Jump to content
  • 0

Vibra vs Prio

Pedro Henrique Margreiter

Pergunta

Boa noite pessoal, estou estudando o setor de Petróleo, gás e biocombustíveis. Dando uma analisada nos indicadores fundamentalistas exclui algumas empresas e comparando as que sobraram fiquei entre a Vibra Energia e a Prio.
- A Prio parece ser uma excelente empresa com indicadores bem interessantes, uma margem líquida absurdamente alta se comparada as outras empresas do setor, analisando os seus indicadores ela está com um preço razoável, porém ela não distribui nada de dividendos. 
- A Vibra me parece ser uma excelente empresa, também com bons indicadores, está mais barata na questão p/vp, psr, p/l, etc, e paga bons dividendos.

A questão que fica é qual das duas vale mais a pena eu me aprofundar realmente para estudo, fazendo uma análise scuttlebutt. Acho a Prio muito atraente por apresentar uma margem líquida muito alta, só que tenho um pouco de receio por ela não apresentar pagamento de dividendos (que o próprio Benjamin Graham coloca em seu livro como um critério para a compra de uma ação a empresa ter um histórico de pagamento de dividendos), porém também acho a Vibra uma boa oportunidade por estar com indicadores saudáveis e com um preço(múltiplos, por exemplo p/vp a baixo de 1) mais a baixo.

*Ainda não analisei elas a fundo, só fiz uma análise mais superficial para escolher uma para me aprofundar.

Se puderem me ajudar agradeço.

Editado por Pedro Henrique Margreiter
  • Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Cara, observe endividamento, o da vibra é bem pesado, fora que não tem nem dado pra análise, já que a empresa é uma fusão muito recente, na boa, tem tanta empresa sólida e barata na bolsa, que não vale nem a pena olhar Vibra, Prio se tiver estômago pra aguentar oscilação até vale a pena olhar, mas a cobra é bem fora dos preceitos de buy and fod..se

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 14/03/2025 at 23:19, Cézar Busato disse:

Cara, observe endividamento, o da vibra é bem pesado, fora que não tem nem dado pra análise, já que a empresa é uma fusão muito recente, na boa, tem tanta empresa sólida e barata na bolsa, que não vale nem a pena olhar Vibra, Prio se tiver estômago pra aguentar oscilação até vale a pena olhar, mas a cobra é bem fora dos preceitos de buy and fod..se

Boa noite mano, muito obrigado pela resposta.
- O endividamento alto que você fala está relacionado a quais indicadores? (Porque dívida bruta/patrimônio, dívida líquida/ebit me parecem saudáveis).
- Quanto a fusão recente, essa fusão foi com quem? E quais dados você comentou que não tem para a análise?
- Você tem alguma indicação de empresa dentro deste setor pra dar uma olhada?

Peço que não leve as perguntas como um ataque ou algo do tipo, só realmente não tenho conhecimento quanto as empresas e estou com um pouco de dificuldade dentro desse setor mesmo, se puder me ajudar agradeço imensamente.

Link para compartilhar

• 0

A Vibra é a junção da BR distribuidora e outras empresas do setor, como ativos da Ipiranga no nordeste e varias outras aquisições, hoje a divida é maior que o patrimônio e a divida liquida/ebitd era maior que 3 ate 2 anos atrás.

O setor de distribuição de combustíveis ainda não tem empresas concorrentes diretas na bolsa que so fazem isso, seria cosan em um pull de operações, se você olhar a AUVP analytics você encontra os números da empresa, pode ser que de certo, não sei o tamanho da sua carteira, mas é um burro bravo pra ser montado, eu não faria. 

Confesso que não olhei a fundo a empresa, apenas dei uma olhada para ajudar um primo que comprou um monte e estava apavorado 3 semanas atrás, ele te 22 anos e adora uma aventura, agora esta todo animado, mas isso passa.

Hoje em petróleo na nossa bolsa as empresas que na minha opinião valem o estudo são a Petrobras e PetroRio. Não tenho nenhuma das duas, mas acho os números bem interessantes. 

Vale a pena também pesquisar a formação da empresa, pois como é relativamente nova, pode carregar esqueletos nos armários e o investidor tem que ter uma noção mais profunda da empresa.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...