Patrick Sene Federzoni Postado 15 de Março Compartilhar Postado 15 de Março (edited) Acompanho a comunidade todos os dias e comecei o curso para aprender e ter segurança ao comprar minhas próprias ações. Sempre entendi que a comunidade seria um espaço para conversarmos, trocarmos ideias e discutirmos sobre investimentos. No entanto, percebo que, sempre que alguém comenta sobre uma ação, a resposta mais comum é: “Termine o curso, termine o curso.” Isso me faz sentir que falar sobre ações aqui é quase “proibido”. Mas, na minha visão, a comunidade deveria ser justamente um lugar para discutir esses assuntos, compartilhar análises e enxergar pontos que talvez não tivéssemos percebido sozinhos. O objetivo não é dar ou seguir dicas cegamente, mas sim aprender juntos e enriquecer nosso conhecimento. Tenho a impressão de que algumas pessoas até evitam comentar por medo de serem julgadas. No entanto, estamos todos aqui pelo mesmo motivo: aprender a investir melhor. Eu, por exemplo, já tenho algumas ações e gosto de conversar com outras pessoas sobre o que estão comprando, não para tomar decisões baseadas nisso, mas porque acho o assunto interessante. Inclusive, assisto a vídeos sobre investimentos simplesmente porque gosto. Eu, por exemplo, gosto muito de Senepar, Bradesco, Klabin, Taesa, Itaúsa, Banco ABC, e etc, eu entendo que o diagrama vai dizer o que eu tenho ou não que comprar em cima da minha carteira . Mas é claro que eu gostaria de conversar com outras pessoas que também gostam dessas ações, que vê pontos negativos, pontos positivos, onde temos que tomar um pouco mais de cuidado, e trocar uma ideia, bater um papo sobre isso. Por isso, achei que a comunidade seria um ambiente extremamente propício para essas trocas. Afinal, estamos todos no mesmo caminho e com o mesmo objetivo. No entanto, o que vejo são as pessoas evitando compartilhar suas compras e suas opiniões. Já percebi isso em várias postagens e achei legal comentar. Editado 15 de Março por Patrick Sene Federzoni 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Patrick Sene Federzoni Postado 15 de Março Author Compartilhar Postado 15 de Março (edited) 26 minutes ago, Patrick Sene Federzoni disse: Acompanho a comunidade todos os dias e comecei o curso para aprender e ter segurança ao comprar minhas próprias ações. Sempre entendi que a comunidade seria um espaço para conversarmos, trocarmos ideias e discutirmos sobre investimentos. No entanto, percebo que, sempre que alguém comenta sobre uma ação, a resposta mais comum é: “Termine o curso, termine o curso.” Isso me faz sentir que falar sobre ações aqui é quase “proibido”. Mas, na minha visão, a comunidade deveria ser justamente um lugar para discutir esses assuntos, compartilhar análises e enxergar pontos que talvez não tivéssemos percebido sozinhos. O objetivo não é dar ou seguir dicas cegamente, mas sim aprender juntos e enriquecer nosso conhecimento. Tenho a impressão de que algumas pessoas até evitam comentar por medo de serem julgadas. No entanto, estamos todos aqui pelo mesmo motivo: aprender a investir melhor. Eu, por exemplo, já tenho algumas ações e gosto de conversar com outras pessoas sobre o que estão comprando, não para tomar decisões baseadas nisso, mas porque acho o assunto interessante. Inclusive, assisto a vídeos sobre investimentos simplesmente porque gosto. Eu, por exemplo, gosto muito de Senepar, Bradesco, Klabin, Taesa, Itaúsa, Banco ABC, e etc, eu entendo que o diagrama vai dizer o que eu tenho ou não que comprar em cima da minha carteira . Mas é claro que eu gostaria de conversar com outras pessoas que também gostam dessas ações, que vê pontos negativos, pontos positivos, onde temos que tomar um pouco mais de cuidado, e trocar uma ideia, bater um papo sobre isso. Por isso, achei que a comunidade seria um ambiente extremamente propício para essas trocas. Afinal, estamos todos no mesmo caminho e com o mesmo objetivo. No entanto, o que vejo são as pessoas evitando compartilhar suas compras e suas opiniões. Já percebi isso em várias postagens e achei legal comentar. Eu tenho uma ação que carrego a 5 anos, e não estou a procura de dicas pra vender ou comprar ela, porém todos os vídeos que vejo