fica a seu critério mexer nas perguntas, o importante é não alterar a quantidade de perguntas, pode colocar uma ou duas a mais, pois quanto mais perguntas você tiver, mais distorções podem ocorrer, já que pode haver um nivelamento das notas e o Diagrama do Cerrado não vai conseguir fazer a gestão de risco de forma adequada.

Com eu já tinha uma carteira estou ainda num processo de adaptação da carteira antiga pra saber se mantenho ou tiro o que tenho.

De modo geral, OK. Há empresas de mesmo setor. A quantidade me parece grande, mas não sei o tamanho do seu patrimônio. Você não tem FII ou não listou? Tem Renda Fixa?

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Fica a seu critério mexer nas perguntas, o importante é não alterar a quantidade de perguntas, pode colocar uma ou duas a mais, pois quanto mais perguntas você tiver, mais distorções podem ocorrer, já que pode haver um nivelamento das notas e o Diagrama do Cerrado não vai conseguir fazer a gestão de risco de forma adequada.

Até 2 perguntas ok então mas o ideal seria fazer a troca....

De modo geral, OK. Há empresas de mesmo setor. A quantidade me parece grande, mas não sei o tamanho do seu patrimônio. Você não tem FII ou não listou? Tem Renda Fixa?

Renda fixa eu tenho uns 16k em alguns CDBs, IPCA etc com data mais pra frente pra tirar e  uns 5k na selic na XP, e 16k no cofrinho do nubank que pega um 100% CDI.

Objetivo é trazer essas custódias tudo pro BTG mesmo, tira essas grana do cofrinho e da XP e trazer pra selic mesmo nesse primeiro momento.

Quando aos FIIs acho que estou com uns 10, mas queria diminuir essa alocação justamente por ter vindo de uma carteira recomendada, mas diferente da ações que os parâmetros  parecem ser mais palpáveis pra mim, eu to perdido totalmente nos fundos, até cogitei sair de tudo e focar em renda fixa mesmo essa grana.

Tem algum sugestão opinião sobre isso? 

Ainda não estou alocado no exterior.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

A quantidade me parece grande,

Eu estava com umas 15 antes ai depois que comecei a ver a viabilidade de outras acabei adicionando umas outras de outros setores, mas concordo que ta com muito eu queria conseguir enxugar isso, mas como eu já tinha entrado não sei bem o que poderia usar pra excluir elas agora.

Sobre ações de setores repetidos, eu cogitei sair de boa parte das de eletricidade, mas fiquei na dúvida iria deixar só EGIE e talvez ALUP .

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...