Jump to content
  • 0

Contra Fluxo Vs Diagrama do Cerrado

Felipe Soares Matos

Pergunta

Boa noite.

O Brasil está em passando por uma recessão econômica, taxa de juros alta, inflação alta, dólar alto, entretanto, mercado de ações (no geral) barato. A migração em massa da renda variável para a renda fixa em momentos como esse é comum, todavia, como um aluno da UVP, aprendemos a seguir o contra fluxo, aproveitar a baixa nos preços de ativos para comprá-los descontados.

Em alguns casos, que é o meu, o diagrama do cerrado (ferramenta que auxilia na tomada de decisão de compra de ativos já selecionados, baseado em notas e porcentagens ideais de carteira definidas pelo aluno) indica compras contrárias ao contra fluxo.

Tenho mais da metade do meu patrimonio investido em ações nacionais (o que deviria representar cerca de 25% da carteira, hoje representa cerca de 80%) e a maior parte está em apenas uma empresa, fazendo com que o diagrama indique compras de ativos diferentes como renda fixa, etfs e fundos imobiliários. Nesse ritmo, acredito que demorarei meses, se não anos, até voltar a comprar ações nacionais.

Minha dúvida é, devo continuar seguindo o diagrama do cerrado, diversificando os ativos da carteira, ou aproveito as oportunidades como nos dias de hoje para comprar ações nacionais mais baratas? Tendo em vista que não compraria mais da que já tenho, seriam uma ou duas empresas a mais para a carteira.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Just now, Felipe Soares Matos disse:

Boa noite.

O Brasil está em passando por uma recessão econômica, taxa de juros alta, inflação alta, dólar alto, entretanto, mercado de ações (no geral) barato. A migração em massa da renda variável para a renda fixa em momentos como esse é comum, todavia, como um aluno da UVP, aprendemos a seguir o contra fluxo, aproveitar a baixa nos preços de ativos para comprá-los descontados.

Em alguns casos, que é o meu, o diagrama do cerrado (ferramenta que auxilia na tomada de decisão de compra de ativos já selecionados, baseado em notas e porcentagens ideais de carteira definidas pelo aluno) indica compras contrárias ao contra fluxo.

Tenho mais da metade do meu patrimonio investido em ações nacionais (o que deviria representar cerca de 25% da carteira, hoje representa cerca de 80%) e a maior parte está em apenas uma empresa, fazendo com que o diagrama indique compras de ativos diferentes como renda fixa, etfs e fundos imobiliários. Nesse ritmo, acredito que demorarei meses, se não anos, até voltar a comprar ações nacionais.

Minha dúvida é, devo continuar seguindo o diagrama do cerrado, diversificando os ativos da carteira, ou aproveito as oportunidades como nos dias de hoje para comprar ações nacionais mais baratas? Tendo em vista que não compraria mais da que já tenho, seriam uma ou duas empresas a mais para a carteira.

Bom dia, @Felipe Soares Matos !

O que está acontecendo com sua carteira é justamente o que você falou: tem um desequilíbrio e o diagrama está tentando corrigir isso.

A princípio, podemos dizer que é o preço que a gente pagar por ter feito uma carteira desequilibrada antes de estudar. Faz parte do jogo.

Entendo que você esteja olhando muito o cenário atual dado que provavelmente tem empresas na sua carteira que após você ter estudado e escolhido investir realmente nelas como sócio por anos, estão descontadas. Mas é preciso ponderar alguns pontos:

- Quanto mais você deixar de seguir o diagrama que está visando o equilíbrio das suas metas, mais tempo sua carteira vai seguir desequilibrada;

- O equilíbrio da carteira envolve uma questão de gestão de risco e as vezes deixamos de perceber isso. Por mais que você possa ter ações bastante sólidas, ter mais de 80% da carteira em renda variável é um risco muito grande e que dado sua distribuição que deveria ser de 25% pelo que comentou, você está correndo um risco altíssimo;

- Hoje o mercado de renda variável está realmente mais eufórico. Mas essa não é a primeira vez que isso acontece, nem segunda, nem a terceira. E tampouco é a última. O mercado é cíclico e em algum dado momento ao longo dos anos que você vai investir, este cenário volta;

- Por mais que o mercado esteja dando uns "descontos" na renda variável, não significa que outras classes de ativos não estejam boas. Renda fixa a prefixados de 16, 17%, IPCA+8% não é de se jogar fora, por exemplo. Vale muito uma análise.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 1
27 minutes ago, Felipe Soares Matos disse:

Boa noite.

Oi, boa noite. Vou tentar dar a minha opinião.

Depende, os ativos que tu vê para comprar, são ativos de topo de pirâmide?

Se sim, você tem que definir um limite de compra máximo e um preço máximo para aproveitar essa "oferta" eu você está enxergando, você pode cometer a burrada, mas faça sabendo que pode ser uma burrada para depois não jogar a culpa em ninguém mais além de você caso a estratégia não de certo.

Se são empresas de base, siga o diagrama certinho, foi programado para aproveitar as melhores ofertas dentro do que foi estabelecido, calcula conforme as notas e preços do mercado e sugere o que comprar para evitar o máximo de erros. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...