sobre ela eu assisto porque gosto, espero que as pessoa entendo o que eu quero dizer kkkkkk Hoje o Raul postou um vídeo muito legal no YouTube por exemplo, é só minha mera opinião kkkkk Editado 15 de Março por Patrick Sene Federzoni 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 15 de Março Compartilhar Postado 15 de Março Bom dia, @Patrick Sene Federzoni ! Como o próprio Raul costuma comentar nas lives que lá com ele tiramos dúvidas sobre módulos que concluímos, aqui a coisa funciona quase da mesma forma. Não é proibido falar de ações, de empresas, etc. Inclusive se pesquisar aqui na comunidade tem muito tópico sobre discussões de ativos, estudos que os colegas fizeram e postaram aqui para pedir opiniões, dúvidas em alguns indicadores ou na interpretação de alguns relatórios e/ou dados. E isso vem com uma base consolidada. Uma coisa é ficar com uma dúvida, por exemplo, do porque olhar um EBITDA e não um EBIT, e outra coisa é lançar a dúvida sobre aproveitar uma especulação na OI com potencial de valorização sendo que aprendemos critérios base para tirar fora muitos investimentos que não são nada viáveis para dedicarmos nosso tempo e dinheiro. Mas os tópicos são sim permitidos. Até deixo um aqui como exemplo para ver sobre um debate entre ações. Como comentei, o curso dá uma base muito boa para nossos estudos e aprendizado sobre avaliação de empresas. E presamos aqui que todos nós tenhamos absorvido ao máximo ao curso pois ele é bem completo e tem resposta para muita coisa! Além, claro, de que a pessoa consiga tomar suas próprias decisões com base no que ela vai construindo de conhecimento que seja condizente para si. Uma coisa é eu ficar com dúvida em um indicador de uma empresa, outra é eu perguntar se a empresa XYZ faz sentido na minha carteira. Percebe a diferença? Quando se percebe que talvez algo tenha passado despercebido ou o conceito não ficou 100% claro, comentamos sim sobre as aulas, ter concluído o módulo. Espero que agregue! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Patrick Sene Federzoni Postado 15 de Março Author Compartilhar Postado 15 de Março 21 minutes ago, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Patrick Sene Federzoni ! Como o próprio Raul costuma comentar nas lives que lá com ele tiramos dúvidas sobre módulos que concluímos, aqui a coisa funciona quase da mesma forma. Não é proibido falar de ações, de empresas, etc. Inclusive se pesquisar aqui na comunidade tem muito tópico sobre discussões de ativos, estudos que os colegas fizeram e postaram aqui para pedir opiniões, dúvidas em alguns indicadores ou na interpretação de alguns relatórios e/ou dados. E isso vem com uma base consolidada. Uma coisa é ficar com uma dúvida, por exemplo, do porque olhar um EBITDA e não um EBIT, e outra coisa é lançar a dúvida sobre aproveitar uma especulação na OI com potencial de valorização sendo que aprendemos critérios base para tirar fora muitos investimentos que não são nada viáveis para dedicarmos nosso tempo e dinheiro. Mas os tópicos são sim permitidos. Até deixo um aqui como exemplo para ver sobre um debate entre ações. Como comentei, o curso dá uma base muito boa para nossos estudos e aprendizado sobre avaliação de empresas. E presamos aqui que todos nós tenhamos absorvido ao máximo ao curso pois ele é bem completo e tem resposta para muita coisa! Além, claro, de que a pessoa consiga tomar suas próprias decisões com base no que ela vai construindo de conhecimento que seja condizente para si. Uma coisa é eu ficar com dúvida em um indicador de uma empresa, outra é eu perguntar se a empresa XYZ faz sentido na minha carteira. Percebe a diferença? Quando se percebe que talvez algo tenha passado despercebido ou o conceito não ficou 100% claro, comentamos sim sobre as aulas, ter concluído o módulo. Espero que agregue! Muito obrigado! Concordo plenamente com tudo o que você disse e não vou me alongar muito no meu comentário. Espero ter deixado claro o meu ponto de vista: jamais pagaria 3 mil reais para entrar em um grupo apenas para receber “diquinhas”. Sim, quero aprender. Sim, estou aqui para isso. E, até o momento, tenho aprendido bastante, gostado muito e já estou trazendo mais clientes para a plataforma. Meu único questionamento é que, na minha cabeça, este ambiente deveria ser um espaço onde todas as pessoas compartilham o mesmo objetivo e gostam de falar sobre ações. Fora daqui, muitas pessoas não se interessam pelo assunto, então imaginei que este seria o lugar ideal para conversar, trocar ideias e debater sobre investimentos. No entanto, muitas vezes me sinto, digamos, desencorajado a fazer certos questionamentos ou a falar sobre algumas ações, porque as respostas acabam sendo sempre as mesmas: Termine o curso, Estude isso, Estude aquilo. Sim, eu vou estudar. Sim, estou aqui para aprender. Mas, no meu entendimento, a comunidade deveria ser um espaço mais aberto para discussões e trocas de conhecimento. De qualquer forma, vou me adequar ao grupo. Espero não ter sido inconveniente. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 16 de Março Compartilhar Postado 16 de Março On 15/03/2025 at 08:41, Patrick Sene Federzoni disse: Muito obrigado! Concordo plenamente com tudo o que você disse e não vou me alongar muito no meu comentário. Espero ter deixado claro o meu ponto de vista: jamais pagaria 3 mil reais para entrar em um grupo apenas para receber “diquinhas”. Sim, quero aprender. Sim, estou aqui para isso. E, até o momento, tenho aprendido bastante, gostado muito e já estou trazendo mais clientes para a plataforma. Meu único questionamento é que, na minha cabeça, este ambiente deveria ser um espaço onde todas as pessoas compartilham o mesmo objetivo e gostam de falar sobre ações. Fora daqui, muitas pessoas não se interessam pelo assunto, então imaginei que este seria o lugar ideal para conversar, trocar ideias e debater sobre investimentos. No entanto, muitas vezes me sinto, digamos, desencorajado a fazer certos questionamentos ou a falar sobre algumas ações, porque as respostas acabam sendo sempre as mesmas: Termine o curso, Estude isso, Estude aquilo. Mas a comunidade é justamente para isso como comentei. Tem debates sobre muitas ações, FIIs, teve uma época em que o antigo moderador (o Adriano) trazia uns estudos que ele fazia sobre FIIs e geravam debates sobre, uma amiga aqui da comunidade a @Daniele Vilela é uma pessoa que dá uns panoramas legais sobre as empresas que a turma estuda, tem uns posts bons com muito ponto de vista compartilhado de uma galera que caiu a fundo no Scuttlebutt de várias empresas, tem pessoas que já compartilharam suas carteiras (eu mesmo já fiz isso aqui em uma ocasião) para gerar insights, ver a opinião do pessoal e os vieses de cada um além de estar compartilhando o seu. Tem uma variedade aí de exemplos. Além do fato que de a depender da dúvida e da resposta dada, vai gerar mais dúvidas ainda conforme o entendimento atual da pessoa. Por isso a indicação de começar com uma boa base com relação as estudos. E espaço para essas discussões (sem gerar recomendações, claro) é sempre bem vindo e válido para o aprendizado de todos. É muito comum ver um pessoal um pouco mais eufórico que acabou de entrar no curso, mal assistiu duas aulas e já está perguntando sobre como ajustar a carteira que fez 4 anos antes dos estudos. Ou quem eventualmente acabam vindo aqui na comunidade apenas buscando uma resposta rápida para adiantar algo que será visto nas aulas um pouco mais pra frente. Veja que seriam pontos onde o estudo realmente se faz necessário. Ficaria muito vago dar algum tipo de resposta como comentei para quem não tem uma base ou simplesmente seguir uma orientação que alguém possa dar que no final das contas possa nem ser 100% coerente com o que a pessoa busca no final das contas. Como dizemos, nem tudo que é bom para um é bom para outro. On 15/03/2025 at 08:41, Patrick Sene Federzoni disse: Sim, eu vou estudar. Sim, estou aqui para aprender. Mas, no meu entendimento, a comunidade deveria ser um espaço mais aberto para discussões e trocas de conhecimento. De qualquer forma, vou me adequar ao grupo. Espero não ter sido inconveniente. Você não foi inconveniente com seu comentário. Foi válido inclusive! E espero que siga usando a comunidade pois aqui é uma das coisas mais legais que temos quando adquirimos o curso! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts